Do feed ao checkout: a nova jornada de compra e os riscos para a confiança do cliente no Social Commerce

Do feed ao checkout: a nova jornada de compra e os riscos para a confiança do cliente no Social Commerce

Do feed ao checkout: a nova jornada de compra e os riscos para a confiança do cliente no Social Commerce

Um mercado só é confiável quando a voz do consumidor é valorizada. E o Reclame AQUI é o filtro de credibilidade para o Social Commerce. Confira 👉

A forma como os consumidores descobrem e compram produtos mudou. Se antes a jornada de compra começava em uma vitrine física ou e- commerce, hoje ela começa já no feed das redes sociais.

O que aparece no TikTok, Instagram ou YouTube se torna um desejo imediato e, muitas vezes, a compra acontece ali mesmo, sem que o consumidor saia da plataforma. Essa é a nova realidade do Social Commerce, impulsionada por influenciadores digitais, live commerces e compras instantâneas. 

Mas, afinal, como as marcas podem acompanhar essa jornada e garantir que a confiança do cliente esteja preservada em cada etapa? 

O palco da A NRF, National Retail Federation 2025, maior evento de varejo do mundo que aconteceu em janeiro em Nova York, deixou claro que o consumo está redefinido a partir da confiança, da reputação e da voz do consumidor. Neste conteúdo exclusivo, o Blog RA, preparou mais insights para sua marca. Acompanhe:

Vale a leitura: Unified Commerce, IA e Social Commerce: o futuro do consumo é agora! A sua marca está preparada?

A nova jornada de compra

O que antes era um processo linear, do interesse à compra, agora é um ciclo contínuo de descoberta, interação e validação. Foi assim que o Social Commerce deixou de ser uma tendência para se tornar um dos pilares do varejo. 

Hoje, as redes sociais são verdadeiras vitrines, onde a descoberta e a compra acontecem de forma integrada. O Social Commerce, impulsionado pelo poder de influência dos criadores de conteúdo, tem um papel determinante nesta jornada. As plataformas digitais têm oferecido cada vez mais espaço para que as marcas se conectem com os seus consumidores e convertam em vendas. 

Fonte: Emarketer Forecast, Nov 024

E o impacto do social commerce é inegável. Um estudo da Emarketer prevê que 71% da Geração Z e Millennials farão compras por meio de plataformas sociais até 2025. E o TikTok está liderando essa resolução, cerca de 67% da Geração Z usa a rede como principal fonte de informação.  

Quais são os aprendizados que ficam?

  • A Geração Z, confia na opinião dos influenciadores e criadores de conteúdo ao tomar decisões de compra; 
  • Colaborar com influenciadores autênticos e transparentes geram mais identificação e confiança no público; 
  • Mostrar os bastidores de seus negócios e os rostos por trás da marca, tendem a gerar mais identificação e confiança com seus consumidores;  
  • É preciso escolher influenciadores que compartilham da mesma paixão pela marca e que realmente acreditam nos produtos ou serviços que promovem podem gerar resultados significativos;
  • Transparência é importante. Quando os consumidores sabem que um influenciador está sendo pago para promover um produto, eles avaliam a recomendação com mais criticidade 
  • Em um ambiente de consumo cada vez mais rápido, marcas que investem na construção de confiança ganham relevância e fidelidade do público.

A sua marca entende o que o consumidor diz?

No Social Commerce, a voz do consumidor nunca foi tão importante. As empresas precisam estar cada vez mais preparadas para ouvir e interpretar o que seus clientes estão dizendo em tempo real, senão, elas acabam ficando para trás em relação à concorrência.

É daí que vem o Social Listening, que permite que as marcas captem necessidades, expectativas e frustrações dos consumidores diretamente nos canais digitais.

É preciso escutar e entender as conversas nas redes sociais. Ainda mais, em um mundo onde as opiniões online se formam e se espalham com muito mais velocidade

Como usar o Social Listening na sua estratégia?

  •  O Social Listening não se limita apenas a acompanhar as conversas atuais, ele também permite a antecipação de tendências;
  • A capacidade de antecipar as tendências faz com que as empresas tenham a oportunidade de se posicionarem melhor, inovando em seus produtos e serviços e criando campanhas de marketing mais eficazes; 
  • É possível realizar a tomada de decisões estratégicas para aprimorar suas ofertas e fortalecer a relação com seu público; 
  • Identifique reclamações e comentários negativos antes que se tornem virais e afetem a imagem da marca; 
  • Ao monitorar as redes sociais, as marcas podem detectar focos de insatisfação e agir de forma proativa para resolver os problemas e evitar que a crise se agrave.

Fonte: Gartner (2023)

Construindo confiança no social commerce

A pesquisa da Gartner de 2023 revelou que 65% dos consumidores esperam uma resposta inicial das marcas nas redes sociais em até uma hora, e essa expectativa aumenta para 70% quando se trata de compras online. 

Em uma era marcada pela instantaneidade e pela conectividade, os consumidores esperam respostas rápidas e personalizadas às suas demandas.  

É exatamente essa urgência na resposta que exige que as empresas adotem estratégias de atendimento omnichannel, garantindo que os clientes possam entrar em contato com a marca por diferentes canais e receberem respostas rápidas e eficientes, independentemente da plataforma escolhida.

O que fica dessa conversa?

  • Para além da agilidade, a personalização no atendimento: é fundamental para criar conexões mais profundas com os consumidores. 
  • A automação precisa ser equilibrada com humanização: chatbots são eficientes, mas consumidores querem a opção de falar com um atendente quando necessário. 
  • Marcas que interagem constroem confiança: empresas que respondem ativamente a feedbacks positivos e negativos demonstram transparência e comprometimento.

Qual o papel do Reclame AQUI na jornada do consumidor?

Com tantas informações e ofertas, os consumidores buscam referências confiáveis antes de decidir comprar de uma marca, especialmente as novas.

O Reclame AQUI se consolida como o principal filtro de credibilidade, garantindo que eles tomem decisões seguras durante a jornada de compra. Aliás, você sabia que consumidores confiam em outros consumidores, e as avaliações no Reclame AQUI podem influenciar a decisão de compra? 

É AQUI que as empresas podem monitorar as avaliações, responder às reclamações e utilizar os insights da plataforma para aprimorar seus produtos e serviços, além de demonstrarem transparência e compromisso com a satisfação do cliente. 

Mas, será que dá pra ir além e potencializar essa confiança? Conheça o RA Reviews, a ferramenta de coleta de opiniões do Reclame AQUI.

Se o futuro do consumo é baseado em confiança, o RA Reviews é a ponte que conecta marcas e consumidores 

Garantir avaliações autênticas e acessíveis se tornou um passo essencial nessa jornada de compra. O RA Reviews é a primeira ferramenta de coleta de reviews integrada com o Google. 

Com ela, empresas podem reunir avaliações reais de clientes e exibi-las diretamente nos resultados de busca e em suas páginas de produto, garantindo mais credibilidade, transparência e influência na decisão de compra.

Essa é uma forma das marcas reunirem a voz dos seus clientes e exibi-la de forma integrada, reforçando sua credibilidade e influenciando novas compras de maneira transparente. No fim, a confiança é o que transforma uma compra em um relacionamento de longo prazo.

conheça o RA Reviews

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