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9 tendências para as empresas em 2023

O modo como nos adaptamos às diversidades e evoluímos a cada dia é realmente admirável e intrigante. As tendências e práticas que muitas empresas vão aderir no próximo ano, segundo os hábitos atuais dos consumidores, é que veremos neste conteúdo.

Empresas em 2023: 9 tendências para o próximo ano

Ficar de olho no comportamento do consumidor é muito importante para prever os hábitos de consumo, assim como as tendências. Veja as 9 tendências para as empresas em 2023:

  1. Adaptação e transformação digital;
  2. Social commerce; 
  3. Descontos e serviços por assinatura;
  4. Jornada híbrida de consumo;
  5. Smartphone como principal canal de consumo;
  6. Infoprodutos;
  7. Chats como principal canal de atendimento;
  8. Crescimento da utilização de IAs (Inteligência artificial);
  9. Marketplace. 

Adaptação e transformação digital

A estratégia omnichannel já vinha ganhando mercado através  das empresas que começaram a atuar rapidamente nessa frente, logo depois de perceber que os consumidores começaram a consumir mais pela internet. 

Tendências - Adaptação e transformação digital

Entretanto, algo mudou neste meio tempo e foi possível identificar que estar presente em todos os canais não é tão bom assim, podendo até saturar o consumidor ao invés de criar uma aproximação. 

Menos é mais. Ou seja, estar presente nos canais em que o seu público alvo realmente está é o que tende a trazer mais resultados para as empresas em 2023.    

Social commerce 

Empresas que utilizam essa estratégia tem o objetivo de se aproximar do consumidor através de publicidade nas redes sociais, seja por anúncios, conteúdos variados ou até mesmo por influencers. 

Tendências - Social commerce

Essa estratégia que visa converter e fidelizar os consumidores, continua sendo uma tendência para 2023, entretanto vale lembrar da tendência anterior e focar nas plataformas certas.

Leia mais: Social commerce ganhou força: as oportunidades e os desafios no Brasil

Descontos e serviços por assinatura 

Tendências - Descontos e serviços por assinatura

Essa prática já vinha ganhando mercado a alguns anos, mesmo antes da pandemia. Entretanto, ganhou espaço no coração dos consumidores que podem receber produtos e serviços totalmente personalizados e, agora, entendem que serviços por assinatura são mais práticos e vantajosos. 

Existe, ainda, muito mercado dentro deste nicho a ser explorado, sendo assim uma grande tendência para 2023.

Jornada híbrida de consumo 

Vantagem e praticidade é o que o consumidor gosta de ouvir, logo a tendência de compras  que começam no site e terminam na loja física tendem a aumentar em 2023. 

Tendências - Jornada híbrida de consumo

Essa prática resolve muitos problemas que o consumidor tinha como atraso e o extravio de produtos por transportadoras, além de trazer muitos benefícios como comprar mais barato, frete grátis e a possibilidade de retirar no mesmo dia. 

Algumas lojas já estão trabalhando com esse conceito, disponibilizando opções de promoções para o consumidor via QR CODE em produtos disponíveis em loja física e no site, integrando todos os canais. 

Smartphone como principal canal de consumo

Tendências - Smartphone como principal canal de consumo

Com tantos serviços práticos desenvolvidos nos últimos anos, como delivery, aplicativos de locomoção e agora as jornadas híbridas de consumo, a tendência é que os consumidores migrem completamente para os celulares em 2023. 

Logo, se você tem uma empresa que ainda não adaptou seu site para plataformas mobile, está na hora de viabilizar essa mudança.

Infoprodutos

Tendências -infoprodutos

Materiais informativos que foram criados e disponibilizados nas plataformas digitais, mais conhecidos como cursos e e-books online, vêm ganhando o mercado de consumo nos últimos anos, mas em 2023 tendem a ganhar mais força. 

A variedade de infoprodutos é imensa e variam desde aprender um novo idioma, culinária, dicas de viagem, artesanato  até mesmo aprender a tocar um instrumento.   

Chats como principal canal de atendimento

Os consumidores que agora já estão familiarizados com a praticidade do ambiente virtual, vem buscando cada vez mais agilidade. 

Tendências - Chats como principal canal de atendimento

A comunicação passou a ser por texto e imagem, com isso, os chats que interagem com o consumidor em tempo real tomaram conta do cotidiano dos consumidores e tendem a ser uma grande estratégia para 2023, deixando para trás até mesmo o bom e velho telefone, como mostra a pesquisa do ecommercebrasil.

Leia também: Integre o chat da sua empresa no Reclame AQUI

Crescimento da utilização de IAs (Inteligência artificial)

Capaz de aprender com os nossos hábitos, as IAs podem ser programadas para auxiliar em diversas tarefas, como detectar spams, excluir comentários falsos, recomendar produtos e conteúdos conforme os hábitos de consumo de cada um. 

Tendências - Crescimento da utilização de IAs (Inteligência artificial)

As IAs leem dados e os repassam conforme programado e, com o mercado afunilando cada vez mais para identificar os hábitos de cada indivíduo para personalizar a experiência de compra, essa é também será uma grande aposta e tendência para 2023, e para muitas empresas.

Marketplace 

Conhecido por ser uma “vitrine gigantesca virtual”, os marketplaces tendem a ganhar ainda mais força em 2023. Através dele, é possível comparar preços, materiais e avaliações dos consumidores para com os vendedores. 

Tendências - marketplace

É importante entender que o marketplace é um intermediador de negócios e lucra conectando os consumidores com os produtos e serviços (comissão sobre venda ou mensalidade). Não sendo responsável pelos fornecedores, estoque, fabricação e entrega. 

Entretanto, o marketplace fica responsável por todo o marketing, garantindo desta forma, visibilidade estratégica, aumento de vendas e escalabilidade. 

Leia mais: Diferença entre e-commerce e marketplace

Gostou deste conteúdo?

Agora que você viu algumas tendências e estratégias para atuar na sua empresa em 2023, principalmente no alcance e atendimento, que tal dar uma analisada em como o Reclame AQUI pode ajudar a sua empresa em 2023? 

Acesse o webinar abaixo e entenda como utilizar a sua página no Reclame AQUI nas estratégias de atendimento ao cliente:

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