6 Dicas do que fazer para aumentar a conversão do seu site
A taxa de conversão da sua empresa representa as vendas efetivas. Por isso, confira nossas dicas do que é possível fazer para aumentar suas conversões!
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A taxa de conversão da sua empresa representa as vendas efetivas. Por isso, confira nossas dicas do que é possível fazer para aumentar suas conversões!
Quem trabalha no mundo virtual sabe a necessidade de atrair tráfego para seu site. No entanto, de nada vale muito esforço na atração, se a conversão não estiver em progresso.
Estamos nos referindo ao aumento da métrica ‘taxa de conversão’. Pois, essa mostra o percentual relacionado a quantidade de pessoas que compram ou se tornam um Lead, dentre todos os visitantes do seu site. Por isso, muito importante para análise.
Portanto, veja o que fazer para aumentá-la e através dela alcançar bons resultados, especialmente nas vendas de final de ano.
Caso você queira saber a definição e cálculo da taxa de conversão clique aqui. .
É importante identificar todas as formas de conversão que seu site gera para entender o que precisa ser medido. Dessa maneira, esses serão os indicadores fundamentais em todo seu planejamento estratégico.
Veja alguns exemplos: na estratégia de funil cada vez que um Lead avança uma etapa é uma conversão; nas lojas virtuais são as vendas de produtos, e em serviços, os cadastros preenchidos, solicitações de testes ou orçamentos.
Partindo daí, queremos te ajudar a analisar o que pode estar impactando no aumento da sua taxa de conversão e ao mesmo tempo dar dicas sobre o que fazer.
Leia: Sobre o que é e como calcular o ROI da sua empresa!
O conhecimento sobre quem é seu consumidor é essencial nas ações para aumentar sua taxa de conversão. Através desse conhecimento será possível atraí-lo e conduzi-lo corretamente por seu pelo site.
No e-commerce brasileiro a taxa de conversão é mais ou menos de 0,5% a 1%, e isso significa que de cada 200 visitantes do seu site, ao menos 2 deveriam efetivar um processo de compra ou se tornar um Lead.
Suas ações começarão a dar certo quando você estiver falando com o público certo. Por isso, recomendamos a sua empresa fazer o estudo de Persona.
Leia sobre a construção de Persona
Os problemas de navegabilidade atrapalham e muito as conversões. Vejamos um exemplo real de uma loja física:
Quando entramos numa loja desorganizada, sem placas com: preços, nomes, marcas e descrição dos produtos, nossa sensação é negativa e a tendência é de sair da loja e não comprar.
Assim acontece nas lojas onlines, é preciso ter uma navegabilidade intuitiva, que seja fácil encontrar os produtos ou serviços, com fotos boas, descrições úteis, além do fator responsividade que é muito importante para as compras pelo celular.
Sites como Amazon e alguns outros utilizam as avaliações para expor aos usuários as experiências de compras dos outros. Esse review é muito importante para referenciar e dar mais segurança aos próximos clientes.
O perfil de consumo do brasileiro é aquele que precisa de indicações para se sentir mais tranquilo ao comprar um produto, dessa maneira, os feedbacks e opiniões de outras pessoas que compraram antes, influenciarão.
Portanto, essa é uma ação eficaz e transparente. Basta colher depoimentos e reviews de clientes d saber expor em seu site.
Trabalhe de forma que seu cliente localize sua empresa sem esforços e que ao encontrar tenha informações corretas. Segue uma lista de ações que compõem a exposição da sua credibilidade:
Segundo o estudo E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é muito alta, gira em torno de 82%. Essa porcentagem assusta, mas encare como uma oportunidade de aumentar sua conversão.
Alguns motivos recorrentes nesse problema, são: preço, fretes altos, indecisão, forma de pagamento, navegabilidade e suporte.
Identifique a taxa de abandono nos carrinhos de compras e entenda todos os possíveis motivos que levaram acontecer os abandonos.
Dessa forma, ao analisar esses motivos, corrija esses problemas e no final poderá ser muito mais simples aumentar sua taxa de conversão, por meio dessa ação.
O e-mail marketing continua exercendo forte influência sobre nós consumidores, e isso é boa notícia para as empresas. Suas ações podem ajudar no entendimento para a recuperação dos carrinhos abandonados e clientes inativos.
Quando utilizamos o e-mail marketing estamos falando com os leads reais, portanto aumenta muito a possibilidade de engajamento e conversão, por isso a ferramenta é muito efetiva.
Além de tudo isso o e-mail, para muitas empresas, é a ferramenta de maior ROI do mercado.
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Fontes: E-commerce Brasil