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Banco PAN teve vazamento de dados: saiba o que fazer quando isso acontece!

Blog RA dá dicas de cibersegurança sobre como se prevenir em casos de vazamento de dados de empresas onde você é cliente ou usuário

Recentemente, o Banco PAN viveu um episódio de vazamento de dados. A instituição financeira confirmou uma “fragilidade em sua plataforma” e dados de milhares de clientes foram vazados. Conforme a empresa, foram copiados dados cadastrais (como nomes, telefones, CPF e endereços), de limite disponível e saldo devedor, sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas, por exemplo.

Mas não houve acesso às contas, informou o banco, o que exclui qualquer prejuízo financeiro aos clientes, já que informações essenciais para uso de cartões não foram acessadas. O ataque cibernético aconteceu na última quinta-feira (14/04/2022).

Leia essa: RA Verificada: Mais confiança para o consumidor pesquisar empresas no Reclame AQUI

Como você pode se proteger quando há vazamento de dados

Sempre que acontece um vazamento de dados de uma instituição, é importante que os clientes ou usuários estejam atentos. Desde as movimentações financeiras em seus nomes (monitorar empréstimos e cobranças) até a forma que protegem seus dispositivos como celulares, computadores e demais equipamentos no que diz respeito à segurança como senhas, por exemplo. 

Isso porque podem ocorrer vazamentos de senhas, dados pessoais e outras informações que possam servir para a aplicação de golpes e contratações indevidas em nome de correntistas de bancos. 

E os cibercriminosos se aproveitam da situação para usar um malware, é por aí que começam os golpes. Um malware é um software que ao ser instalado no computador pode danificá-lo e, claro, capturar dados pessoais do usuário. Geralmente ele é enviado através de um anexo de e-mail não solicitado ou download de aparência legítima, ou mensagens. Ao clicar, a vítima ativa a instalação do malware.

Por isso, vale ressaltar:

  • Evite clicar em links suspeitos em redes sociais, SMS…
  • Reforce sempre seus sistemas de proteção
  • Desconfie de e-mails que peçam troca de senhas e atualizações a partir de um clique em links
  • Desconfie de e-mails que cheguem de instituições financeiras ou não pedindo confirmação de dados online e ligações telefônicas
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Fique esperto nas dicas para ficar de olho em casos de ataque hacker

O que disse o Banco PAN sobre o vazamento de dados

O Banco PAN divulgou uma Nota Informativa em seu site, confira na íntegra:

Nota informativa

Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa.

De acordo com a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou invasão à infraestrutura do Banco, tendo sido confirmado, no entanto, que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e saldo devedor, sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o Banco.

Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e que todas as autoridades competentes foram notificadas.”


Desde que entrou em vigor, em agosto de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) prevê sanções administrativas em casos de vazamentos de dados. Além disso, exige que as empresas adotem medidas para garantir a segurança dos dados.


Fonte: Banco Pan / O Globo / Startse

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