Você já teve alguma experiência negativa em algum site ou app ao ponto de não entender como acessar o conteúdo que estava procurando?

Se você respondeu que não, então isso é ótimo, pois a sua experiência teve a participação de alguns profissionais de UX! 

Agora, se você já se sentiu confuso em um aplicativo ou site, é um sinal de que os criadores precisam dar mais atenção à Experiência do Usuário ou simplesmente UX (User Experience).

Veja, portanto, o que é UX e como o UX Writing é fundamental para qualquer empresa no mundo digital.

O que é UX?

UX é a sigla em inglês para User Experience (Experiência do Usuário) e foca justamente em, a grosso modo, facilitar a vida do usuário que acessar qualquer conteúdo disponível na internet. 

Com isso em mente, existem diversos profissionais voltados para o UX, de designers a redatores, passando também pelo Customer Experience, CX, que são profissionais que cuidam da experiência do cliente, do atendimento ao pós-venda.

Aqui, vamos focar em UX Writing. 🙂

O que é UX Writing?

A escrita UX tem o objetivo de orientar o usuário por meio de textos para que a experiência seja a mais satisfatória e completa possível.

É responsabilidade desses profissionais garantir que todo o processo de navegação em um app ou site seja completo e sem nenhuma dúvida.

Vale destacar, porém, que o texto não é o único elemento nesse processo de UX, até porque essa experiência fica completa também com elementos de design e programação.

Voltando para o UX Writing, vamos refletir sobre a sua importância: 

Se fosse para você escolher apenas um, em qual dos botões abaixo você iria clicar para fazer o download de um ebook? 

[Baixar ebook]

[Faça a leitura do conteúdo]

Pronto? 

Vemos lá.

Com base nesses botões, é possível dizer, então, que a primeira opção é mais clara e não deixa dúvidas de que, ao clicar, você vai baixar o ebook.

Sobre a segunda opção, não fica clara qual é a ação: você vai ler o livro na hora? Vai receber por download? Vai abrir uma nova tela?

O exemplo é básico, mas serve para mostrar que qualquer detalhe na escrita pode sim fazer a diferença, e isso vale para botão Call-to-Action, para home de um site ou para tela inicial de um aplicativo.

Por que as empresas devem olhar para o UX?

Pensar em como melhorar a experiência do usuário é essencial e faz toda a diferença, inclusive no âmbito comercial.

Nesse sentido, pensar em elementos que guie melhor os consumidores, por exemplo, para a finalização de uma compra pode ser o ponto chave para a efetivação dela.

Assim sendo, fica o recado: não deixe o UX fora da rotina da sua empresa.

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