Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Para o consumidor

Usuários do WhatsApp GB reclamam de bloqueio no WhatsApp

Plataforma WhatsApp GB é alternativa não oficial ao WhatsApp e atrai usuários por ter recursos diferentes, incluindo questões de privacidade

WhatsApp GB é o assunto entre usuários de aplicativos nesta semana. Isso porque muitos que estão cadastrados nessa plataforma alternativa têm reclamado desde segunda-feira (21/03/2022) em outras redes sociais, como no Twitter, do banimento do WhatsApp original e até de bloqueio dos números de telefone, pois estariam vinculados à versão não-oficial.

Na página do WhatsApp no Reclame AQUI, diversos consumidores estão registrando sua insatisfação, como esse consumidor de São Miguel (RN). “O whatsapp baniu minha conta, acredito que por eu está usando um outro tipo de aplicativo, porém eu não tinha ciência de que isso ia contra as diretrizes do aplicativo já entrei em contato várias vezes com a central para que pudessem resolver meu problema e não obtive nenhuma resposta ainda, meu aplicativo uso para trabalhar preciso urgente que resolvam meu problema.”

WhatsApp GB é versão alternativa à plataforma de mensagens WhatsApp

Conforme publicou o site Tecmundo, o WhatsApp GB é uma versão não oficial do WhatsApp original. E para usá-lo é preciso ter uma conta na plataforma “oficial”. Um dos atrativos de usuários do WhatsApp GB é a questão de privacidade. Algumas regras desse app driblam as do WhatsApp.

Além disso, a plataforma alternativa conta com algumas funções extras. Trata-se de uma versão disponível apenas para o sistema Android que possibilita o uso de duas contas ao mesmo tempo em um único aparelho, “traz respostas automáticas, filtros de mensagem, temas personalizados que alteram todo o visual do app, e não apenas as conversas, e diferentes configurações para o status. A função “não perturbe” é outro dos vários atrativos.”

Leia esta: Redes sociais x ambiente de trabalho: veja os principais cuidados e evite vazamentos

Entenda os riscos de usar o a versão não-oficial

Entretanto, há riscos de usar um software não oficial, de acordo com o site TechTudo. Neste caso do WhatsApp GB é a ausência de criptografia de ponta a ponta, o que deixa os dados de perfil vulneráveis a cibercriminosos. Para usar o WhastApp GB é preciso fazer o download de um arquivo APK e fazer a instalação manual. Ele não está disponível na loja virtual para baixar.

Um arquivo APK (Android Application Pack) é um formato de arquivo que o sistema do Google usa para distribuir e instalar aplicativos. Neste caso específico, são usados para instalar aplicativos em um dispositivo Android.

A reportagem do site TechTudo alerta que, como se trata de um app não verificado, pode conter vírus ou arquivos maliciosos, o que expõe os usuários a vazamentos de dados. O WhatsApp afirmou ao site que não é compatível com as outras versões porque não pode validar as medidas de segurança de terceiros. Além disso, os app não reconhecidos violam os Termos de Serviço da ferramenta oficial.

Veja também: HugMe: Novas atualizações visam a segurança de dados na plataforma

Fonte: Canaltech/ TechTudo/Tecmundo

Deixe uma resposta