Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Para o consumidor

Usar cartão por aproximação é prático, mas exige cuidados!

O pagamento com cartão por aproximação tem se tornado mais comum, mas exige cuidados simples para evitar golpes, por exemplo

O pagamento com cartão por aproximação (tecnologia contactless) tem se tornado mais comum e facilitado a vida daqueles que usam essa função do cartão, seja ele no crédito ou débito. Através dessa modalidade, basta o cliente aproximar o cartão da maquininha que o pagamento é concluído sem a necessidade de digitar uma senha. Fácil, né? Mas afinal, essa comodidade é segura?

A resposta é sim. É uma tecnologia que proporciona muita segurança, no entanto, é necessário sempre tomar alguns cuidados, principalmente no momento de efetuar um pagamento. 

cartão-por-aproximação-arte
Dicas para usar cartão por aproximação com mais segurança

Dicas para usar o cartão por aproximação com segurança

O ideal é, antes de começar a usar o cartão por aproximação, buscar bastante informação com a instituição financeira sobre habilitação da função, como desabilitar, como resolver qualquer problema, por exemplo.

O Blog do RA traz algumas dicas que podem ajudar na hora de usar. E elas valem tanto para os cartões contactless quanto para os celulares que tem essa função de aproximação ativada.

Confira o valor antes de confirmar o pagamento: com a dinâmica mais prática dessa transação, muitas vezes o cliente não confere o valor na tela da maquininha, o que pode gerar cobranças e valores indevidos. Por isso, antes de efetuar qualquer transação, confirme na tela o valor e se o mesmo foi digitado corretamente.

Fique de olho na distância: a tecnologia de aproximação permite o pagamento em uma distância de até 4cm da maquininha receptora. Por isso, não aproxime o cartão nesta distância antes de conferir o valor da transação.

Acompanhe seu extrato: não espere chegar o fechamento da sua fatura para saber o valor da sua conta. Sempre que possível, verifique o seu extrato de cartão periodicamente, garantindo que nada fora do habitual será cobrado indevidamente na sua fatura.

Notificações modo on: ative as notificações do aplicativo do seu cartão para ser avisado sempre que uma nova compra é realizada. Dessa forma você consegue identificar rapidamente quais compras são suspeitas e prosseguir se necessário com o bloqueio do seu cartão.

Cuidado redobrado em shows e festivais: alguns indivíduos participam de eventos que possuem uma grande aglomeração de pessoas como isca para passar maquininhas de forma indevida e que captam transações com cartões por aproximação. Evite colocar seu cartão em roupas e lugares de fácil acesso (como por exemplo os bolsos de calças) para que valores não sejam transferidos nesse tipo de armadilha.

Se não sentir seguro, desabilite a função: atualmente a maior parte dos cartões são emitidos e habilitados para compra por aproximação, mas é um direito do cliente escolher a forma de pagamento. Portanto, se você achar mais prudente a digitação da senha, é só entrar no seu aplicativo e desativar o pagamento por aproximação.

Sempre que estiver em dúvida na compra de algum serviço ou produto, acesse Reclame AQUI e descubra as avaliações de uma marca ou empresa, certificando uma compra mais segura e sem dor de cabeça!

Já conhece o golpe da portabilidade de telefone? Saiba como se proteger!

Consumidores registram problemas com a função aproximação

Apesar de ser uma funcionalidade segura, é bastante sensível e exige atenção redobrada dos usuários. Muitos consumidores já tiveram problemas com furtos dos cartões com a função de aproximação habilitada. Como este consumidor de Santo André (SP) , que foi furtado, teve gastos feitos em seu cartão e agora tenta resolver o problema com o banco.

“No dia, 06/05/2022 furtaram meu cartão físico do Nubank, para a minha infelicidade foram gastos em débito R$ 407,00 ja que a opção de pagar por aproximação já veio desbloqueada (Mesmo configurando no APP não desabilita essa função, não sei o porque), fato é que eu estou em tratativa por e-mail desde o dia do ocorrido e enviei o boletim de ocorrência no dia 07/05 me deram 5 dias úteis e até agora eu não tive o retorno, gostaria de saber se vão estornar o valor para a minha conta, pois entendo que esse fato de o cartão vir habilitado para passar por aproximação seja uma falha de segurança do Nubank, seria coerente a pessoa escolher usar essa opção ou não.”

Outro caso é o desse consumidor de Volta Redonda (RJ). Ele explica que estava em um evento com muita gente e não usou o cartão, mas que provavelmente teve uma maquininha colocada próxima de sua carteira no bolso e ativado a permissão para uma compra.

“… tive a infelicidade de ter uma compra desconhecida realizada por aproximação. Ao ver o detalhamento da compra ficou claro que fui vítima de um [Editado pelo Reclame Aqui], mais especificamente um furto, tendo em vista que no horário da compra eu estava em um evento superlotado onde não utilizei o cartão fisicamente em momento nenhum, devido a superlotação do evento um [Editado pelo Reclame Aqui] tirou proveito da situação, aproximando uma máquina de cartão com a tecnologia de aproximação subtraindo da minha conta o valor de 155 reais…”

Conheça o RA+, o Assistente de Compras indispensável do consumidor

Deixe uma resposta