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Tik tok: a concorrência entre o aplicativo que virou um fenômeno

Dancinhas, desafios, esquetes de humor, conteúdos informativos e por aí vai. Não podemos negar que o TikTok já virou o queridinho da Geração Z. Aliás, o app não tem incomodado apenas seus adversários diretos, como Facebook, Instagram e YouTube, viu? Na verdade, a rede social foi ainda mais longe e começou a cutucar o Google.

Afinal de contas, muitos usuários deixaram de usar o maior motor de buscas do mundo para fazer pesquisas no TikTok. Em vez de buscar receitas no Google, por exemplo, uma parte dos consumidores prefere pesquisar na rede social e acompanhar um vídeo rápido sobre o assunto.

Que mudança interessante, não é mesmo? Então, que tal saber mais sobre o assunto? Preparamos um artigo completo sobre o tema. Confira!

O que é e como funciona o TikTok?

Em primeiro lugar, o TikTok é uma rede social de vídeos curtos que virou febre em 2017. A título de esclarecimento, no início, a plataforma aceitava mídias de até 15 segundos.

Em seguida, com a popularização do app, o tempo máximo passou para 60 segundos e depois para 3 minutos. Agora, a plataforma aceita vídeos de até 10 minutos.

Esclarecimentos feitos, vamos partir para os principais recursos e funções do app. Assim, você vai entender melhor como o TikTok funciona. Olha só!

Busca

De antemão, a ferramenta de busca aparece na parte superior da página inicial. Por lá, é possível pesquisar palavras-chave e encontrar conteúdos relacionados. E é justamente esse recurso que virou uma ameaça ao Google. Vamos falar mais sobre isso daqui a pouco, combinado?

Vale a leitura: Saiba como aparecer em primeiro lugar na busca orgânica do Google.

Funções sociais

Seguir, curtir, comentar, marcar, compartilhar, enviar mensagens diretas e por aí vai. Sobretudo, o TikTok tem todas aquelas funções interativas básicas comuns entre as redes sociais.

Hashtags

O usuário pode seguir hashtags (#) para acompanhar todos os conteúdos relacionados. Quem gosta de acompanhar vídeos de treinos, por exemplo, pode usar a marcação #fitness e ficar por dentro das trends sobre o assunto.

Challenge

Aqui entram os desafios do TikTok, como dancinhas, dublagens e até esquetes de humor. Aliás, esse tipo de conteúdo pode ser acompanhado por hashtags e as marcas podem criar os seus próprios challenges para engajar o consumidor.

Live

O app tem recurso para fazer transmissões ao vivo e interagir com a audiência em tempo real. E olha que dá para ganhar dinheiro com isso, viu?

Afinal de contas, o TikTok tem recursos de monetização. Nesse contexto, os usuários podem dar presentes aos criadores de conteúdos — conhecidas como moedas virtuais que podem ser trocadas por dinheiro.

É um recurso de gamificação bem interessante para aumentar o engajamento. Mais: as empresas também podem faturar com o aumento das vendas durante as transmissões.

Veja também: Saiba mais sobre a tendência de Live Commerce.

Conteúdo

Como já falamos por aqui, o TikTok é uma rede de vídeos. Então, é basicamente esse o formato dos conteúdos da plataforma. E na hora de produzir e editar as mídias, o usuário tem acesso aos seguintes recursos:

  • slideshow de fotos: nesse caso, é possível usar as fotos da galeria para montar uma espécie de clipe;
  • sons: use o áudio original do vídeo ou inclua músicas e efeitos sonoros disponíveis na biblioteca da plataforma;
  • ajuste de velocidade: no processo de edição direto na plataforma, é possível acelerar ou diminuir a velocidade de reprodução;
  • cronômetro: esse recurso é interessante para as pessoas que não tem ajuda para produzir os conteúdos. Ao acionar o cronômetro, você corre para frente do celular e faz a gravação;
  • clipes: a ferramenta de clipe serve para editar o vídeo na própria plataforma. Assim, dá para cortar trechos e fazer montagens;
  • locução de vídeos: sabe aquelas legendas automáticas que aparecem no vídeo? Pois bem, a função é conhecida como voice-over;
  • text-to-speech: aqui acontece o contrário do voice-over. Isto é, a plataforma transforma um texto em uma locução de áudio.

Vale a leitura: 5 razões para usar a estratégia de conteúdo gerado pelo usuário.

TikTok Creator Marketplace

Por último, trouxemos o marketplace que conecta criadores de conteúdo com marcas em busca de influenciadores para fazer campanhas pagas. Por lá, é possível fechar parcerias, permutas e publicidades sem precisar sair da plataforma.

Como é o processo de recomendação de vídeos do TikTok?

Acima de tudo, vale lembrar que, assim como todas as outras redes sociais, o TikTok também funciona com algoritmos. Na prática, isso significa que a plataforma é desenhada com um conjunto de regras e operações pré-definidas que determinam qual o tipo de conteúdo é mais relevante para cada usuário.

Dessa forma, é possível entregar experiências mais personalizadas, sabe? E para classificar os conteúdos, a rede social usa os seguintes critérios.

Configurações da conta

Ao se cadastrar na rede social, a plataforma pede uma série de informações sobre seus interesses. A partir daí, conteúdos relacionados aos temas marcados começam a ser exibidos.

Configurações do dispositivo

Se você permitir, o app pode usar algumas informações a respeito das configurações do celular — como idioma, localização e tipo de dispositivo — para fazer as recomendações.

Informações de vídeo

Se você curte um vídeo com determinada música e hashtag, por exemplo, o TikTok entende que você gosta de conteúdos do tipo. Logo, a rede social passa a mostrar no feed outras mídias com o mesmo som e tag. O texto da legenda também entra nesse contexto.

Interações

Todas as interações do usuário na plataforma dão indícios de interesse. Por exemplo: tempo médio de exibição do vídeo, taxa de conclusão, comentários, compartilhamentos, conteúdos marcados como “não tenho interesse” etc.

Qual é a importância da rede social para as empresas?

Antecipadamente, já vamos avisar que não tem mistério! Para atrair consumidores, é necessário falar a mesma língua deles e marcar presença nos ambientes que eles mais gostam de interagir. É por isso que o TikTok merece atenção especial das empresas.

E apesar de o público da rede social ser mais jovem — 13 a 24 anos —, muitos deles já são consumidores. E aqueles que ainda não são, já usam o seu poder de influência para orientar as decisões de consumo dos pais, avós, tios e todos que estão em volta.

Veja só alguns dados do app para entender melhor!

App mais baixado de 2021

Em 2021, o TikTok ocupou a primeira posição do ranking de apps mais baixados do mundo com 656 milhões de downloads. Pelo menos, é isso que revelam as informações da Statista — multinacional especializada em dados de mercado e do consumidor.

Aliás, a expectativa é que o app continue no topo, viu? Afinal de contas, no primeiro trimestre de 2022, a rede social se manteve no primeiro lugar do ranking.

Mais de 1 bilhão de usuários ativos

Em setembro de 2021, a rede social de vídeos curtos bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Tem mais: de acordo com dados da We Are Social, o TikTok é a 6ª rede social com maior número de usuários, perdendo apenas para Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram e WeChat.

A título de curiosidade, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países que mais usam a plataforma. Por aqui, são mais de 74 milhões de usuários — contra 136,5 milhões nos Estados Unidos e 99 milhões na Indonésia.

Usuários gastam cerca de 95 minutos por dia no app

Veja bem: o brasileiro gasta cerca de 5,4 horas por dia com o celular na mão navegando por aplicativos. E a plataforma que consome mais tempo é, justamente, o TikTok.

Segundo relatório da SensorTower, os usuários do aplicativo ficam, em média, 95 minutos por dia navegando pela rede social.

Mulheres são maioria

A maior parte dos usuários do app é do sexo feminino. Olha só como é a distribuição por gênero:

  • 59% mulheres;
  • 39% homens;
  • 2% não-binários.

Jovens dominam o TikTok

Uma das características mais marcantes do TikTok é o perfil de público. De acordo com pesquisas, cerca de 85% dos usuários têm até 34 anos. Entenda:

  • 42% dos usuários têm de 18 a 24 anos;
  • 27% são jovens de 13 a 17 anos;
  • 16% são pessoas de 25 a 34 anos;
  • 8% estão na faixa dos 35 a 44 anos;
  • 4% dos usuários têm mais de 55 anos;
  • 3% têm entre 45 e 54 anos.

Afinal, como a TikTok virou concorrente do Google?

Com esses números, já era de se esperar que o TikTok virasse uma pedra no sapato do Facebook e do Instagram, não é mesmo? Afinal de contas, ambas redes sociais suportam formatos de mídia semelhantes.

Só para você ter uma ideia, o “Reels” do Instagram foi criado justamente para competir com a plataforma de vídeos curtos. O YouTube também correu atrás do prejuízo e lançou o recurso “Shorts”, com produções mais curtas e dinâmicas.

Mas o que a gente não esperava era que a marca chinesa fosse incomodar o gigante da internet: o Google. Pois bem, é exatamente isso que está acontecendo. Vamos falar sobre os principais pontos dessa mudança a seguir. Olha só!

Geração Z usa o TikTok para fazer buscas

Antes da era da internet, as pessoas recorriam a enciclopédias, gramáticas e dicionários para tirar dúvidas, não é mesmo? No entanto, agora, temos diversos recursos para fazer pesquisas de forma bem mais prática e rápida.

O Google é a ferramenta mais importante nesse sentido. A grande questão aqui é que o motor de busca é bastante usado pelos millennials — pessoas da Geração Y que nasceram nas décadas de 80 e 90. Por outro lado, os nativos digitais — Geração Z — preferem as ferramentas de buscas das redes sociais para se informar e entreter.

De acordo com dados do próprio Google, cerca de 40% dos usuários da Geração Z usam o TikTok para fazer buscas. A regra vale para notícias, locais, músicas e por aí vai. E o motivo é bem simples: a rede social é bem mais dinâmica e direta.

Pensa bem: ao pesquisar uma receita na internet, por exemplo, você encontra vídeos longos no YouTube ou conteúdos em formato de texto, certo? De toda forma, é comum que o criador de conteúdo floreie o assunto um pouco antes de mostrar a lista de ingredientes e o modo de fazer.

No TikTok é diferente: é possível ver tudo isso em 60 segundos, entende? Além do mais, de modo geral, os conteúdos são mais dinâmicos, oferecem experiências imersivas e recursos visuais bem mais atraentes que os disponibilizados pelo Google.

Influência nas decisões de compra

Os usuários do TikTok não usam a rede social apenas para se entreter. Na verdade, a ferramenta também é usada para buscar informações, inclusive sobre produtos e marcas.

Segundo informações do app, 74% dos usuários buscam informações sobre um produto após ver uma propaganda na rede. Mais: os conteúdos exibidos no TikTok são decisivos para decisão de compra para 66% dos usuários.

O fato é que, assim como os consumidores visitam o Reclame AQUI para investigar a reputação das marcas, eles também ficam de olho nos conteúdos produzidos nas redes sociais. Afinal de contas, as informações encontradas por lá dão indícios de confiança.

Veja bem: não basta a empresa dizer que a mercadoria é boa. Os clientes buscam provas sociais para aumentar a segurança da compra.

Aproveite para ler também: Redes sociais vs. Reclame AQUI — por onde resolver o problema?

Google estuda soluções para atrair o público mais jovem

O TikTok já percebeu essa mudança de comportamento e trabalha para tornar as buscas ainda mais refinadas e precisas. Então, a tendência é que a rede social passe a incomodar o Google ainda mais.

É por isso que o buscador está no processo de desenvolvimento de soluções para reverter esse quadro e conquistar a simpatia do público mais jovem. Por exemplo:

  • multisearch: o recurso permite que o usuário aponte a câmera do celular para um produto físico e a ferramenta mostra opções semelhantes à venda no Google Shopping;
  • exploração de cenas: o objetivo aqui é capturar cenas mais amplas, como a prateleira do supermercado. A partir daí, o recurso será capaz de identificar os objetos da cena, exibir valores, disponibilidade nas lojas, entre outras informações de venda;
  • vídeos curtos no Google: o buscador pretende exibir vídeos curtos nos resultados de busca para atrair o público que usa o TikTok para fazer pesquisas;
  • aprimoramento do Street View e Google Lens.

De toda forma, vale lembrar que, apesar do incômodo gerado pelo TikTok, é bem improvável que a rede social supere o Google.

Mesmo assim, é bom ter o estudo de caso em mente para inspiração. Afinal de contas, ele mostra a importância de ficar de olho nas tendências do mercado e nas mudanças de comportamento do consumidor. O Google faz isso e trabalha de forma constante para, sobretudo, melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

Resumindo: o TikTok virou opção de buscas para os consumidores. Veja bem: em vez de dar aquele tradicional Google, os usuários da Geração Z preferem usar a rede social de vídeos curtos para se informar e entreter. Aliás, isso também vale para a pesquisa de produtos e empresas, viu? Sendo assim, é importante marcar presença por lá e investir em estratégias para atrair consumidores, ganhar a confiança deles e converter vendas.Gostou da ideia e quer saber como conseguir isso? Então, saiba como fazer marketing no TikTok.

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