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Nada de golpe! Saiba como fugir de ciladas na contratação de serviços

Nada de golpe! Saiba como fugir de ciladas na contratação de serviços

Nada de golpe! Saiba como fugir de ciladas na contratação de serviços

Propaganda enganosa, venda casada, cobrança abusiva e muitos outros problemas. Descubra como proteger seu dinheiro durante a contratação de serviços 📃

Com a internet, nunca foi tão fácil resolver um problema, isso o Reclame AQUI garante! Muitas vezes, a solução dos problemas está na palma da sua mão, desde a assistência técnica para um produto, contratação de buffet para uma festa, solução para os serviços domésticos, entre outras infinidades de serviços que é possível contratar online, as opções não faltam! 

Embora a facilidade esteja aí na palma da sua mão, também é preciso tomar alguns cuidados para evitar golpes e armadilhas, que, cá entre nós, estão cada vez mais comuns.  Seja a propaganda enganosa, uma cobrança indevida, atraso na entrega do serviço, entre outros problemas que podem surgir na hora de fechar negócio.  

Ainda que o preço esteja em conta, algum amigo recomendou o serviço ou você viu um anúncio na internet, não custa lembrar que todo cuidado ainda é pouco. Para evitar ciladas, o Reclame AQUI trouxe dicas importantes para fechar negócio durante a contratação de algum serviço e fugir de problemas. Acompanhe:

contratação de serviços
Direitos do Consumidor na contratação de serviços

3 dicas importantes para fechar a contratação de serviços

Pesquise muito antes de contratar um serviço

A contratação de um serviço começa muito antes do pagamento. É preciso ter segurança na hora de fechar negócio, sendo assim, pesquisar nunca é demais. 

Por isso, a primeira dica é, cuidado com ofertas muito vantajosas que parecem boas demais pra ser verdade. Não é só o preço que ajuda na decisão, busque recomendação de amigos que já utilizaram o serviço, pesquise informações para saber se a empresa é real e veja os comentários nas redes sociais. 

E falando em confiança, você já sabe: não custa lembrar passar pelo Reclame AQUI para saber como anda a reputação da empresa. Ela responde às reclamações? Resolve os problemas? O que os consumidores falam sobre os serviços prestados.  Não tem erro, saber sobre a experiência dos outros consumidores, evita grandes problemas. Veja as outras dicas:

Leia também:  Não caia nessa! Descubra como se proteger da propaganda enganosa

Esclareça todas as suas dúvidas

Escolheu a empresa de confiança? É hora de fechar negócio, mas não se esqueça que esclarecer todas as dúvidas.  Antes de qualquer pagamento ou assinatura de contrato, questione informações técnicas sobre o serviço prestado, entenda quais são os custos do serviço, se existem cobranças extras, pergunte sobre os prazos de entrega e política de cancelamento.

Exija um contrato

Não adianta só prometer, é preciso cumprir. Ou seja, é preciso garantir que todas as promessas verbais estejam escritas no contrato, incluindo cláusulas contratuais sobre multa por cancelamento, condições de atraso ou não entrega do serviço. Leia todas as letras miúdas do contrato, e não deixe nenhum detalhe passar despercebido para evitar surpresas. 

Agora, se o serviço contempla algum prazo de fidelidade, por exemplo, no caso de clubes de assinatura, contratação de internet, academias ou TV por assinatura, evite prazos muito longos.  

Consumidor, conheça seus direitos!

Pode acontecer do serviço não atender às expectativas, e aí vem aquela frustração. Para evitar grandes prejuízos, fique atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Saiba que as informações devem ser claras e precisas, sem propaganda enganosa! Se a entrega do serviço não está conforme a propaganda, você pode exigir o cumprimento da oferta. Ou seja, as informações sobre a garantia do produto, características, preço e condições de pagamento, tudo deve estar conforme anunciado pelo lojista. 

Quando ocorrem falhas na execução do serviço, atraso na entrega ou o serviço não é entregue, o consumidor também é protegido pela legislação. É possível solicitar o ressarcimento do valor, inclusive, em situações onde ocorre falha na execução do serviço ou atraso na entrega.

Leia também: Quando realizar a devolução ou troca de um produto? Conheça seus direitos!

Esse conteúdo faz parte da trilha de Direitos do Consumidor. Curtiu? Compartilhe e ajude outras pessoas a conhecerem esses direitos.
Juntos, podemos construir relações de consumo mais justas e transparentes. 💚

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1 comentário »

  1. Sou muito demorada para fechar uma compra pela Internet. Para mim, é absolutamente impossível comprar algo sem antes dar uma checada no Reclame Aqui, a única maneira de escapar dos “espertinhos” ou mesmo marginais que se aproveitam da boa fé alheia. Sou muito grata ao site RA. E sempre que tenho oportunidade, manifesto minha admiração pelo trabalho espetacular que realiza. Parabéns!

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