O progresso da tecnologia e da transformação digital chegou também ao varejo e as mudanças prometem deixar de lado antigos hábitos e costumes. As novas tendências se assemelham em muito aos filmes futurísticos que assistimos, como é o caso do reconhecimento facial.
O uso do reconhecimento facial vem crescendo e tornando-se parte do dia a dia, assim modificando a relação das pessoas com produtos e empresas.
Essa tecnologia para algumas áreas do varejo online já é realidade. No e-commerce, a chegada do reconhecimento facial pode ser uma grande aliada para alavancar a margem de vendas, aprimorar a experiência do cliente na jornada de compra e dar maior tranquilidade aos pagamentos.
Continue a leitura, descubra como funciona o reconhecimento facial, o impacto e os benefícios que essa tecnologia tem trazido para as vendas online.
O que é e como funciona o reconhecimento facial?
Essa tecnologia é um artifício que permite a comprovação e reconhecimento automático da identidade de um indivíduo, apoiado em particularidades faciais específicas de uma pessoa, como por exemplo espaço entre os olhos, ponta do nariz, contornos labiais, tamanho da orelha ou queixo.
Mesmo com diferenças próprias e individuais, o rosto humano tem um conjunto básico que praticamente não é inalterado. São essas as características que concedem a identificação facial.
Em suma, o reconhecimento facial é ocasionado por um recurso tecnológico que usa uma imensidão de algoritmos que dividem e subdividem as imagens captadas em incontáveis pontos de dados – os famosos pixels.
Tais informações, compõem um banco de dados ao qual cruza os dados na identificação pessoal. O princípio básico do reconhecimento facial é o mesmo: detectar uma imagem em forma geométrica, montá-la e identificá-la assim como se monta um quebra-cabeça.
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Qual é a relação entre reconhecimento facial e e-commerce?
Um dos impactos da pandemia, foi a aceleração das alternativas para transações e pagamentos por meio digital.
De acordo com relatório da Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 os brasileiros realizaram 78,5 milhões de compras, o que gerou um aumento de 72,2% de faturamento para o setor em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O novo cenário possibilitou que consumidores e varejistas notassem a praticidade, segurança e vantagens do reconhecimento facial.
Na perspectiva dos especialistas, o uso da ferramenta deve se tornar uma tendência e crescer exponencialmente, impactando nos lucros e êxito dos e-commerces.
Segundo estudo realizado pela Juniper Research, o salto no uso das tecnologias de reconhecimento facial até 2025 deve ultrapassar os 120%, gerando um faturamento superior a US$ 4 bilhões. Ainda de acordo com o estudo, o número de usuários dessa tecnologia em todo o mundo deve ultrapassar 1,4 bilhão de pessoas.
Abaixo alguns exemplos do por que o reconhecimento facial deve ser incorporado a sua loja virtual.
Tem se tornado acessível a todos
Um importante marco na disseminação do reconhecimento facial é que o recurso já é encontrado em inúmeros smartphones mais atuais. Segundo a Juniper Research, a biometria facial estará disponível em 93% dos aparelhos até 2025.
Melhora a jornada de compra do usuário
Alguns dos grandes marketplaces já começaram a usar o reconhecimento facial na jornada de compra do consumidor. A Amazon, que é sempre muito pioneira em inovações, iniciou o teste do reconhecimento facial na conclusão de pedidos com um click.
Testes para deixar o sistema mais robusto evitando fraudes também estão sendo testados colocando mais uma fase além da captura de imagem do rosto.
Outras lojas do grupo, na venda física, como é o caso da Amazon Go, já utilizam o reconhecimento facial. É possível apenas chegar à loja, scaniar um código na entrada, fazer as compras e ir para casa. A cobrança ocorre de forma automática e é feita através das informações da conta do usuário após o cliente ser identificado pelo reconhecimento facial.
Vantagens do uso dessa tecnologia em seu e-commerce?
Hoje são vários fatores que fazem o cliente desistir da compra já na finalização do pedido, medo do roubo de informações, erro ou atraso no processamento de pagamento online, medo em ter que colocar dados por mais de uma vez na finalização do pedido estão entre os problemas mais comuns na desistência e não efetivação das compras em lojas virtuais.
Através do reconhecimento facial, problemas como esses podem ser contornados e solucionados. Abaixo, confira os benefícios que essa tecnologia traz ao ser utilizada.
Redução no abandono de carrinho
Estudos comprovam que mais ou menos 40% das compras online são baseadas no impulso. Contudo, qualquer problema no meio do caminho pode cortar esse estímulo e fazer com que o potencial cliente reavalie sua decisão de compra.
Quando falamos em Brasil, a taxa de abandono de carrinho gira em torno de 61%. Na busca pela redução dessas compras abandonadas, o reconhecimento facial pode ser um aliado de peso justamente facilitando e agilizando o processo.
Maior confidencialidade no processo de pagamento
Os perigos de golpes e fraudes em lojas virtuais ainda são elevados. Mas com o reconhecimento facial, os dados são criptografados, assim evitando aborrecimentos para ambos os lados, loja e cliente.
Maior rapidez e segurança no acesso a loja virtual
Uma ótima opção para o acesso a área do cliente dispensando dados de senha ou confirmação de pagamento é o reconhecimento facial. Ele também pode ser usado para redobrar a segurança dos clientes. Além do procedimento padrão para a validação de login, é possível incluir a etapa de reconhecimento facial.
Melhora o relacionamento com o cliente
Um estudo produzido pela Visa, em parceria com a AYTM Market Research, relatou que 90% dos respondentes brasileiros preferem o uso de biometria ou o reconhecimento facial.
Logo, aderir a nova tecnologia mostra que sua loja está de olho nos desejos do consumidor. O que pode ser uma ótima sacada, visto que ao conquistar o reconhecimento desses consumidores, pode também atrair novos clientes.
O interesse e segurança dos consumidores no reconhecimento facial pode ser usado também para ofertas no momento da finalização, proporcionando assim uma experiência ainda mais personalizada, tomando por premissa o histórico de pesquisa e antigos pedidos. Expor recomendações no momento de encerramento do pedido pode estimulá-lo a adicionar mais compras ao pedido.
Personalização das ações de marketing
Existem softwares de biometria facial, ao qual consegue fazer leituras como reações do cliente, cálculo do tempo médio olhando um produto, em qual página do site ele permaneceu mais, as expressões faciais em frente determinada mercadoria e até os níveis gerais de satisfação ou insatisfação durante o checkout.
Ao entender as reações desses clientes, entendendo seus feedbacks emocionais, os varejistas podem descobrir os fatores que mais influenciam as decisões de compra desses clientes, como layout da página e promoções em tempo real.
Por fim, a biometria facial vai se tornar um meio indispensável para o mercado digital. Sendo assim, inspire-se nas tendências que vêm sendo empregadas e na relevância e valor que os consumidores têm demonstrado no reconhecimento para sair à frente da concorrência.