Nesta última segunda-feira, 12, aconteceu o Prêmio Reclame AQUI 2022 em São Paulo, no Espaço Unimed. A 12ª edição do evento foi um sucesso: cheia de recordes, com mais de 17 milhões de votos, e contou com um novo formato, em que teve interação do público e premiação especial para pessoas físicas.
Sendo assim, uma categoria especial é o Prêmio Maurício Vargas, o qual premiou dois dos nossos colaboradores de acordo com as suas trajetórias dentro da empresa e objetivos profissionais.
Continue lendo: Prêmio Reclame AQUI 2022: confira os grandes vencedores da 12ª edição
Primeiramente, vale relembrar que o Prêmio Maurício Vargas leva o nome do nosso fundador. Como legado, Maurício revolucionou o atendimento e a cultura organizacional das empresas, transformando para melhor a relação entre o mercado brasileiro e os consumidores do país.
Leia mais: Legado Maurício Vargas: Os 10 mandamentos do Reclame AQUI
Nesse sentido, vamos conhecer os funcionários do Reclame AQUI que levaram esses “Ervilhos Dourados” para a casa? 💚

David Marinho – Coordenador de Customer Success
O paulistano David Marinho, 30, é apaixonado por carros e adora andar de bicicleta. Foi escoteiro dos 16 aos 21 anos, período em que desenvolveu um forte senso social e fez muitas amizades.
Como consumidor, sempre usou a plataforma do Reclame AQUI para postar suas histórias de consumo. Todavia, sua primeira experiência profissional com a empresa foi em 2017, quando o buffet para eventos corporativos em que ele trabalhava foi contratado para um evento no Sapato Laranja.
David percebeu que seus objetivos pessoais de mudar o mundo estavam alinhados com a cultura do Reclame AQUI. Por isso, escreveu um e-mail para o Maurício Vargas contando os meus sonhos e pedindo uma oportunidade. Não deu outra: em Fevereiro de 2018, depois de fazer as entrevistas, entrou para o time do RA.
Começou sua carreira como Analista de Atendimento Júnior, depois Pleno, Gerente de Sucesso do Cliente e Supervisor do Time de Atendimento. Hoje em dia, trabalha como Coordenador deste mesmo time, o qual iniciou a sua história AQUI.
David afirma que busca todo dia dar o seu melhor para que o legado do Maurício Vargas cresça cada dia mais. Ele também disse que, apesar de ter 5 anos de empresa, ainda consegue ver muita evolução pela frente.
Você ganhou o Prêmio Maurício Vargas de funcionário do ano do Reclame AQUI. Como foi a sensação de ter recebido uma premiação que leva o nome do nosso fundador?
É muito difícil de explicar o sentimento. Eu posso dizer que foi o dia mais feliz da minha vida. Eu não esperava ganhar. Na verdade, eu pensava que iria entregar um prêmio e não receber. Quando começaram a falar eu pensei “É ISSO MESMO? ISSO ESTÁ ACONTECENDO? Me enganaram direitinho!”.
A sensação é: “Deu certo! É possível! Eu sou FODA! E a responsabilidade é GRANDE.”. Me sinto muito grato por esse reconhecimento e por ter a chance de representar o time de CS. Sem essa galera nada teria acontecido.
Qual é o seu mandamento favorito do Reclame AQUI?
Cada mandamento tem um peso muito grande nas minhas ações. Isso depende do momento.
Se tenho um novo problema e ainda não sei o que vou fazer, logo penso no 9° mandamento: “Sempre viaje para o futuro para enfrentar o presente”. Dá muito certo!
Todavia, o que eu mais uso é o 5º: “Toda empresa tem um problema, boa é aquela que consegue resolver”. Os problemas sempre irão acontecer! Não importa onde, seja no trabalho ou na vida pessoal, o que vale é o nosso empenho para SOLUCIONAR e conseguir aprender com as dificuldades.
Porém, independente do momento, tem uma coisa que nunca vai mudar. E, sendo assim, o 1º mandamento fala: “As empresas são feitas por pessoas”. E isso me faz lembrar que podemos errar, mas também vamos aprender com os erros e evoluir como pessoa. Que não temos limites e podemos fazer coisas incríveis!
E a gente fica assim: emocionados com a história do David, torcendo sempre pelo sucesso dele. Voa, David, o mundo é melhor por causa de você!!!

Gabriel Amando (Zizao) – Techlead e Analista de Desenvolvimento de Software Sênior
Gabriel Amando, ou Zizao (como a gente o conhece por AQUI), 27, mora em São Paulo e gosta de ir para academia, jogar futebol, sair com os amigos e estudar quando não está trabalhando.
Sua história com o Reclame AQUI é intrinsecamente ligada com o início da sua carreira profissional, porque o RA foi a sua primeira oportunidade de estágio. Ou seja, Zizao foi contratado para lançar o novo site do Reclame AQUI no final de 2015.
Após o lançamento do site, Zizao continuou na empresa e participou de grandes projetos, como por exemplo a migração de banco de dados e mudança da infraestrutura na área de tecnologia.
Atualmente, ele atua como techlead, ajudando no desenvolvimento de carreira de outros colaboradores com menos tempo de empresa. Além disso, completou 7 anos de Reclame AQUI em outubro de 2022.
Suas perspectivas para o futuro é continuar evoluindo com o time, infraestrutura de modo geral e também pessoalmente. Os desafios profissionais tem o ajudado bastante na evolução de todos os âmbitos da sua vida, o que ele considera estar sendo bom.
Você ganhou o Prêmio Maurício Vargas de funcionário do ano do Reclame AQUI. Como foi a sensação de ter recebido uma premiação que leva o nome do nosso fundador?
Fui pego de surpresa ali, porque o combinado era que ia entregar um prêmio e não recebê-lo kkkk. Suspeitei só um minuto porque foi combinado que a entrega seria no último bloco. Ganhar o troféu com o nome do fundador do Reclame AQUI é uma honra muito grande e, em meio a tantos funcionários, é gratificante, não esperava mesmo.
Qual é o seu mandamento favorito do Reclame AQUI?
[O mandamento número] 7. “Fazer o bem é bom e faz bem”. Porque é justamente isso que o Reclame AQUI: ajudar milhares de pessoas pelo Brasil, sendo bom para os consumidores, empresa e o próprio RA. E trabalhar em um projeto que ajuda milhares de pessoas é algo muito gratificante.
Zizao, que orgulho ter você do nosso lado nessa luta! Estamos AQUI sempre torcendo por você, é claro, e agradecemos a confiança.