Mais um Dia das Mães acontece em meio à pandemia de Covid-19. Mas agora com o Brasil em uma situação ainda mais crítica do que no ano anterior. Diante do prolongamento da crise sanitária e seu agravamento, agora causam ainda mais impactos no comportamento do consumidor. É o que mostra a pesquisa do Instituto Reclame AQUI, realizada entre 23 e 26 de abril, com 21.400 consumidores.
O fato mais revelador do levantamento é que quase metade dos respondentes não pretende comprar presente neste Dia das Mães: 49,6%. Este dado é importante por evidenciar como o atual cenário tem pesado nas decisões do consumidor. Desses que não pensam em presentear, 50,7% alegaram que estão sem condições financeiras de fazer compras. Enquanto 27,8% disseram que a mãe já havia falecido, o que também pode estar relacionado à pandemia.
4 dicas para criar mais credibilidade no seu e-commerce
Pesquisa mostra preferência por roupas, calçados e perfumaria para as mães
Para Felipe Paniago, CMO do Reclame AQUI, “o levantamento mostra o reflexo da situação social e econômica atual dos consumidores brasileiros. Do ponto de vista econômico, o ticket médio fica entre R$100 e R$ 300, valor que aponta a manutenção do preço do presente dado em 2020, quando nessa época estávamos no início da pandemia. Além disso, o fato de a grande maioria afirmar ter comprado o presente em loja online reforça o novo hábito de consumo para o e-commerce.”
Entre os que já compraram presentes, 69,4% o fizeram pela internet. Por outro lado, a data este ano mostra uma tendência um pouco diferente, marcada não pelos eletroeletrônicos, TVs e celulares como presentes. Mas sim por roupas, calçados e cuidados pessoais (58,4%). Isso também pode ser um indicativo da tentativa do consumidor de economizar, uma vez que o valor desses produtos costuma ser mais baixo que o de eletrônicos.
Como O Boticário transformou um pedido das redes sociais em história especial
Comportamento do risco
Embora a pandemia esteja ainda ditando a conduta do consumidor em relação às suas finanças, o mesmo parece não valer para as precauções contra a Covid-19. Os dados da pesquisa mostram um relaxamento maior por parte das pessoas, com 66,2% afirmando que a pandemia não vai ser um impeditivo para estar com a mãe na data. Além disso, entre aqueles que já compraram presente de Dia das Mães, 60,9% têm a intenção de entregar pessoalmente, sendo que a pandemia não será um problema.
Felipe Paniago lembra que “ainda vivemos no Brasil um período bem crítico da pandemia de Covid-19 e isso merece muita atenção. O dado é preocupante, pois apesar da vacinação já ter começado, um percentual baixo da população foi vacinado e grande parte das mães se encontra no grupo de risco. E temos boa parte dos estados brasileiros em fase vermelha, muitas restrições, indicação de reforço de isolamento social e medidas de higiene bem rígidas a respeitar.”
Veja números da pesquisa de Dia das Mães do Instituto Reclame AQUI

