Entender os principais problemas enfrentados nas edições anteriores acende uma luzinha amarela na hora de comprar. Quem nunca enfrentou um probleminha nas compras da Black Friday… levante as mãos pro céu! Porque tem uma galera que enfrenta perrengue nessa data.
Como prudência e olhos bem abertos nunca fizeram mal a ninguém, o Blog do Reclame AQUI traz o histórico e fez uma galeria da fama dos problemas das Black Fridays passadas. Tem uns ali que insistem em “brilhar”.
Por muitos anos, propaganda enganosa esteve no topo. A prática do famoso “metade do dobro”, ou dos detalhes do preço nas entrelinhas, a venda casada que o consumidor não quer caracterizam esse tipo de reclamação. Por isso, toda atenção é pouca na hora de se empolgar com o preço anunciado. Vá com calma, analise bem a oferta antes de clicar e confirmar a compra.

Pesquise e identifique os principais problemas as empresas enfrentam
Outro motivo de reclamação famoso é a divergência de valores. Isso é bastante identificado quando você vê um anúncio de oferta e quando clica nela… vixi! Não é o mesmo preço. Ou lááá na hora de fechar o carrinho de compras observa que o preço do produto não é o mesmo anunciado. Fique de olho e confira tudo sempre!
Quem “desfila” quase todo ano é problemas para finalizar a compra. E aí pode envolver tecnologia. É o sistema que trava, é o excesso de acessos que deixa tudo lento… que não aceita um meio de pagamento, ou uma informação que não vai… daí quando tem problema o consumidor que estava animadaço até desanima de comprar porque chegou até o fim e na hora de fechar a compra: nada.
Em 2021 quem apareceu mais cedo foi atraso na entrega. Geralmente, esse problema aparecia bem depois da Black Friday. Porém, ah, porém, ano passado os consumidores já estavam registrando atraso na entrega na noite de quinta-feira! Pasmem, véspera de Black Friday algumas empresas se comprometeram com o frete expresso e… não foi como o esperado. O resultado é que mais de 20% das reclamações em 2021 foi de mercadorias não entregues no prazo.
E para 2022? Essa “calçada da fama” terá quais principais problemas?
A tendência é que a Copa do Mundo movimente promoções e, os jogos, potencialize setores que não costumam ser tão requisitados em grau de urgência tão frequente, como os serviços de entrega.
Outro ponto que pode ser levado em consideração é a compra de artigos esportivos e decorações para assistir aos jogos, que devem movimentar lojas físicas e online. No caso dos artigos esportivos, a Copa pode gerar um alto volume de compras e, claro, a típica urgência.
O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.
Vixi, achou tudo pela metade do dobro? Reconheça uma propaganda enganosa na Black Friday
O quê o ranking das empresas mais reclamadas na Black Friday diz sobre a relação delas com os consumidores
Em clima de Black Friday 2022! Confira o que o Reclame AQUI preparou para este mês