O coelhinho da Páscoa está chegando, mas ele não trouxe chocolate para todo mundo. Afinal de contas, os preços mais altos também estão pesando no bolso do personagem fictício. Então, para conseguir vender mais na Páscoa 2023, as empresas precisam ter jogo de cintura, viu?
Nesse contexto, vale apostar em layout temático, fazer promoções, oferecer brindes personalizados e até investir em mídia paga. Dessa forma, é possível chamar a atenção do consumidor e incentivar vendas.
Gostou da ideia e quer mais algumas dicas para vender na Páscoa? Continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre o assunto! Bora lá?
Quando a Páscoa é comemorada?
Em 2023, a Páscoa será comemorada no dia 9 de abril. Mas olha: a data não é fixa, viu? Na verdade, o feriado cristão é definido com base no calendário lunar e solar. Complicado, né? Então, calma que já vamos explicar.
O domingo de Páscoa é sempre celebrado após o equinócio de primavera/outono no hemisfério norte e depois da lua cheia. Ficou ainda mais complicado, não é mesmo?
Veja bem: em 2023, o equinócio da primavera acontece em 20 de março. No entanto, nesta data, a lua é minguante. Então, precisamos correr pelo cenário para encontrar a primeira lua cheia, que é no dia 6 de abril. Logo, o primeiro domingo depois do equinócio de primavera e de lua cheia é o do dia 9 de abril.
Aliás, o Carnaval é definido com base nesse mesmo calendário. Primeiro, é definido a data da Páscoa e o Carnaval acontece 40 dias antes. Interessante, né?
E onde o coelho e os chocolates entram nessa história?
A Páscoa é um feriado cristão que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. Nesse contexto, é difícil relacionar o evento com coelho e chocolates, não é mesmo?
Na verdade, a tradição do coelhinho da Páscoa também está relacionada com o tal do equinócio da primavera. O equinócio marca o fim do inverno e o início da estação das flores. O primeiro animal a ser visto circulando após o frio era o coelho. É por isso que ele traz todo esse simbolismo de renovação e ressurreição.
Já o chocolate veio depois e começou lá na França. A volta de Luís VII da segunda cruzada coincidiu com a quaresma. Na ocasião, o rei foi recebido com festa e comidinhas típicas das terras exploradas, inclusive os ovos.
Mais tarde, os franceses decidiram deixar a tradição ainda mais gostosa ao esvaziar os ovos e recheá-los com chocolate. A moda pegou e hoje temos o coelhinho da Páscoa distribuindo ovos de chocolate ao redor do mundo.
Aliás, você tá sabendo? A Anvisa suspendeu a fabricação de alimentos da marca Fugini!
Qual é a importância do período para o comércio?
Pensa bem: toda data comemorativa traz oportunidades para o comércio, não é mesmo? Afinal de contas, os itens temáticos enchem os olhos dos clientes e incentivam o consumo.
No entanto, a Páscoa não tem vivido seus anos de glória. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020, por exemplo, — período de pandemia — o volume de vendas registrado foi o menor dos últimos 10 anos.
Em 2021 e 2022, o comércio reaqueceu e as vendas no setor voltaram a subir. No entanto, ainda conforme dados da CNC, a expectativa é que o volume de vendas seja inferior ao registrado em 2019.
Mas em uma notícia boa aí: as vendas on-line. Com a pandemia, as compras pela internet viraram hábitos entre os consumidores, e os itens de Páscoa não ficaram de forma. Segundo dados de uma pesquisa da Neotrust, em 2022, o e-commerce faturou cerca de R$ 6,5 bilhões — 8,8% mais que no mesmo período do ano anterior.

Qual é a expectativa para as vendas de 2023?
De antemão, já vamos avisar que os consumidores não estão muito otimistas, viu? Afinal de contas, os preços altos vêm com força em 2023.
O Instituto Reclame AQUI até fez uma pesquisa para entender a expectativa do consumidor com relação à Páscoa de 2023. Nesse contexto, o questionário foi aplicado nos dias 27 e 28 de março e 3,2 mil consumidores participaram do levantamento. Veja só o resultado!
Produtos de Páscoa estão mais caros
Os consumidores não estão nada satisfeitos com o valor das coisas. Isso porque eles julgam que os itens típicos do período estão mais caros se comparado ao mesmo período de 2022.
Veja só que os clientes responderam quando questionados a respeito dos preços dos produtos de Páscoa:
- 79% responderam que os produtos estão bem mais caros em relação a 2022;
- 15% acreditam que o preço dos produtos continua igual;
- 6% disseram que os preços dos produtos estão mais baixos.
A título de curiosidade, em 2022, o Reclame AQUI fez a mesma pergunta para avaliar a percepção dos consumidores com relação ao ano de 2021. Na ocasião, 87% dos consumidores consideraram os produtos da Páscoa bem mais caros — contra 79% em 2023.
Confira os dados de 2022 para entender melhor: Pesquisa de Páscoa Reclame AQUI — inflação muda hábitos do consumidor.
Chocolate foi o item que mais encareceu
Fizemos mais uma pergunta para os consumidores que responderam que os produtos da Páscoa estavam mais caros. Isso porque queríamos entender quais produtos estavam mais pesando no bolso dos brasileiros. A grande estrela da Páscoa — o chocolate — liderou o ranking. Entenda:
- 27,5% dos consumidores responderam que o produto que mais encareceu foi o chocolate;
- 19,1% acreditam que foi o bacalhau e demais pescados 19,1%;
- 14,3% responderam azeites;
- 13,1% disseram que foram as verduras;
- 12,4% afirmam ser bebidas;
- 11% marcaram a opção conservas, como azeitonas, palmito e pepino;
- 2,6% outros.
Consumidores deixarão de comprar para driblar a alta de preços
E para não deixar a data passar em branco, os consumidores pretendem fazer adaptações no cardápio de Páscoa. Quando perguntamos como eles pretendiam driblar a alta de preços na Páscoa 2023, eles responderam que:
- deixarão de lado e não comprarão alguns itens que costumavam comprar (36%);
- abrirão mão da tradição ao optar por outros pratos (31%);
- pretendem substituir alguns alimentos nos preparos (17%);
- vão comprar produtos de marcas mais baratas (16%).
Vale a leitura: De olho nos gastos — dicas para economizar no supermercado.
Nem todo mundo planeja comprar chocolates
Infelizmente, tem gente que não vai receber a visita do coelhinho da Páscoa. Por causa da alta dos preços, muita gente está considerando abrir mão dos chocolates. Perguntamos aos consumidores se eles pretendem comprar as delícias no período e as respostas foram surpreendentes:
- não, os chocolates estão muito caros (34%);
- não tenho certeza, ainda não pensei muito sobre isso (18%);
- sim, mas não a mesma quantidade que no ano passado (17%);
- sim, não posso imaginar a Páscoa sem chocolate (11%);
- não, pois não associo a celebração de Páscoa a chocolates (10%);
- não, prefiro presentear meus amigos/familiares com outros tipos de presentes (9%).
Somando todos os nãos, 53% dos respondentes afirmaram que não vão comprar chocolate este ano. Por outro lado, 28% disseram que vão comprar mesmo com a alta de preços e 18% ainda estão indecisos.
Consumidores planejam gastar até R$ 300 na Páscoa 2023
Entre aqueles 28% que pretendem comprar chocolates na Páscoa de 2023, boa parte quer gastar, no máximo, R$100. Veja só o valor médio que cada um planeja investir:
- até R$100 (46%);
- entre R$100 e R$300 (33%);
- entre R$300 e R$500 (10%);
- entre R$500 e R$700 (5%);
- entre R$700 e R$900 (4%);
- mais de R$1.000 (3%).
Por falar nisso, que tal conhecer algumas estratégias para fazer o consumidor gastar mais em cada compra? Confira 5 dicas para aumentar o ticket médio da sua loja!
Ao comparar com a pesquisa do ano anterior, podemos perceber que o brasileiro vai abrir um pouco mais a mão em 2023 — reflexo da alta dos preços. Afinal de contas, em 2022, 62% disseram pretenderem gastar até R$ 100 (contra 46% em 2023) e 24,6% afirmaram que o investimento ficaria entre R$100 e R$ 300 (contra 33 em 2023).
E os produtos preferidos são:
- ovos de chocolate (44,3%);
- caixas de bombons (24,4%);
- barras de chocolate (19%);
- chocolates e balas e outras doçuras avulsos (11,2%);
- outro (1,1%).
Como driblar a inflação e vender mais na Páscoa 2023?
Como o consumidor não está muito disposto a comprar, é importante agir de forma estratégica para vender no período. E olha: apesar de o chocolate ser a estrela da Páscoa, negócios de todos os nichos podem aproveitar a data para alavancar as vendas.
Por causa do feriado na sexta-feira, por exemplo, agências de turismo costumam vender pacotes de viagens para quem gosta de sair da rotina. Livrarias podem vender títulos para aqueles consumidores que preferem ficar em casa. E até mesmo marcas de cosméticos podem aproveitar a época para vender produtos com cheirinho de chocolate.
Sendo assim, a nossa primeira dica é: use a criatividade para relacionar os seus produtos com a Páscoa. Mas não é só isso! A seguir, vamos dar algumas dicas para vender mais mesmo com a alta nos preços. Confira!
Aposte em uma decoração temática
Coelhos, chocolates, ovos e por aí vai. Usar alguns elementos que remetem à Páscoa é uma boa ideia para entrar no clima da festa. Dessa forma, o consumidor já sabe logo de cara que pode encontrar coisas especiais na loja.
Aliás, isso vale tanto para lojas físicas, quanto para o varejo virtual. De toda forma, é bom ter cuidado para não abusar das cores e desenhos fofinhos de modo a infantilizar o visual da marca. O ideal é pensar no seu público e fazer personalizações condizentes com o perfil do seu consumidor.
Faça promoções
Se tem uma coisa que o consumidor adora é o desconto — em especial nesse período que os preços estão nas alturas. Sendo assim, é legal pensar em promoções para chamar a atenção do público.
Mas atenção: nada de sacrificar a lucratividade da loja para entrar na guerra de preços com a concorrência, combinado? O ideal é planejar muito bem as promoções para não ficar no prejuízo.
Na verdade, o ideal é investir em táticas para aumentar o valor gasto em cada compra e incentivar a fidelização. Por exemplo: descontos progressivos, frete grátis para compras acima de determinado valor, brindes exclusivos, cupons para usar nas próximas compras, entre outras estratégias.
Use o Reclame AQUI para divulgar seus produtos
Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é o maior portal de reputação, confiança e pesquisa de compras da América Latina. Por ano, o site recebe cerca de 152 milhões de acessos.
O motivo do sucesso é simples: a plataforma virou parada obrigatória para consumidores em jornada de compra e de solução. Sendo assim, tudo que aparece por lá influencia decisões de compra.
Nesse contexto, você pode aproveitar esse momento crucial para impactar de forma positiva o consumidor e aumentar as vendas. E o legal é que dá para fazer isso de várias formas.
Dá para melhorar a reputação da marca sem gastar nada ao oferecer um atendimento ao cliente de qualidade na plataforma. Outras pessoas vão avaliar a postura da marca durante a conversa para decidir se ela é digna de confiança, sabe?
Além disso, outra forma legal de divulgar seus produtos é por meio do RA Ads — a ferramenta de anúncios do Reclame AQUI. Por lá, é possível criar campanhas patrocinadas e atingir aqueles consumidores em diferentes fases do funil de vendas.
E o melhor: você pode segmentar os anúncios com base em interesses, palavra-chave, campo demográfico e diversos outros filtros.
Resumindo: o coelhinho da Páscoa está chegando, mas com a alta nos preços, nem todo mundo vai ganhar chocolates. Para as empresas, essa não é uma boa notícia porque impacta negativamente as vendas do período.
Sendo assim, é importante pensar em estratégias para driblar os preços altos e atrair consumidores mesmo assim. Nesse contexto, o destaque vai para os anúncios no Reclame AQUI porque eles conseguem impactar o consumidor no momento mais oportuno: durante as pesquisas de reputação na plataforma.
Por fim, gostou da ideia e quer se aprofundar no assunto? Então, veja também o que é mídia programática e como ela funciona.