Você já ouviu falar do Return Over Investiment, ou no Retorno sobre o Investimento, ou até mesmo para simplificar, o famoso ROI?
A métrica é muito usada nas empresas e tem uma grande importância na hora de saber a eficiência dos investimentos. Esse indicador permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com as aplicações feitas em diferentes canais.
ROI? O que é isso?
ROI nada mais é do que o retorno sobre o investimento ou, em inglês, return over investment.
Ele te ajuda a medir quanto à empresa ganhou ou perdeu para fazer um investimento em mídia paga, novas ferramentas ou, até mesmo, em treinamentos. Assim, a empresa consegue ver quais os investimentos valem a pena, como melhorar os que já estão funcionando e avaliar como certas iniciativas contribuem com os resultados.
Da mesma forma, com base no ROI, é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais.
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Como calcular o ROI
É simples! Existe uma fórmula para nos ajudar:
ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento
Ponto de atenção: o lucro não é o ganho total em vendas, mas a margem de lucro sobre cada venda. O custo do investimento deve incluir todas as despesas.
Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:
- ROI = (200.000 – 10.000) / 10.000
- ROI = 19
Nesse exemplo podemos notar que o retorno sobre o investimento foi de 19 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem.
Por que é importante obter o ROI?
O ROI pode ajudar em todos os lugares como, eventos, marketing e até na infraestrutura da empresa.
Com esse indicador é possível chamar a atenção de investidores, já que é fundamental ter conhecimento de quanto você ganhará para saber se o investimento vale a pena.
Estar atento a esse indicador também permite que a empresa planeje suas metas com base em resultados possíveis de alcançar, observando os resultados anteriores. Pode identificar ainda o tempo que os investimentos levam para trazer retorno.
Tenha em mente também que sua empresa deve entender o que o ROI significa para ela e como a métrica influencia em seus objetivos. Trace métricas realistas e monitore-as constantemente.
Fonte: Resultados Digitais