O atendimento ao cliente não dá pausa, em 2020 muitos outros temas entraram em foco, como a necessidade da transformação digital, o investimento em tecnologias e a importância da saúde mental nas empresas. Mas assim como estes tópicos permanecem relevantes, o atendimento ao cliente também!

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Neste post separamos 4 dicas de livros sobre atendimento ao cliente para você ler em 2021, e se aprofundar neste conhecimento. Além, claro, de continuar evoluindo com a experiência proporcionada pela sua companhia, com o principal motor do seu negócio: seus consumidores.

1. O jeito Disney de encantar os clientes

O jeito Disney de encantar os clientes

Este livro é um dos mais procurados quando falamos sobre atendimento ao cliente, isto porque seu conteúdo é valioso para quem está buscando mais sobre estratégias diferentes, e criativas de encantar seus consumidores.

As informações que você vai extrair deste livro são atemporais, assim como a magia da Disney. E apesar do livro ser de 2001, as lições de gestão da maior empresa de entretenimento do mundo são aplicadas ainda hoje, e podem ser aplicadas na sua empresa também.

Por uma viagem de 190 páginas, você é levado aos bastidores da Disney, descobrindo as práticas e filosofias da companhia em ação, tudo sobre seu atendimento ao cliente de máxima qualidade, e a perspectiva de colaboradores e parceiros em trabalhar com tanta excelência.

“Para o cliente, a magia é uma fonte de encantamento e prazer. Para a empresa e seus funcionários, é uma questão muito mais prática.”

Esta leitura é indicada a todo e qualquer empreendedor que pretende abrir um negócio, e principalmente para quem gostaria de entender os – diferentes – princípios de atender bem e saber encantar seus consumidores.

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2. Satisfação garantida

Satisfação garantida

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Zappos, a empresa online que vende sapatos e entrega felicidade. Um dos maiores cases sobre atendimento ao cliente e inovação é destrinchado em 262 páginas de informações para a vida toda.

Escrito por Tony Hsieh, empreendedor e ex-CEO da Zappos, o livro traz técnicas revolucionárias criadas pelo autor sobre a satisfação do cliente, e fórmulas inovadoras de como lucrar mais em menos tempo.

O conceito de atendimento construído por Hsieh na criação da companhia era algo jamais visto, e possibilitou relações de verdadeira confiança não só entre empresa e cliente, mas também entre empresa e funcionário.

Portanto, esta é uma leitura recomendada – e obrigatória – para qualquer um com pretensão à liderança.

“Os melhores líderes são aqueles que lideram pelo exemplo e são tanto adeptos como líderes da equipe. Acreditamos que, em geral, as melhores ideias e decisões são tomadas de baixo para cima, ou seja, por aqueles que estão na linha de frente, que estão mais próximos dos problemas e/ ou clientes. O papel de um gerente é remover obstáculos e permitir que seus subordinados se dirijam para o sucesso. Isto significa que os melhores líderes são servos-líderes. Servem aqueles que lideram.”

3. Excelência no atendimento ao cliente

Excelência em atendimento ao cliente

O autor de “Excelência em atendimento ao cliente”, Alexandre Luzzi Las Casas, transmite sua bagagem de anos neste livro cheio de técnicas sobre Qualidade de serviços, Cultura organizacional, Marketing, Vendas, e claro, Atendimento ao cliente.

Las Casas apresenta várias maneiras de realizar um bom atendimento como fator estratégico, e como grande diferencial competitivo. Mas além disso, nessas 299 páginas de obra você irá descobrir argumentos suficientes para comprovar que o bom atendimento ao cliente é o maior fidelizador de consumidores das empresas.

“Como os consumidores avaliam inicialmente suas experiências passadas para formarem opinião sobre determinado serviço, a manutenção de determinado nível de qualidade é essencial para a formação da boa imagem. […], pois os clientes não se satisfazem apenas com preços em um ambiente altamente competitivo…”

Este livro é recomendado para todos, independente da área corporativa em que se atua, mas especialmente para interessados em gestão de pessoas e organização orientada para o atendimento ao cliente.

4. Feitas para o cliente

Feitas para o cliente

Dois especialistas em relações de consumo e estratégia corporativa se uniram para criar esta obra, repleta de ensinamentos sobre a evolução da sociedade junto ao marketing, e o desejos e comportamentos dos consumidores.

304 páginas fartas de cases, pesquisas, exemplos detalhados, passo a passos, e até análises de outros livros, de como melhorar o desempenho da sua empresa. Tudo isso, com foco no cliente e em rentabilização garantida.

O conhecimento adquirido em “Feitas para o cliente” pode ser um ponta pé na criação de estratégias corporativas, centradas em mudanças verdadeiras numa organização empresarial que não valoriza o cliente.

Quando tiver uma ideia, não pense: “Quem compraria este produto? ou Quanto um cliente pagaria por um serviço extra?”.

Questione-se: “Em qual circunstância esse produto resolveria o problema de alguém? e Quanto vale resolver este problema com um serviço extra?”

Se almeja uma carreira de destaque num ambiente corporativo, e tem interesse em Satisfação do cliente e Marketing, esta leitura é ideal para você.

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