Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Para o consumidor

Já conhece o golpe da portabilidade de telefone? Saiba como se proteger!

Já ouviu falar no golpe da portabilidade? Consumidores reclamam da portabilidade realizada sem a permissão do titular

Já ouviu falar no golpe da portabilidade? Ou já foi vítima dele? Recentemente, alguns consumidores têm registrado no Reclame AQUI reclamações a respeito da portabilidade de números de telefones celulares solicitadas por golpistas e feitas por operadoras de telefonia sem a permissão do titular. 

A ação fraudulenta, que tem sido denunciada também via Twitter, acontece de forma “simples”: a vítima recebe uma notificação por SMS – supostamente da operadora de telefonia que já é cliente – afirmando que a solicitação de portabilidade já tinha sido recebida ou efetuada. Muitas vezes, essas mensagens são ignoradas pelos consumidores, mas aí é que está o alerta: ler com atenção essas notificações, pois o golpe pode estar aí.

golpe-da-portabilidade-arte
Essas dicas contribuem para a sua segurança e do seu telefone contra golpes

Mas o que fazer se detectar ou cair no golpe da portabilidade?

Se você receber uma mensagem com teor semelhante e não ter solicitado nenhuma mudança na sua conta:

1- É importante ligar imediatamente para a sua empresa de telefonia e formalizar esse caso com detalhes a não solicitação. Sempre que tiver dúvidas se são verdadeiras quaisquer interações recebidas via e-mail ou SMS, por exemplo, entre em contato com sua operadora de telefonia.

2-Registre um Boletim de Ocorrência.

Quando os criminosos conseguem realizar a portabilidade sem permissão, eles passam a ter acesso a redes sociais e podem alterar dados cadastrais para colocar novas informações e “tomam conta” do perfil, por exemplo. Além de tentarem acessar outras contas dos consumidores lesados.

Como hoje em dia você acessa muitos serviços pelo seu telefone, separamos algumas dicas importantes para proteger seu telefone também:

1- Tenha senhas mais complexas. E evite usar a mesma senha para vários cadastros em diversos serviços
2- Ative a autenticação em dois fatores de e-mail e de seus aplicativos e outros meios de segurança complementares.
3- Remova as contas vinculadas que você não reconhece em seus apps.

4- Instale aplicativos somente a partir da loja oficial de seu dispositivo, assim você não corre o risco de instalar softwares espiões sem querer.

O peso da reputação na construção da confiança com seus consumidores

Consumidores relatam suas experiências com o golpe

Em março deste ano, um consumidor de Rio das Ostras (RJ) passou por uma situação dessas e nem conhecia a operadora que o enviou mensagem. O pior, já estava tendo prejuízos.

“PORTABILIDADE DE LINHA TELEFÔNICA SEM A MINHA SOLICITAÇÃO!!! FOI FEITO portabilidade entre operadoras FLUKE , E SURF TELECON SEM MINHA AUTORIZAÇÃO compete à empresa receptora a conferência da documentação do solicitante, sob pena de responder por eventuais perdas e danos no caso de defeito no serviço. Nem conheço a operadora SURF TECOM esta empresa e hoje descobri que fizeram a portabilidade de meu número de celular SEM MINHA AUTORIZAÇÃO!”

O mesmo viveu essa consumidora de Cotia (SP), que foi notificada de que seria realizada a portabilidade da linha telefônica. “…Porém, não é de meu conhecimento e nem autorização que seja feito tal procedimento. O PROCEDIMENTO JÁ FOI REALIZADO E SEM AUTORIZAÇÃO. Portanto, não é de meu consentimento a portabilidade.

Solicito que seja desfeito o problema o mais rápido possível afim de não aumentarem os transtornos já causados. A minha atual Operadora, informa que a solicitação foi feita ontem 04/04/22, no qual eu desconheço tal solicitação.”

Deixe uma resposta