Criado na Austrália em 2003, o novembro azul possui como objetivo conscientizar os homens sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata.
Esse tipo de câncer, quando precocemente detectado, possui grande chances de cura, porém ainda é um grande tabu entre os homens realizar o exame preventivo.
A conscientização dentro das empresas é de grande importância para que o que hoje é tabu, torne-se um assunto natural de ser abordado.
O que é o câncer de próstata?
É um tumor que atinge a glândula do homem que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra, chamada de próstata.
É um câncer muito frequente entre homens, porém pouco falado entre eles e consequentemente é pouco conhecido.
Após fazer o exame de toque retal, exame de sangue e uma biópsia, a doença é confirmada e o tratamento é iniciado.
Muitas das vezes, o câncer não chega a dar sinais e também não coloca a vida do homem em risco, mas também existem casos que o tumor tem um crescimento rápido e deve ser cuidado para não espalhar-se para outros órgãos, debilitando o homem.
Como faço ações sobre o novembro azul em minha empresa?
1. Palestras educativas com profissionais da saúde
Convidar médicos e profissionais da saúde para falarem sobre o câncer de próstata, tirando dúvidas, explicarem como é feito o exame preventivo, formas de tratamento e formas de lidar com a doença é uma forma de abrir um canal de contato com o funcionário e deixá-lo à vontade para falar sobre o assunto e entender a importância dessas informações para a saúde dele.
2. Identidade visual da marca com o tema da campanha
Vestir a empresa e suas comunicações com o tema novembro azul, faz o funcionário se lembrar da importância da data e de como buscar a prevenção ou tratamento, além de
humanizar o vínculo entre empresa e colaborador.
Veja também: Outubro Rosa é um convite ao autoconhecimento dos seus colaboradores
3. Faça vídeos, podcasts ou textos informativos
Fazer um cronograma para o mês de novembro, que entregue ações e comunicações durante a campanha, fortalece a mensagem central que a empresa deseja entregar ao funcionário.
Além das dicas acima, sempre pense em ações que alavanquem e fortaleçam assuntos importantes que sejam bons para a saúde e bem-estar do funcionário.
Lembre-se que a humanização começa de dentro para fora, pois a cultura do cuidar e do atender bem deve ser fortalecida para todos os públicos.
Saiba também: 3 filmes para relaxar e se divertir nos momentos de descanso