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Impactos da logística e frete no e-commerce

Ao comprar produtos pela internet ficamos naquela ansiedade do produto chegar logo e a felicidade da mercadoria chegar antes do esperado nos enche de sorrisos.

Aquela velha frase, “nossa que experiência de entrega rápida, vou comprar mais vezes”. Esse até chegar a ser um dos primeiros pontos que comentamos com outras pessoas, na hora de indicar uma loja virtual.

Contudo, para surpreender o cliente e conseguir superar suas expectativas é preciso muito empenho, planejamento, e boas ferramentas que deem suporte ao empreendedor.

Como a gestão logística para e-commerce ajuda seu negócio a ir mais longe?

Com o mercado aquecido, mais negócios passaram a apostar nas vendas online, o que acaba aumentando a competitividade e a necessidade de se diferenciar. Usufruir de artimanhas como retirada em pontos de vendas, entrega com hora marcada e todas as formas possíveis de garantir o conforto do consumidor são válidas, e tornam-se um diferencial de peso.

4 dicas para estruturar uma boa gestão logística para e-commerce

Integre e otimize seus processos

Quanto maior for seu controle de informações na logística do e-commerce,

mais eficiente e menos problemas ocorrerá na jornada de entrega. Com o alto volume de cargas e informações a serem gerenciadas, é importantíssimo que todos esses dados sejam integrados e centralizados.

Aposte em soluções para rastreamento das suas entregas

Problemas de entrega representam problemas muito comuns. Contudo, não devem ser considerados normais. Além de trazerem prejuízos financeiros, trazem insatisfação aos clientes e podem fazer um baita estrago na reputação da empresa. Entretanto, um bom processo de logística realmente pode ajudar seu negócio a driblar algumas dificuldades.

O acompanhamento em tempo real não serve apenas para questões de segurança. Essa informação também pode, e deve, ser compartilhada com seus clientes sempre que possível. Assim, você consegue manter o seu público atualizado sobre o status da carga,e também pode fazer uma boa gestão da expectativa dele.

Tente reduzir o ciclo do pedido

Quando o assunto é logística, não tem discussão: tempo realmente é dinheiro.

Nesse fluxo, cada hora gasta em atividades fora do escopo pode significar um atraso na entrega do cliente, problemas na comunicação da equipe, desafios no gerenciamento do estoque, entre outros. Por isso, prezar pela minimização do ciclo do pedido é essencial. Aqui, uma boa ideia é mapear tanto a jornada da equipe quanto a do cliente.

Fique de olho no índice de satisfação de seus clientes

A reação dos seus consumidores é sempre um excelente termômetro na hora de comprovar a qualidade da gestão logística para e-commerce. E da mesma forma, aqueles clientes que acabam ficando insatisfeitos ajudam a mostrar situações, e práticas que precisam ser revistas e corrigidas.

Por isso, é tão importante investir em formas eficientes de monitorar as opiniões do cliente sobre o seu fluxo de entregas.

Na hora de planejar as estratégias de logística para e-commerce, considerar as opções de envio que você irá disponibilizar também é um passo importante. Tenha em mente que oferecer diferentes preços e métodos de envio têm o poder de elevar suas taxas de conversão, já que isso reduz o abandono do carrinho de compras.

Aqui, a dica é começar pelo básico, definindo as necessidades de armazenamento e encontrando a solução ideal para ajudar no dia a dia da gestão logística. E para isso, é importante entender como a operação vai funcionar.

O segredo está em estudar a sua demanda, conhecer bem o seu público e analisar sua capacidade de vazão de produtos para, só então, munido de todas as informações pertinentes da operação, começar a montar um planejamento logístico que se encaixe na realidade do negócio.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre esse logística e frete no e-commerce?

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