Golpe do WhatsApp dispara arquivo .zip: confira 5 dicas do Reclame AQUI para se proteger

Golpe do WhatsApp dispara arquivo .zip: confira 5 dicas do Reclame AQUI para se proteger

Caiu no Golpe do PIX? Ainda dá tempo de pegar seu dinheiro de volta

Recebeu um arquivo pelo WhatsApp? Novo golpe se espalha e pode levar ao banimento da sua conta. O Reclame AQUI conta como fortalecer sua segurança no app

Não é de hoje que o WhatsApp faz parte do dia a dia de todos os brasileiro. Seja pra fechar uma compra, mandar um comprovante de pagamento ou combinar a entrega de um produto, o aplicativo está sempre presente. E por isso, se tornou alvo predileto dos golpistas. 

Nos últimos dias, tem um novo golpe rolando no WhatsApp. O Reclame AQUI explica como funciona e o que fazer para identificar: 👉

Vale a leitura: Recebeu mensagem de encomenda retida? No Reclame AQUI, transportadoras alertam sobre golpe

O que é o golpe do arquivo .zip no WhatsApp?

Dessa vez, a ameaça dispara um arquivo compactado no formato .zip, que dentro dele, esconde um atalho malicioso. Ao abrir esse arquivo, seja no WhatsApp mobile, WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop o usuário acaba instalando o malware SORVEPOTEL, um vírus que replica o mesmo arquivo malicioso para todos os seus contatos.

Esse malware é um tipo de programa que se infiltra no computador e cria mecanismos de persistência, ou seja, permanece ativo mesmo depois de reiniciar a máquina. Ele ainda consegue se esconder de antivírus básicos, o que torna a detecção mais difícil. 

❌ Consumidor, antes de abrir qualquer arquivo que parece confiável, mesmo quando vem de algum conhecido, cuidado!  

Como o golpe do WhatsApp acontece?

O novo golpe que está circulando no WhatsApp explora a confiança do consumidor. Isso porque em vez de depender de um link enviado por um estranho, a fraude se apoia na credibilidade de um contato conhecido e usa como tática a engenharia social.

O golpe não para por aí! Além do risco de roubo de informações pessoais e danos ao dispositivo, o WhatsApp entende o disparo em massa como um comportamento de spam, o que pode levar ao banimento da conta do usuário. 

Um outro detalhe importante, para trazer legitimidade ao golpe, os criminosos utilizam nomes de arquivos que simulam documentos de trabalho ou transações financeiras, como se fossem comprovantes, orçamentos ou documentos. 

Vale a leitura: Golpes nas redes sociais: como proteger seu Instagram, Facebook e WhatsApp

Como se proteger do golpe do arquivo .zip no WhatsApp?

Para se proteger, é preciso ficar atento para não cair em mensagens que apelam para a pressa ou a confiança. Confira as dicas que o Reclame AQUI separou pra você: 

– Confirme com o contato

Nunca, em hipótese alguma, abra anexos ou links inesperados. Mesmo que a mensagem tenha vindo de um familiar ou colega de trabalho, confirme diretamente com o remetente se o envio foi intencional e legítimo. 

– Desconfie da extensão

Fique de olho na extensão do arquivo. Desconfie especialmente de formatos como .exe, .scr, .zip, e .rar. Essa desconfiança deve ser redobrada se a mensagem pedir para você “extrair e abrir” o conteúdo compactado.

– Cuidado com a manipulação

 O phishing usa conteúdos falsos, mas convincentes, que induzem você a clicar. Por isso, o alerta é constante. Desconfie de mensagens que pedem ações imediatas ou têm senso de urgência. Observe erros gramaticais ou de digitação. Além disso, nunca compartilhe dados pessoais, senhas, ou informações de cartão de crédito/conta bancária por solicitação no app.

– Mantenha softwares atualizados

Certifique-se de que o sistema operacional (Windows, macOS, etc.), o navegador e, principalmente, o seu antivírus estejam sempre atualizados. Isso ajuda a barrar ataques antes que eles cheguem a você.

– Desative o download automático

nas configurações do WhatsApp e desative o download automático de arquivos. Dessa forma, você impede que arquivos maliciosos sejam baixados para o seu dispositivo sem a sua autorização.

Caiu no golpe, e agora?

Se você abriu o arquivo e a invasão se concretizou, lembre-se: mantenha a calma e aja rápido

– Desconecte o dispositivo

Coloque seu celular ou computador em modo avião ou desconecte-o da rede Wi-Fi/dados. O dispositivo infectado deve ser isolado para cortar o acesso à internet.

– Encerre as sessões do WhatsApp

Encerre todas as sessões ativas do aplicativo, seja no WhatsApp Web ou Desktop.

– Comunique seus contatos

O vírus se propaga pela confiança. Por isso, o próximo passo é alertar seus amigos e contatos sobre o ocorrido. Peça a eles para que não abram nenhuma mensagem enviada automaticamente pela sua conta.

– Faça uma varredura completa com Antivírus

Realize uma varredura completa no seu computador usando um antivírus confiável para tentar remover o malware. Se o ataque atingiu sua conta de trabalho, comunique imediatamente o setor responsável pela segurança digital ou TI da empresa.

– Altere TODAS as suas senhas

Uma senha comprometida pode abrir portas para novos golpes. Por isso, altere todas as senhas de acesso aos seus serviços mais importantes. 

Consumidor, agora que você entende sobre o golpe que está rolando no WhatsApp nos últimos dias, vale lembrar que atenção e cuidado é mais importante do que qualquer tecnologia. Então, pegue essas dicas: sempre confira a origem dos arquivos, mantenha softwares atualizados e questione mensagens suspeitas. 📌 Compartilhe esse conteúdo com amigos, familiares e colegas de trabalho para diminuir as chances de novos golpes se espalharem. 

Fontes: TechTudo/G1

banner-app

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading