blog reclame aqui

Gerenciamento de loja virtual: Como aplicar

Há quem acredite que fazer o gerenciamento de uma loja virtual é mamão com açúcar, basta coletar os pedidos recebidos, fazer o embalo e enviar aos compradores. Contudo, essas não são as únicas tarefas, e o processo gerencial é muito mais que apenas isso.

Em um mercado que está cada dia mais acirrado e competitivo, fazer com que uma nova marca se estabeleça, ganhe a confiança dos consumidores e se mantenha competitiva exige muita capacidade gerencial.

Logo, nessa matéria traremos dicas e estratégias gerenciais para você destacar a sua loja e alcançar voos cada vez maiores.

Como gerenciar uma loja virtual e quais são suas etapas?

Seja qual for o momento do seu negócio, se acabou de iniciar ou já está operando a um certo tempo, a gestão e gerenciamento do negócio são pontos fundamentais. Uma vez que são elas também que o farão chegar ao sucesso ou fechar as portas.

Sendo assim, é necessário entender cada etapa de gerenciamento de uma loja virtual. Abaixo traremos as 5 principais etapas para um planejamento de gestão.

1 – Fornecedores

Muita atenção ao escolher os fornecedores, pois estes são parceiros do seu negócio. Caso haja qualquer falta de material ou coisas que impossibilitem de você fazer uma entrega, por exemplo, é a sua marca que sairá prejudicada perante o cliente final.

Veja os principais pontos de atenção:

  • cumprir com os acordos.
  • entregar dentro do prazo combinado.
  • oferecer serviço de entrega de qualidade.
  • Ter diversidade de produtos/materiais.
  • Disponibilizar um bom atendimento.
  • Estar atento e seguir as tendências do mercado.

Tenha em mente que a escolha dos fornecedores deve ser feita com muito cuidado. Pois ela acarretará na experiência final dos seus clientes. 

Fornecedores mais flexíveis que oferecem oportunidades como troca ou devolução de mercadorias são mais indicados, e com certeza trarão maiores benefícios ao seu negócio.

2 – Tenha uma estratégia de marketing

Um negócio não dá certo assim do nada, por trás de quase todo negócio bem sucedido existe uma estratégia de marketing muito bem pensada, planejada e executada para atrair clientes.

Nas redes sociais, por exemplo, não basta apenas ter uma conta, é preciso falar a linguagem do seu público de acordo com a rede a qual ele estiver.

Ao gerenciar uma loja virtual, é preciso ter um bom e aprofundado conhecimento sobre marketing digital ou muita vontade de aprender e correr atrás de conhecimento.

Sem um planejamento de ações e campanhas, sua loja estará certamente fadada ao insucesso.

3 – Plataforma atualizada e segura

Escolher a melhor plataforma, que mais atenda às suas necessidades é fundamental para o sucesso da loja virtual.

Existem muitas plataformas no mercado, avalie cada uma delas e considere aspectos como:

  • gestão e gerenciamento de estoque;
  • controle financeiro;
  • gestão de vendas;
  • acompanhamento logístico;
  • cálculo de frete;
  • painel para gestão de campanhas de marketing;
  • promoções;
  • atualização de produtos;
  • integração com meios de pagamento;

A escolha da plataforma é de extrema importância para a gestão do seu e-commerce, logo faça muita pesquisa, tire dúvidas, se possível fale com pessoas que já usam a plataforma para ver o que elas têm a dizer de prós e contras.

Leia também:14 Tendências do e-commerce para 2023

4 – Logística

Outro ponto muito importante do e-commerce é a logística, hoje as pessoas querem receber os produtos cada vez mais rápido em casa e acompanhar todo o processo.

Por isso, será necessário escolher como será esse processo, é possível terceirizar esse trabalho ou até mesmo os correios oferecem planos para empresas.

Na hora da escolha, além dos custos, leve em consideração também qual é o grau de abrangência ao qual você quer atender, isso também vai influenciar nos custos.

5 – Gestão financeira

No gerenciamento do e-commerce, a administração é algo muito importante. Entre os setores da empresa, o financeiro é o setor que merece cuidado diário e de perto.

Para uma boa gestão, acompanhar o fluxo de caixa, os investimentos, vendas e as taxas de conversão. É preciso tomar decisões claras e baseadas na realidade da empresa, assim não deixando passar oportunidades.

Leia também: Meios de pagamento para e-commerce

Essas são dicas básicas, mas muito essenciais para o gerenciamento e sucesso de um e-commerce. Estude bastante, escolha o seu nicho de mercado e mãos à obra.
E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal conhecer mais formas de melhorar seus resultados? Veja também: Descrição de produto: Entenda como fazer no e-commerce!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: