Um e-commerce precisa ter ferramentas para estimular ainda mais a entrada de potenciais consumidores. No entanto, quando você cria a sua marca digital, é necessário entender que apenas a criação da sua loja não é o suficiente para tornar possível as vendas.

Por isso, para turbinar o sucesso do seu e-commerce é importante se atentar a funcionalidades extras. Dessa forma, você pode apostar em ferramentas que tornem a experiência do seu cliente e a jornada de compra, mais fácil e intuitiva. Por fim, podendo potencializar a decisão de compra.

6 funcionalidades essenciais que todo e-commerce precisa ter

Confira a seguir algumas funcionalidades, ferramentas ou recursos que podem ajudar o seu e-commerce a ser de muito sucesso no mercado:

Personalização da sua loja

Para o sucesso da sua loja virtual é preciso que você invista em templates personalizados. No entanto, é necessário levar em conta a personalização escolhida, de acordo com o seu segmento de clientes.

A personalização do template é uma funcionalidade muito importante para a experiência do cliente. Antes de mais nada, é dessa forma que ele poderá identificar sua marca. Invista em layouts customizados, onde você poderá escolher cores, fontes e ícones. Sobretudo, inclusive deixar todos os seus produtos de forma organizada e leve para quem vê. Desse modo, melhorando a experiência de compra do seu cliente e potencializando suas vendas.

Definitivamente, a principal vantagem de ter opções de template personalizado, é a praticidade. A personalização facilita a construção do site, deixando-o mais atrativo, com velocidade e praticamente para quem o acessa.

Por fim, lembre-se, que o tempo de carregamento da página, ou a facilidade para achar um produto, afeta diretamente na experiência de compra. Fazendo-o decidir se compra ou não no seu site.

Categorização de produtos

Sobretudo, ao acessar sua loja virtual, o possível cliente precisa encontrar os seus produtos de modo fácil e organizado. Desde já, como ele não tem acesso ao item físico para provar a qualidade, é super importante ter todas as informações do produto, como, descrição, fotos de qualidade, características, funcionalidades e até mesmo quais os benefícios.

Para trazer um sucesso no seu e-commerce, você pode apresentar um catálogo de produtos organizado e completo. Com mais opções de fotos, e inclusive avaliações de outros clientes. Não esqueça de garantir que o cliente encontre o produto desejado no seu e-commerce, então disponibiliza  um buscador que divida seus produtos por categoria.

Por fim, não esqueça de criar categorias e subcategorias dos seus produtos para facilitar o processo de compra.

Controle empresarial e financeiro

Em seguida, uma das melhores formas de você organizar os processos administrativos da sua empresa é ter um controle empresarial e financeiro. Com esse acompanhamento, é possível otimizar as operações da empresa, desse jeito, investindo o necessário para a manutenção do seu e-commerce e obtendo o máximo de lucro.

Assim também como os processos normais, na gestão financeira estão, o controle de pedidos e vendas, controle de estoque e investimentos. Acompanhando esses pontos, seu e-commerce pode funcionar como uma previsão mais segura das suas ações estratégicas. 

Além de conseguir investir em melhorias que mantenham o seu negócio. Conseguindo também, negociar prazos com fornecedores, implantar campanhas promocionais ou cupom de desconto sem impactar no seu caixa.

Em resumo, após entender todos os processos administrativos que você precisa acompanhar para que o seu negócio se desenvolva, procure no mercado um bom sistema de gestão que possa te ajudar na otimização desses processos.

Atendimento online

À primeira vista, de nada adianta ter uma loja toda bem planejada, se o seu cliente tem dúvidas, porém não ter ninguém para o ajudar. Lembre-se sempre que quando o seu cliente está no processo de compra, ele quer uma resposta rápida. 

Nesse sentido, investir em plataformas de atendimento que integrem a sua plataforma de e-commerce pode ser uma das grandes estratégias para conquistar mais clientes. Além disso, ele pode acontecer por vários meios, como chat online WhatsApp e até por e-mail. 

Esses meios de atendimento podem ser uma comunicação direto com o seu público e te proporcionar alto retorno. Por meio do uso deles, você pode além de tirar dúvidas, fidelizar clientes, enviar promoções e muito mais. 

Não esqueça de usar essas plataformas para também pedir a avaliação do atendimento ao seu cliente. É uma ótima estratégia e que melhora a percepção dos seus clientes em relação aos processos de atendimento, dentro e fora do e-commerce.

Redes sociais

Agora, as mídias sociais podem ser uma funcionalidade estratégica dentro do seu e-commerce. Cada vez mais lojas virtuais se conectam às redes sociais. Com um mercado tão competitivo,é necessário ter um diferencial.

Além de se dedicar a fazer postagens de qualidade, mostre os bastidores da sua empresa  e como funciona o seu dia a dia. Com isso em mente, veja se sua plataforma de e-commerce integra as redes sociais dentro da sua página principal. Isso poderá aumentar a taxa de conversão de visitantes e possíveis clientes. 

As redes sociais também pode ser um bom espaço para vender, como no Marketplace do Facebook e o Instagram Shopping. O melhor de tudo eu ainda não contei, o Facebook Marketplace é gratuito e é possível descobrir e pesquisar produtos à venda do mesmo segmento. Já com o Instagram Shopping, você poderá colocar preços e links nos posts de produtos que encaminham diretamente para sua loja virtual.

Definitivamente, as redes sociais podem ser uma forma de manter contato com clientes, fidelizar e ainda criar mais canais de tráfego para sua loja. Nunca se esqueça de manter a constância e uma boa estratégia para manter o seu cliente sempre próximo do seu e-commerce.

Avaliações e depoimentos

Você sabe que avaliações são extremamente importantes numa jornada de compra? Pois tem o poder de influenciar na decisão de compra de outros consumidores, principalmente quando estão pesquisando por produtos ou serviços dentro do seu e-commerce.

As avaliações de produto vão muito além dos comentários deixados na página de produtos, elas geram conteúdo relevante para a loja e insights valiosos para o lojista, que por sua vez acaba conhecendo melhor seu público e encontrando novas estratégias para aproximá-lo. 

Logo, 75% dos consumidores são motivados pela experiência de compra de outros clientes. Muito mais, inclusive, do que campanhas publicitárias. Isso ocorre, porque os possíveis consumidores, querem saber a opinião de quem já comprou para sentir mais confiança na marca. Portanto, a credibilidade que a loja passa é um dos fatores mais decisivos na hora da compra.

Quem já usa os reviews verdadeiros na sua estratégia?

Grandes empresas como C&A, Centauro, LG, Droga Raia, ÉPOCA Cosméticos, Evino e muito mais já usam o RA Trusvox, por isso essa solução é recomendada também para pequenas, médias e grandes operações.

Quer saber mais sobre como a Trustvox pode te ajudar? Clique aqui e se cadastre.

Deixe uma resposta