Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Destaque

Falha no Banco Itaú gera transtornos. Veja o que rolou e você precisa saber!

Problemas no sistema está gerando centenas de reclamações no site do Reclame AQUI, que acompanha a situação

Consumidores relatam problemas no sistema do Banco Itaú e fazem centenas de reclamações no site do Reclame AQUI, que acompanha a situação

Matéria atualizada às 9h30 de sexta-feira 04/03/2020: No final da tarde dessa quinta-feira, o Banco Itaú informou em seus canais digitais que os serviços estavam sendo restabelecidos de maneira gradual. Por meio dos stories, em sua conta no Instagram, a empresa explicou que o “problema aconteceu por um atraso no processamento de dados”, no sistema.
Ainda por conta da falha gerada no aplicativo e site e inconsistência nos extratos bancários, estendeu os horários para a realização de operações como TED e PIX.

Uma quinta-feira (03/03) agitada, instável e cheia de preocupação para os usuários e correntistas do Banco Itaú. Desde cedo, os correntistas relatam extratos inconsistentes, pontuando tanto o sumiço de valores de suas contas quanto depósitos de origem não reconhecida. Ao longo do dia, o aplicativo do banco e o site saíram do ar, o que tem impedido os usuários de acessar as contas, conferir extrato e realizar operações simples como transferências e pagamentos.

No Reclame AQUI, o Banco Itaú é uma das páginas mais acessadas do site. E por volta das 17h de hoje já apresentava um volume de acessos diários até 9 vezes maior do que o habitual. Reflexo dos consumidores buscando informações sobre a falha no sistema do banco, possível posicionamento e solução da instituição financeira e, claro, reclamando dos problemas gerados.

E durante todo o dia, a #Itaú aparece entre os “trend topics” do Twitter, gerado pelas movimentações inesperadas identificadas nas contas.

falha-itaú-4
Durante todo o dia a #Itaú aparece entre os “trend topics” do Twitter

Itaú diz que a falha “não tem relação com eventos externos”

No meio desta tarde, a equipe do Blog Reclame AQUI tentou acessar o aplicativo, mas ele estava inoperante até o fechamento deste material. O banco exibia uma mensagem com o seguinte recado: “Desculpe, estamos trabalhando para voltar logo”, e orientava os usuários a fazer o download do app no computador para continuar as movimentações.

falha-itaú-3
Mensagem exibida no app do banco Itaú aos correntistas que tentavam logar

Em seu Twitter, o Itaú reconheceu que está enfrentando problemas e que trabalha para corrigir o mais rápido possível. “Alguns clientes estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta corrente. Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos corrigindo o mais rápido possível.”

Além disso, o banco descarta ataque hacker, como chegou a ser cogitado nas redes sociais. “Estamos focados em resolver o problema, e ressaltamos que ele não tem nenhuma relação com eventos externos. Sabemos dos transtornos, estamos trabalhando para resolver o quanto antes.”

Conforme reportagem do G1, o Itaú afirma que a falha está relacionada ao atraso no processamento de dados bancários e que se trata de “problema de intermitência que afeta seus sistemas, com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes.”

falha-itaú-2
Panorama da situação até as 17h23min desta quinta-feira (03/03/2022)

Diante da falha do sistema, uma enxurrada de reclamações para o Banco Itaú

Desde as primeiras horas da manhã, os consumidores já registravam sua insatisfação e preocupação no Reclame AQUI. A falha no Itaú está impedindo operações simples como transferências e pagamentos e apresentou erros nos extratos, login no aplicativo.

Este correntista do Rio de Janeiro (RJ) afirmou que mais de R$ 7 mil desapareceram da sua conta, e cobra, com preocupação, a devolução. “Sumiram 7 mil 240 reais da conta Itaú da minha empresa. Agora minha empresa está parada porque nao temos nem mesmo acesso pelo Internet banking do Itaú.”

Dinheiro que sumiu da conta também está na lista de transtornos. Como apontou esse morador de São Paulo (SP), que acordou com saldo negativo. “Hoje de manhã acordei com saldo negativo de se não me engano R$ 460,00, durante a madrugada havia feito umas compras online e achei que tinha feito algo errado, sem entender a situação fiz a compensação do negativo do dinheiro que tinha em outra conta fazendo um pix. pois se passa dia voces cobram uma taxa diaria. vi que tem noticias sobre o bug, e peço que por favor verifique a minha conta e analisem pois voces vao ver que sumiu meu dinheiro.”

E dinheiro não identificado que entrou na conta? Foi o caso desse correntista de Salvador (BA). “Hoje 03/03/2022 pela manhã realizei um pix de outra instituição financeira e ao entrar no aplicativo do Banco Itaú, observei que estava com um saldo a mais na conta. Fui analisar os extratos para verificar o ocorrido e não tinha nada que justificasse. Então verifiquei que 2 pagamentos que realizei nos dia 26/02 e 02/03, os mesmos não constava e os extratos dos dias citados não esta mais no sistema do banco (App ) Ainda sem compreender, liguei varias vezes para o banco e quando fui atendida o funcionário não sabia explicar o ocorrido e orientou para verificar o extrato pelo telefone. Realizei o que foi orientado, sem sucesso…”

Leia também: Quando fizer sua reclamação, se certifique que ela está indo para a empresa certa

falha-itaú-7
falha-itaú-9
falha-itaú-5
falha-itaú-6
falha-itaú-8

Fonte: InfoMoney, G1, CNN

Deixe uma resposta