blog reclame aqui

Endomarketing: o que é, qual a importância e como aplicar

Investir em estratégias de marketing para atrair consumidores e engajar a audiência é fundamental para vender e fidelizar, não é mesmo? Mas e para atrair colaboradores e mantê-los motivados: você faz alguma coisa? Pois bem, olhar para dentro também é importante para o sucesso de uma empresa. É aí que entra o endomarketing.

Também conhecido como marketing interno, a estratégia é focada em criar um ambiente de trabalho legal para que os colaboradores consigam se desenvolver e apresentar resultados positivos. E olha: esse cuidado melhora a imagem da empresa, gera engajamento e reduz a rotatividade de colaboradores, viu?

A seguir, vamos explicar melhor o que é endomarketing e como aplicar a estratégia na sua empresa. Confira!

Em primeiro lugar, o que é endomarketing?

De maneira resumida, o endomarketing é uma estratégia de marketing para fortalecer a imagem da empresa perante o público interno, isto é, funcionários, colaboradores terceirizados e até fornecedores.

Vale a leitura: Marketing B2B — veja as tendências para 2023.

Como fazer endomarketing na sua empresa?

Não vamos negar que fazer marketing interno é uma tarefa desafiadora. Afinal de contas, não dá para ter controle total dos sentimentos dos funcionários, não é mesmo?

De toda forma, existem algumas ações bem simples que podem melhorar o ambiente e aumentar o engajamento dos profissionais. Veja só alguns pontos interessantes para incluir na sua estratégia.

Pesquisa de satisfação

Assim como o feedback dos clientes fornecem insights para o negócio, a opinião do colaborador também contribui para o aperfeiçoamento dos processos.

Comunicação interna

Crie canais bilaterais para se comunicar com o colaborador e ouvir o que ele tem a dizer.

Imagem ilustrativa de comunicação interna como técnica de endomarketing
Comunicação interna

Treinamento para as equipes

As capacitações são fundamentais para preparar o colaborador para exercer o ofício. Mas olha: esse processo não é restrito ao onboarding, viu? O ideal é oferecer reciclagem de tempos em tempos para manter o alto padrão dos serviços.

Eventos de integração

Happy hour, confraternizações, comemorações para os aniversariantes do mês e por aí vai. Esses eventos são bem legais para melhorar o relacionamento entre a equipe.

Imagem ilustrativa de happy hour - endomarketing
Eventos de integração “Happy hour”

Cuidados com o ambiente de trabalho

Mesa ergonômica, cadeira confortável, ambiente bem ventilado e iluminado, computadores que não travam etc. Todos esses elementos contribuem para um ambiente de trabalho mais leve, sabe? Aliás, nesse contexto também entra o espaço de alimentação, o cantinho do descanso, o local para fazer ginástica laboral, o ambiente para meditação, entre outros.

Políticas de benefícios

Plano de saúde, seguro de vida, vale-alimentação, vale-cultura, convênio com academias, instituições de ensino e por aí vai. Esses benefícios são bem interessantes para atrair talentos e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Programas de reconhecimento e valorização profissional

Que tal fazer uma premiação todos os anos e contemplar colaboradores de alto desempenho? Nesse sentido, vale fazer uma cerimônia toda pomposa para reconhecer publicamente os funcionários e oferecer gratificações como viagens, bônus em dinheiro e até promoções para cargos mais altos.

Além de aumentar o engajamento dos funcionários premiados, esse tipo de ação é bem legal para motivar os demais colaboradores. Afinal de contas, no próximo ano, todos se empenharam ainda mais para também conseguir esse reconhecimento. É uma espécie de competição saudável, entende?

Qual é a importância da estratégia?

Em primeiro lugar, para conquistar consumidores, os funcionários precisam estar muito bem alinhados e engajados com os propósitos da marca. Pensa bem: não adianta criar ações para datas comemorativas e frustrar o consumidor com serviços ruins, não é mesmo?

Pois bem, o endomarketing é focado em fortalecer o relacionamento com colaboradores e criar um ambiente de trabalho agradável. Dessa forma, os funcionários produzem mais e com maior eficiência, entende?

A seguir, vamos listar alguns benefícios para você entender melhor sobre a importância da estratégia. Olha só!

Melhora a motivação dos funcionários

Imagine uma cena: você entra em contato com uma empresa pelo chat e se depara com um atendente totalmente despreparado. Além disso, ele dá a impressão de estar de saco cheio do trabalho e que não gostaria de estar naquele local.

É claro que esse comportamento prejudica a reputação da empresa e afasta consumidores. Aliás, não é à toa que o Reclame AQUI está cheio de queixas desse tipo. Então, o endomarketing é uma questão estratégica que afeta os resultados da marca de maneira geral.

E a motivação está diretamente relacionada ao nível de comprometimento dos colaboradores. Quanto mais engajado o funcionário estiver com os propósitos da empresa, mais eficientes eles estarão nas funções exercidas.

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Nada de ter funcionários que empurram o trabalho com a barriga! Com um endomarketing eficiente, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso acontece por causa do ambiente agradável e de valorização que gera satisfação e motivação entre os funcionários.

Imagem ilustrativa de aumento de produtivadade - a importância do endomarketing
Aumento de produtivadade – importância do endomarketing

Reduz o turnover

O turnover nada mais é que a rotatividade de colaboradores. Funciona mais ou menos assim: o colaborador fica desmotivado, pede demissão em pouco tempo e a empresa precisa investir novamente em processo de recrutamento, seleção e treinamento. Aliás, esse trabalho é bem oneroso para a empresa.

Por outro lado, como o endomarketing melhora a satisfação no ambiente de trabalho, os colaboradores não veem necessidade de pedir conta em busca de melhores oportunidades.

Minimiza o absenteísmo

Já o absenteísmo é quando o colaborador falta ao trabalho — de maneira justificada ou não. Por exemplo: atrasos, saídas no meio do expediente, faltas, atestados e por aí vai. De modo geral, empresas com colaboradores desmotivados apresentam altos índices de absenteísmo e endomarketing pode mudar esse cenário.

Deixa o clima organizacional mais agradável

Em primeiro lugar, o clima organizacional está relacionado aos sentimentos dos funcionários e a forma que eles interagem entre si e com os clientes. E quando os colaboradores estão desmotivados e insatisfeitos, o baixo astral contamina o ambiente inteiro de modo a gerar focas e desentendimentos.

O endomarketing entra nesse sentido para criar um ambiente mais confortável para que os colaboradores convivam em harmonia com os colegas e superiores. O consumidor sente essa mudança, na prática, com um atendimento bem mais amistoso.

Garante qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho mede os níveis de bem-estar físico, mental, interação social e crescimento profissional no ambiente corporativo. E o endomarketing também trabalha para melhorar esse cenário.

Além de reduzir o estresse e as doenças relacionadas ao trabalho, uma boa qualidade de vida também contribui para motivação, engajamento e produtividade.

Moral da história: o endomarketing é uma estratégia de marketing para fortalecer a imagem da empresa perante o público interno. Nesse contexto, entram a comunicação interna, pesquisas de satisfação, treinamentos, programas de benefícios e até eventos de integração. E acredite se quiser: isso pode gerar um aumento nas vendas.

Agora, que tal colocar as dicas em prática aí na sua empresa? Teste tudo e comente aqui embaixo sobre as vantagens da estratégia!

Deixe uma resposta

%d