Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

Consumidores mostram onde querem ver mais descontos na Black Friday 2022

Tendência das pesquisas do Reclame AQUI aponta linha branca de eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos

Black Friday é sinônimo de lista de compras. E pelas pesquisas do Instituto Reclame AQUI, realizadas desde agosto deste ano no site do Reclame AQUI, os consumidores brasileiros já apontaram onde querem ver descontos e o que estão se preparando pra comprar: linha branca de eletrodomésticos (geladeira, coifa, máquina de lavar, microondas…), eletrodomésticos e eletroportáteis e eletrônicos (drone, automação de casa, assistentes, caixas de som, fones…).

lista-de-compras-arte-1
Nas pesquisas do Reclame AQUI, consumidores já apontam produtos que querem na lista de compras da Black Friday

Na onda da Copa do Mundo, itens como artigos de decoração da casa, bebidas, equipamentos de áudio e vídeo, fritadeiras e churrasqueiras estão inclusos na lista de quem se prepara para uma maratona de jogos. Fica a expectativa da compra entregue em tempo.

Em pesquisa recente aplicada no site do Reclame AQUI nos dias 13 e 14 de outubro, juntas, essas três categorias de mercadorias somavam 32% dos itens na intenção de compra dos consumidores. Ao apontar aonde vão investir uma graninha, os consumidores mostram também que estão dispostos a investir em tickets mais altos, ou seja, comprar produtos de alto valor.

Coincidência ou não, alguns itens dessas categorias estiveram, em 2021, na lista dos produtos que receberam mais reclamações na Black Friday. Em 1º lugar, smartphones (9,37% das reclamações), em 2º lugar serviços de entrega (5,03% das reclamações), em 3º lugar tênis (3,8% das reclamações), em 4º lugar cartão de crédito (3,49% das reclamações) e em 5º lugar TV (3,03% das reclamações).

lista-de-compras-arte-2
Em 2021, alguns itens da atual lista de compra figuravam entre os produtos mais reclamados da Black Friday

No entanto, essa disposição para abrir a carteira para mercadorias de valores mais altos vai depender diretamente dos percentuais de desconto que as lojas estão dispostas a oferecer. Independente da mercadoria, do valor, de como vai pagar – se à vista ou a prazo – e onde vai comprar, uma coisa o consumidor brasileiro não larga a mão: pesquisar. 

Essa iniciativa cresceu no último mês. Mais pessoas estão monitorando a variação de preços, de 66% no mês de setembro para 75% no mês de outubro. O que, mais uma vez, mostra um interesse na Black Friday e a precaução antes de comprar. Agora, é esperar as oportunidades e ver quais valem a pena.


O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.

O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.

Aquecimento Black Friday: se ainda não se preparou para a data, o Reclame AQUI tá pronto pra te dar uma mãozinha

Papo de consumidor: comprou de marketplace e deu ruim?

Cupons do Reclame AQUI: saiba como comprar produtos com desconto antes da Black Friday

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: