blog reclame aqui

Dicas úteis para seu eletro: Evite acidentes com o seu fogão

Você é do time que ama cozinhar e recriar pratos incríveis com a fiel ajuda do seu fogão?

Pode ser aquele eletro novinho com um design moderno ou até mesmo um fogão que já passou por poucas e boas, mas para qualquer que seja o caso é necessário estar ciente e tomar os cuidados mais simples para evitar acidentes na cozinha.

Por isso, hoje, nossas dicas úteis serão para o seu fogão! Dicas práticas e simples te ajudarão a se livrar de qualquer problema e até mesmo aumentar a vida útil do seu aparelho.

Leia mais: Dicas úteis para seu eletro: cuidados para não estragar sua máquina de lavar (e suas roupas)

dicas de como evitar acidentes com seu fogão
Práticas simples podem te ajudar a se livrar daquele problemão na cozinha

Quem faz a instalação do fogão? Sim, ele mesmo, um profissional habilitado!

A instalação do fogão deve sempre ser feita por um profissional capacitado e, principalmente na hora de conectar o gás pela primeira vez – ainda mais quando estamos falando de gás encanado – , é obrigatório chamar a empresa responsável, pois somente ela está apta a fazer esta liberação.

Cabo da panela é sempre para dentro

Já é conhecida essa regrinha, mas é sempre bom ressaltar para não esquecer: devemos manter o cabo da panela sempre virado para dentro do fogão, pois isso evita esbarrões inesperados e possíveis acidentes com queimaduras. Essa regrinha se torna indispensável se houver criança dentro de casa.

Botijão de gás? Se puder, mantenha do lado de fora da cozinha

Se o fogão tem botijão de gás, o Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda deixá-lo do lado de fora da cozinha. O gás é altamente inflamável e na hipótese de vazamento, o botijão precisa estar em lugar livre para que o gás possa se dissipar no ar. Se isto acontecer com ele dentro da cozinha o gás ficará retido e qualquer faísca pode causar uma explosão. Além disso, a inalação do gás é extremamente perigosa, podendo levar uma pessoa à morte.

Sabe aquele famoso pano de prato? Longe do fogão!

Um detalhe que pode passar despercebido é o pano de prato. Um alerta fundamental é mantê-los longe do fogão, do botijão de gás e de eletrodomésticos que emitem calor, já que o tecido pode contribuir para que o fogo se alastre mais rapidamente.

Não jogue seus alimentos no óleo quente

Essa ação faz com que os respingos queimem a sua pele. O ideal é usar uma escumadeira, onde se coloca o alimento e a partir daí ela é deixada cuidadosamente no óleo, diminuindo a chance de espirrar e manter principalmente a sua mão a uma distância segura. Além de se proteger, você também evita sujeira: o óleo não vai espirrar no fogão nem no chão ou na roupa. Ah, sempre que possível, utilize luvas térmicas. A temperatura das panelas e utensílios podem causar queimaduras graves em contato direto com as mãos.

Panelas mais seguras a partir de 14 cm de diâmetro

O recomendável é usar panelas com no mínimo 14 cm de diâmetro para evitar que fiquem “dançando” ou com mau encaixe nas trempes (são aquelas divisões de ferro que vão em cima do seu fogão). Com isso, você evita que as panelas caiam e causem acidentes.

Mantenha a tampa de vidro aberta durante o uso do fogão

Nunca abaixe a tampa de vidro enquanto estiver utilizando o forno ou os trempes, já que o contato do vidro com ambientes mais quentes pode estilhaçar ou quebrar essa peça. Evite manuseá-la nesse período.

Leia também: Dicas úteis para seu eletro: Costuma colocar no micro-ondas alguns desses itens? Evite!

Uma boa limpeza sempre cai bem!

Para iniciar os trabalhos, desconecte o seu fogão da tomada, desligue o gás (caso seja o caso do seu aparelho) e deixe-o esfriar antes da limpeza. Agora, é hora de remover as grades, os queimadores e os botões do fogão e do forno. Lave-os em água corrente com esponja macia e detergente neutro. Se, após a primeira lavagem você achar que continuam engordurados, deixe-os de molho por cerca de 30 minutos em água morna com sabão (ou o detergente neutro).

O que não usar na limpeza do seu fogão?

Nunca utilize produtos abrasivos (como por exemplo cloro, sapólio, alvejante etc) em mesas de vidro temperado. Eles irão desgastar e arranhar seu tampo, tirando até mesmo o brilho da peça. O melhor aliado na limpeza do fogão é o pano úmido, mas ele precisa estar limpo. Escolha um tecido que não deixe resíduos, como os de microfibra ou flanela.

Sobre as esponjas de aço? Fuja!

Elas não são indicadas para fogões com mesa de vidro pelos mesmos motivos dos produtos abrasivos. Ao optar pelas esponjas de limpeza, lembre-se de usar apenas o lado liso (não abrasivo). Não esfregue, apenas passe a esponja no mesmo sentido e vá puxando a sujeira. É importante que você seque imediatamente a superfície do seu fogão, pois se deixar longo tempo secando naturalmente ele apresentará manchas provenientes das marcas de água.

Fonte: Casa e Jardim

Seu fogão tem apresentado problemas?

Se o seu aparelho tem um bom tempo de uso e já apresentou algum problema ou defeito, o Reclame AQUI pode te ajudar. No Reparô, app parceiro do Reclame AQUI, você conserta seu eletro com qualidade, segurança e preço justo. 

Todas as assistências credenciadas do Reparô passam por uma certificação especializada para que todos os profissionais estejam habilitados e qualificados para resolver a falha do seu equipamento. Para saber mais sobre o Reparô, visite o site ou instale o app.

“Quebrô”, conta com Reparô

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d