“Vem mais pra cá que está contra a luz”, “deixa eu pegar o melhor ângulo”, “a distância está boa?”, “tira a foto na horizontal”, “foca mais na gente”, “tá tirando foto ou tá gravando?”…
Já ouviu algumas dessas frases?
Então prepare o seu celular e a câmera para tirar boas fotos, porque hoje é o Dia Mundial da Fotografia! Resumidamente, a data foi escolhida por ter acontecido, neste mesmo dia em 1839 na Academia de Ciências da França, a apresentação pública do Daguerreotipo: primeiro aparelho com processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público.
Nos tempos atuais, dia 19 de agosto tornou-se a principal referência internacional para homenagear a fotografia e os fotógrafos. E essa é a paixão e o hobby em comum entre milhões de pessoas, que adoram registrar paisagens, momentos com amigos e até selfies!
Afinal, quem não quer tirar uma boa foto para reviver boas lembranças?!
Por isso, neste Dia Mundial da Fotografia, separamos alguns conselhos para você conseguir registrar uma foto incrível com seu celular!
Leia mais: Compre com mais segurança conhecendo os Selos do Reclame AQUI

Pratique a regra dos terços
Essa é uma técnica simples e que está escondida nas configurações dos celulares. A regra ajuda a compor um cenário mais equilibrado, independentemente do que está sendo capturado.
Para aplicar essa técnica, é preciso que a fotografia se encaixe em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Em fotos de paisagens, por exemplo, deixe o céu no terço superior e o chão no terço inferior, por exemplo, mantendo o centro da paisagem alinhado ao segundo terço. Nos cruzamentos das linhas, você pode alinhar o horizonte, destacar árvores, prédios, pássaros ou outros elementos.
Defina o foco da sua câmera
É comum que os celulares tenham o foco automático no primeiro plano, mas nem todas as fotos que você tira no telefone tem um assunto óbvio. Por isso, ao abrir sua câmera, ajuste onde você deseja focar a lente da câmera e toque na tela em que deseja aprimorar a visualização. Se você estiver tirando uma foto de algo em movimento, toque na tela para corrigir o foco da câmera do celular e assim garantir que o objeto em movimento tenha o máximo de foco possível.
Evite o zoom
O zoom é válido apenas para um celular que possua lentes específicas ou recursos que potencializam essa ampliação. Isto acontece porque, na maior parte dos celulares, o zoom é digital e influencia diretamente a sua qualidade, deixando a foto granulada, borrada ou, em alguns casos, fazê-la perder a definição por completo. Se precisar, é possível utilizar acessórios que realizam essa tarefa, como lentes próprias para celulares.
O espaço negativo faz a diferença
“Espaço negativo” refere-se às áreas ao redor e entre os elementos principais de uma imagem, podendo transformar uma foto “boa” em uma foto “ótima”.
Quando você inclui muito espaço vazio em uma foto, o que você busca captar se destaca mais gerando uma reação mais forte do espectador. E como pode ser o espaço negativo? Geralmente, é uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio ou uma parede grande.
Que tal perspectivas diferentes?
Tirar fotos de um ângulo único e inesperado pode tornar suas fotografias memoráveis, criando uma ilusão de profundidade ou de altura, além de se tornar uma imagem diferenciada, já que a maioria das fotos feitas com celular são feitas na altura dos olhos. Tente tirar uma foto apontando diretamente para cima, brincando com o céu como espaço negativo ou apontando a câmera para baixo.
Utilize o modo HDR
Fotos em HDR possuem um bom balanço entre as diferentes intensidades de luz que existem em um mesmo cenário e tudo isso é obtido graças à combinação de fotos com tonalidades diferentes de luz, sombra e tempo de exposição, garantindo uma imagem com maior definição de cores e contrastes.
Mas use essa opção com cuidado, pois quando utilizada de maneira inadequada, o modo HDR pode deixar a foto com um aspecto artificial.
Flash a noite? Nada disso!
Às vezes, o uso do flash da câmera pode melhorar uma foto – mas raramente isso acontece quando o usamos à noite. Como fotos escuras revelam um contraste muito mais nítido do flash do seu celular, ele pode fazer com que qualquer flash pareça invasivo e desigual.
Em espaços já bem iluminados, no entanto, um flash pode ajudar a suavizar algumas sombras escuras atrás ou abaixo do elemento principal.
Ajuste a exposição manualmente
Ao tocar na tela quando a sua câmera está ligada não apenas redireciona a lente para um novo assunto mas também ajusta automaticamente a luz que a câmera deixa entrar. Isso também nem sempre ficará bom, então, é melhor ajustar manualmente.
Basta abrir o aplicativo da câmera e encostar na tela. Quando você observar a focagem das lentes, verá um ícone de sol muito pequeno e uma escala vertical. Deslize lentamente o dedo para cima e para baixo nesta escala para ajustar o nível de luz.
Combine o temporizador e o tripé
Chega de ficar fora das fotografias ou precisar pedir para desconhecidos registrar a sua foto. Com apenas um tripé e o temporizador da câmera você pode definir uma contagem regressiva antes de a foto ser tirada e garantir que ninguém fique de fora do registro.
Trate as suas fotos
Você não precisa ser um profissional de edição de imagens para dar um toque extra nas suas fotos. Há diversos aplicativos que permitem o ajuste de contraste, brilho, balanço de branco, entre outros recursos para melhorar a qualidade dos seus cliques e existem muitas boas opções disponíveis para iPhone (iOS) e Android.
Ainda falando sobre celular, fizemos uma análise detalhada sobre os celulares com ótimas câmeras disponíveis no Brasil. Vem ler a matéria completa clicando aqui.
Lembre-se que essas dicas são apenas algumas orientações para uma boa fotografia, mas o importante é que você priorize o que deseja registrar neste momento, organizando a sua foto de maneira que você fique feliz!
Confira também: Página de reviews no Reclame AQUI: você costuma acessar?
Fontes: Techtudo / O casal da foto