Dia 8 de março é conhecido por ser o Dia Internacional da Mulher. Neste dia, celebramos as conquistas das mulheres no cenário social, político e econômico. 

Mas sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, principalmente quando falamos em igualdade, inclusão e diversidade nas empresas, pois no mundo todo as mulheres ainda enfrentam algumas dificuldades quando o assunto é salário, jornada dupla, liderança, preconceito e mais.

Leia também: Por que faz sentido pensar em diversidade e inclusão nas empresas?

Sendo assim, dentro das empresas, muitas ações acontecem nesta data, porém ainda levantam alguns questionamentos. 

Por este motivo, e pensando em como lembrar o Dia Internacional da Mulher sem reforçar estereótipos, preparamos algumas dicas de como sua empresa pode realizar uma ação que tenha um impacto real dentro da organização, e promova o empoderamento de suas funcionárias. Acompanhe:

Roda de conversa

Promova uma conversa sincera onde as mulheres sintam-se à vontade para falar. Alguns temas interessantes: amor-próprio, assédio, autoconfiança, empoderamento, histórias inspiradoras. Esse é um momento para as mulheres falarem e serem ouvidas.

Dinâmicas

Desenvolva dinâmicas que possibilitem a reflexão para o grupo, e que visem sororidade. Trabalhar a união dos colaboradores é importante, inclusive, agrega conhecimento sobre o assunto e ajuda toda a empresa.

Palestra com mulheres inspiradoras

Convide uma palestrante para um diálogo com grupo. A ideia é uma conversa inspiradora e empoderada, principalmente com histórias de sucesso.

Presente empoderado 

Pensando em não reforçar estereótipos o presente pode ser, por exemplo, um livro de alguma autora inspiradora, um quadro, copos ou camiseta com frases de empoderamento, coragem e força.

Repense as políticas internas

Mais importante do que celebrar essa data, é realizar ações com toda empresa que de fato mudem o dia a dia das mulheres, por isso, pense em políticas inclusivas e garanta que sua empresa escuta as funcionárias.

Veja: Como incluir ações sobre a diversidade racial em sua empresa?

Por fim, o mais importante é que as mulheres sintam-se livres e respeitadas para exercer seu trabalho da melhor forma possível, e que sejam acolhidas diante de alguma situação inconveniente, afinal estas ações devem ser praticadas no dia a dia, e não apenas em datas especificas.


Deixe uma resposta