Dia do Consumidor: veja dicas para fugir de ciladas na internet

Dia do Consumidor: veja dicas para fugir de ciladas na internet

Ofertas e promoções podem surgir no Dia do Consumidor celebrado nesta sexta-feira, mas é preciso tomar cuidado para não cair em golpes na internet

Hoje é o Dia do Consumidor, ótimo dia pra comprar algum produto ou serviço, certo?

Depende.

A gente ama gastar um dinheirinho, principalmente naquelas comprinhas que estão fazendo falta ou se fazem necessárias, mas sendo no dia de hoje ou em qualquer outro momento, precisamos ficar de olhos bem abertos na internet.

O motivo? Os velhos conhecidos que sempre estão fazendo novas vítimas no ambiente online: os golpes!

De vez em quando aparecem promoções e ofertas bem tentadoras durante a navegação ou quando estamos nas redes sociais e muitas vezes nem nos damos conta que se trata de um esquema fraudulento.

Por isso, AQUI estão algumas dicas pra você fugir dessas armadilhas, fazendo compras com muito mais segurança e em lojas reais!

Compre de fontes confiáveis

Prefira comprar em sites conhecidos e que possuem uma segurança maior. Verifique se o site possui um cadeado na barra de endereços e se o endereço começa com “https”, o que indica uma conexão protegida. 

Até o final do endereço “.br” pode representar um site mais seguro, visto que os criminosos costumam registrar seus sites em países estrangeiros.

Desconfie de ofertas muito boas para serem verdade

Se uma oferta parecer boa demais, desconfie. Golpistas muitas vezes usam preços muito baixos ou senso de urgência (ex: a oferta acaba em 1 hora, ou frete grátis para todo Brasil) para atrair vítimas.

Pesquise em outras lojas para comparar os valores reais do produto desejado.

Verifique a reputação do vendedor

Antes de comprar de um vendedor desconhecido, pesquise sua reputação. Pesquise no Reclame AQUI as reclamações e avaliações de outros compradores e evite vendedores com reputação “Ruim “ou “Não Recomendada”.

Já os índices de reputação “RA1000”, “Ótimo” ou “Bom” indicam que a empresa é comprometida em resolver as insatisfações dos clientes e se propõe a prestar um bom e eficiente atendimento ao consumidor.

Fique atento ao endereço do site

Além de priorizar sites com conexão segura, é fundamental saber o site oficial de uma empresa. Sites falsos imitam endereços de sites legítimos com pequenas diferenças (como nomes ou caracteres similares). 

Verifique o endereço do site com cuidado e faça a comparação com o site original para evitar fraudes. 

Use métodos de pagamento seguros

Sites falsos costumam oferecer pagamentos instantâneos (boleto e PIX) como meios de pagamentos, pois são meios mais burocráticos e difíceis de serem estornados. Não faça nenhum tipo de pagamento antes de confirmar que o site é seguro.

Prefira usar métodos de pagamento como cartão de crédito ou PayPal, que oferecem proteção ao comprador em caso de fraude.

E evite sites que têm poucas possibilidades de pagamento.

Evite clicar em links suspeitos

Não clique em links de e-mails ou mensagens suspeitas! Os fraudadores enviam e-mails, mensagens e sms com senso de urgência para enganar consumidores e assim capturar dados pessoais ou instalar programas maliciosos. Se desconhecer o remetente, reporte a mensagem como spam e exclua os e-mails e sms. 

Fique atento a anúncios que prometem grandes descontos e ofertas exclusivas em sites, ou redes sociais como Instagram e Facebook. Verifique a autenticidade dos perfis que estão divulgando o produto e pesquise os sites no Detector de Site Confiável antes de realizar sua compra.

Essas são algumas medidas práticas que você pode adotar para evitar golpes online e compras duvidosas na internet. Sempre mantenha-se alerta e compre online com muito mais segurança e tranquilidade!

Durante esta semana, o Blog RA compartilhou dicas que te ajudam a ter melhores experiências de compra pela internet. Acesse AQUI para acompanhar todos os conteúdos!

Vale a pena ler! Sua avaliação conta muito: saiba a importância de avaliar as soluções das empresas no Reclame AQUI

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading