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Dia do Consumidor: Descubra a intenção das empresas para a data

Dia do Consumidor: Descubra a intenção das empresas para a data

Pesquisa dia do consumidor 2023

O Dia do Consumidor ainda é uma data que não é tão conhecida conforme outras já tradicionais, como por exemplo a Black Friday, Dia das Mães, entre outros. Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor figura entre as datas mais relevantes do varejo, perdendo apenas para Black Friday no caso dos lojistas de e-commerce.

E você conhece a data? Sabe qual a origem dela? Vem comigo nessa leitura que vou te contar todos os detalhes e curiosidades sobre o Dia do Consumidor.

Como nasceu a data?

A quem pense que o Dia do Consumidor foi criado apenas para ser mais uma data comercial, a fim de movimentar o primeiro semestre do ano que normalmente é mais lento em termos de faturamento. Contudo, isso não é verdade e existe muito significado por trás dessa data.

O Dia do Consumidor nasceu de uma iniciativa dos anos 1960, pelo então Presidente dos EUA, John Kennedy, que discursou exaltando os direitos dos consumidores tais quais o direito à informação, segurança, de escolha, de ser ouvido e por aí vai. Depois desse fato histórico, outros países também começaram a voltar sua atenção para o amparo do consumidor.

Entretanto, somente em 15 de março de 1983 foi comemorado oficialmente pela primeira vez o Dia do Consumidor.

E no Brasil?

Aqui no Brasil, somente nas décadas de 60 e 70 em razão das crises socioeconômicas da época que o movimento se originou e foram criados os primeiros órgãos de proteção ao consumidor.

Após isso, já nos anos 80, os então órgãos reguladores que haviam sido criados fizeram pressão sobre o Congresso Constituinte para colocar na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor. 

Ao encontro a isso, sancionou-se a Lei n. 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor, que vigorou em 11 de março de 1991, e é o grande responsável por regular todas as relações de consumo sejam de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.

Hoje em dia, cada loja ou empresa tem suas próprias estratégias para impulsionar seus resultados na data. Contudo, mesmo nos dias atuais a data não é tão difundida pelo público.

O Instituto Reclame AQUI aplicou uma pesquisa com o consumidor B2B, para medir o interesse das empresas na data para esse ano de 2023.

Confira o comportamento das empresas para o Dia do Consumidor:

A fim de medir o comportamento e a expectativa das empresas para a data que se aproxima, foi aplicado uma pesquisa com um total de 1.000 mil empresas respondentes. Veja a seguir os dados levantados:

E por aí na sua empresa, como estão seus preparativos para a data? Para você que é e-commerce e que vai participar da data, preparamos uma lista com 5 dicas de ações para te dar aquela mãozinha especial. Confira! 

5 ações que você pode preparar no seu e-commerce para o Dia do Consumidor 

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia do Consumidor e também qual a intenção das empresas para a data, que tal aprender algumas ações para destacar a sua loja?

1. Experiência do consumidor

Ter preços competitivos é importantíssimo, mas para sair na frente dos concorrentes e fidelizar os clientes é preciso elevar a experiência do cliente, entregando a ele além do esperado.

São muitos os pontos que devem ser levados em consideração, desde a abordagem do storytelling da promoção, site agradável e intuitivo, até a entrega em prazos que superem a expectativa e etc. 

2. Frete grátis

Esse sempre foi um grande apelo para as promoções de e-commerce e, conforme os dados da pesquisa, já é algo que está na expectativa do consumidor que irá às compras. Logo, não deixe de aproveitar essa oportunidade, você pode, por exemplo, colocar um valor mínimo de compras para condicionar a condição do frete gratuito.

3. Preços promocionais e venda de produtos complementares 

Encare as datas promocionais como oportunidade de elevar o ticket médio da sua loja. Sendo assim, por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas pode fazer promoções como aquelas de pague 3 e leve 4. Esse tipo de promoção sempre é muito bem vista pelos consumidores e o incentivam a gastar mais pela vantagem que estão vendo na compra.

4. Ofereça cupons de desconto

Todo mundo ama um descontinho, não é mesmo? E, às vezes, por mais que o cliente nem esteja tão empolgado para comprar ao ver o cupom, ele acaba indo para o site dar uma olhadinha a fim de não perder o desconto e lá acaba por comprar só para não perder o benefício que ganhou.

5. Invista em prova social

As avaliações no e-commerce são fundamentais para aumentar as conversões e a confiança do consumidor na loja virtual. Para se ter uma ideia, as chances do consumidor fechar uma compra em um e-commerce que apresenta avaliação de produtos é 270% maior do que em e-commerces sem opinião de outros consumidores.

Além das avaliações do produto, para potencializar ainda mais o poder dessa estratégia, você pode unir isso também com as redes sociais, pedindo que clientes gravem vídeos falando sobre as experiências que tiveram com sua marca.

O marketing boca a boca ainda é uma das mais poderosas ferramentas que existem e seus resultados são extremamente positivos e afirmados por inúmeros estudos.

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Veja alguns dos benefícios que a RA Trustvox traz para o seu e-commerce:

  1. Atraia maior tráfego para sua loja e passe confiança aos consumidores exibindo suas avaliações no Google;
  2. Potencialize as suas avaliações espelhando elas em diferentes e-commerces da mesma marca;
  3. Fale o idioma dos seus clientes em qualquer lugar do mundo;
  4. Tenha avaliações com upload de imagens;

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