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Dia das Mães 2023: 43,88% das empresas vão oferecer desconto nas compras

O Dia das Mães 2023 está chegando e este é mais um dia de comemoração que costuma impulsionar a venda das empresas no primeiro semestre do ano. Todavia, para ter uma campanha de sucesso, é preciso organizar os processos internos para dar conta da divulgação, estoque e, claro, atendimento durante e pós-venda.

O Reclame AQUI, que completou 23 anos de existência, se dedica para entender o comportamento e a expectativa dos empresários em datas sazonais. Sendo assim, lançamos uma pesquisa para empresas de diferentes segmentos e tamanhos, a qual atingiu um grau de confiança de 95%.

Mas antes de mais nada…

Primeiramente, é necessário entender que esta data tem um forte apelo emocional e os consumidores, independentemente do ticket médio, tendem a presentear mulheres que exerceram esse papel em suas vidas.

Nesse sentido, empreendedores que se preparam para esta celebração vão conseguir sair à frente dos concorrentes, tanto no digital quanto no físico, e faturar ainda mais na data.

E, para ajudar quem busca potencializar ainda mais sua campanha, trouxemos 6 insights que descobrimos sobre o comportamento das empresas nesta época especial. Vale ressaltar que esta lista foi criada de acordo com insights gerados a partir dos nossos dados exclusivos.

6 insights que descobrimos sobre este Dia das Mães Dia das Mães 2023

1. Identifique o seu público-alvo

43,04% das empresas respondentes da pesquisa afirmam lançar campanhas específicas para esta data, em contrapartida a 56,96% que responderam negativamente à pergunta.

Caso a sua empresa divulgue uma ação especial nas próximas semanas, é de extrema importância conhecer e analisar os dados demográficos e comportamentais do seu público.

Dessa maneira, você consegue direcionar suas mensagens e ofertas de forma que façam sentido para o Dia das Mães 2023 e aumentam as chances de conquistar os 30% de consumidores que estão indecisos sobre a data.

2. Ofereça promoções e descontos especiais

Lançar promoções exclusivas para atrair os clientes nesta data é quase unanimidade, tendo sido a opção mais escolhida por 43,88% empresas.

Ou seja, esta é uma boa aposta caso a sua empresa ainda não tenha decidido o que fazer, mas não quer ficar atrás da concorrência.

3. Invista em outras experiências do consumidor

Existem outras maneiras de se destacar da concorrência. Além de produtos físicos, sua empresa pode oferecer outras experiências que aumentam a chance de fidelizar os clientes, como condições especiais de pagamento (19,39%), brindes (13,27%), frete grátis (8,16%), entre outros.

4. Utilize as redes sociais para se comunicar

As redes sociais são canais poderosos para promover seu negócio e você não pode ficar de fora dessa.

Para ter uma ideia da dimensão das redes sociais, 29,34% das empresas respondentes vão usar organicamente as redes sociais e outros buscadores para divulgar sua campanha. Além disso, 23,97% vão investir em mídia paga nestes mesmos canais para aumentar ainda mais o seu alcance.

Então, não deixe de criar conteúdo relevante e envolvente relacionado ao Dia das Mães. Por exemplo: dicas de presentes, histórias inspiradoras ou depoimentos de outros clientes satisfeitos. Por fim, incentive seus seguidores a compartilhar suas promoções e ofertas especiais.

5. Faça parcerias estratégicas

Considere estabelecer parcerias com influencers ou outras empresas, com vouchers de descontos ou promoções complementares, para ampliar seu alcance e atrair novos clientes. Esta ação faz parte da estratégia de marketing de 11,16% empresas que responderam nossa pesquisa.

6. Tenha uma presença online otimizada

Certifique-se de que seu site, redes sociais e Reclame AQUI estejam otimizados para o Dia das Mães 2023. Isso inclui exibir sua identidade visual para a ação e divulgar produtos de forma clara, bem como garantir que a usabilidade do site seja fácil, segura e eficiente.

Existem oportunidades para você dentro do Reclame AQUI

É comum que o seu número de visitas aumente em comemorações sazonais. Por isso, a sua empresa pode se antecipar e caprichar na personalização da página para transmitir mais confiança e divulgar seus produtos neste Dia das Mães 2023.

A RA Brand Page oferece funcionalidades exclusivas que aumentam os pontos de contato com o consumidor, inclusive incentivando o autoatendimento, além de dar acesso a dados exclusivos sobre o comportamento do seu cliente e de até 3 empresas concorrentes, e muito mais.

Agora veja mais resultados da pesquisa sobre o Dia das Mães 2023 👇

Imagem 1 texto Dia das Mães
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Você sabia?

A celebração do Dia das Mães tem origem antiga, quando civilizações gregas e romanas realizavam festivais em homenagem às mães dos deuses.

Na Inglaterra, no século XVII, era celebrado o “Domingo da Mãe”, um dia em que os fiéis ganhavam folgas de seus trabalhos para visitarem suas mães.

Já nos Estados Unidos, a história do Dia das Mães como entendemos nos dias atuais começou em 1908, quando a ativista Anna Jarvis organizou uma homenagem a sua falecida mãe, a qual havia sido uma pacifista e defensora da saúde pública. A iniciativa ganhou popularidade e, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, oficializou a data como um feriado nacional.

No Brasil, o Dia das Mães foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas em 1932, a ser comemorado no segundo domingo de maio. Todavia, a primeira celebração que temos registro aconteceu no dia 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.

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