Como todos já sabem, a pandemia do novo Coronavírus chegou ao Brasil depois de infectar centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Muitas cidades e até mesmo países tiveram que mudar a sua rotina para impedir que o vírus continue se disseminando entre a população.

É este cenário que as empresas vão começar a enfrentar nas próximas semanas, e, com uma economia mundial que está oscilando a todo instante, é preciso pensar em estratégias para tentar seguir o jogo mesmo com a rotina parcialmente modificada.

Acompanhe no post o que muda na rotina das empresas com o Coronavírus.

Orientações para os funcionários

Em um momento tão delicado como esse, as empresas precisam trabalhar fortemente a comunicação interna com seus colaboradores.

Dessa maneira, evitando também as fake news, é de responsabilidade das empresas a transmissão de informações corretas, visando o bem dos funcionários.

Com isso, espalhar informações relevantes e oferecer suporte para quem estiver precisando são essenciais e fundamentais, principalmente no cenário atual.

Dentro da nova rotina, é crucial manter uma comunicação clara, objetiva e verdadeira.

Possibilidade de Home Office

Outra mudança na rotina de uma empresa é a possibilidade de liberação para os colaboradores trabalharem em casa.

Claro, essa é uma medida que alcança poucas empresas, pois outras funções claramente necessitam estar no ambiente propício de trabalho para funcionar.

De todo modo, para empresas que optaram por essa alternativa, vale testar a rotina de Home Office e ver como a companhia consegue lidar com a comunicação e a realização dos trabalhos diários.

Trabalhar de casa sem alternativas por conta de força maior nunca é legal, e é aí que deve entrar o apoio da empresa para entregar feedbacks sobre os resultados e também escutar os funcionários a respeito de como está indo a experiência deles.

De maneira geral, no momento em que o Coronavírus está mais presente do que nunca, fazer Home Office de fato se faz necessário principalmente para resguardar a saúde e o bem estar dos colaboradores.

Por não ser algo de certo modo obrigatório, é importante que as empresas pensem com bastante ética a possibilidade do Home Office.

É preciso ter planejamento para efetivar Home Office

No Reclame AQUI, internamente, foi liberado um manual de boas práticas de Home Office. Você pode acessar aqui e acompanhar as orientações da companhia. 🙂

Dentro de um dos sites mais acessados do país como o Reclame AQUI, foi preciso pensar e agir rápido em face do avanço do Coronavírus.

“Fico muito orgulhoso do brasileiro e muito mais dos colaboradores do ReclameAQUI neste momento difícil para todos nós. Em apenas 3 horas estávamos preparados para que toda empresa ficasse 100% home office.” Mauricio Vargas, CEO Global do Reclame AQUI, em seu LinkedIn.

No meio de uma situação difícil, o Reclame AQUI conseguiu deixar 100% dos seus colaboradores em Home Office. Sendo bem pensada, é possível conseguir uma reestruturação com sucesso.

“Hoje tomamos a decisão de instituir trabalho 100% remoto no Reclame Aqui como forma de lidar com a pandemia da COVID-19 e cooperar com o país.” Edu Neves, CEO Brasil do Reclame AQUI, em seu LinkedIn.

Portanto com planejamento certeiro e objetivo, aliada a uma boa comunicação, fica mais fácil fazer essas mudanças.

Transforme reuniões presenciais em videoconferências

Nada como uma reunião presencial para entender melhor o que um cliente deseja. Por ela, é possível perceber todas as nuances e detalhes que podem fazer a diferença em uma negociação importante.

Porém está se tornando bem comum, devido a localidade dos clientes, problemas com agenda, entre outros fatores, as videoconferências ou simplesmente calls para realizar esse tipo de reunião.

Sendo assim, dentro do contexto do Coronavírus, as calls podem substituir muito bem as reuniões presenciais, e ainda facilita a comunicação entre mais pessoas que não poderiam participar por outros motivos.

Vale repensar essa rotina para a segurança e saúde de todos.

A sua empresa precisa de um comitê sobre o Coronavírus

Como qualquer ação que foi mencionada necessita de excelência na comunicação, a criação de um comitê com os executivos e lideranças a respeito do Coronavírus chega a ser indispensável.

Isso porque para ficar antenado com as últimas informações sobre o vírus, pensar e repensar estratégias de ações, acompanhar os colaboradores e buscar soluções, o comitê pode ser essencial para manter as coisas funcionando dentro do possível na empresa.

Quais ações a sua empresa está fazendo para diminuir os impactos do Coronavírus?

Aqui está um espaço totalmente aberto para saber quais atitudes a sua companhia tem tomado e como os colaboradores estão agindo em meio ao Coronavírus.

Escreva aqui embaixo nos comentários as suas percepções sobre o tema.

Para saber mais informações sobre o Reclame AQUI para empresas, continue acessando nosso blog. 🙂

Deixe uma resposta