A produção de conteúdo digital é uma estratégia muito utilizada dentro do Marketing Digital para engajar, educar e atrair o público-alvo.
Com a criação de conteúdo as chances de aumentar as visitas ao site de uma marca e criar novos negócios é muito maior. A estratégia hoje é utilizada frequentemente pelas empresas e ganhou grande espaço nos meios digitais.
No entanto, a ideia aqui não é promover a marca diretamente, mas atrair o público apresentando soluções para seus problemas através de textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e mais.
Dito isso, e para entender quais os maiores benefícios de apostar na produção de conteúdo digital dentro da sua empresa, precisamos voltar um pouco a linha de raciocínio e compreender o conceito de Inbound Marketing. Acompanhe:
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair leads qualificados de uma maneira sutil para melhorar a conversão, criar oportunidade de venda e, por fim, manter um relacionamento com o cliente, encantando-o e tornando-o um parceiro da marca.
Para isso a estratégia utiliza conteúdos personalizados que são direcionados para cada momento da jornada do consumidor, o que chamamos de Marketing de Conteúdo.
Saiba mais: Inbound Marketing: muito além de um funil de vendas
Quais os principais benefícios do Marketing de Conteúdo?
Além de atrair o público, capturar leads e aumentar a conversão, existem outros benefícios importantes na produção de conteúdo digital, como:
- Aumentar o alcance da marca.
- Levar mais visitantes para o site da sua marca.
- Melhorar o ranqueamento em sites de busca.
- Consolidar sua marca como referência no assunto.
- Melhorar a reputação no mercado.
- Gerar valor para o público-alvo.
Fique por dentro: Qual a importância do Marketing de conteúdo para a sua empresa?
Como criar conteúdo digital relevante?
A principio, é preciso buscar um diferencial e trazer para o público da sua marca um material relevante e que consiga atingir o objetivo da sua estratégia.
Para isso, é importante seguir algumas dicas:
1- Conheça bem seu público
A melhor maneira de tornar o seu conteúdo relevante de verdade é saber quem é o seu público, e o que ele precisa.
Então, aposte em pesquisas, faça testes de conteúdo, entenda as necessidades do seu público e o que ele consome na internet.
2- Fique de olho na concorrência
Uma boa maneira de se destacar na hora de entregar o conteúdo para seu público, é analisar o que a concorrência vem fazendo e buscar seu diferencial.
Por isso, a dica é ficar de olho nos concorrentes e quando for escrever sobre um assunto, pesquisar o tema no Google e ler os artigos da primeira página.
3- Não tente se autopromover
A ideia do Marketing de Conteúdo não é tornar sua marca ou produto o assunto principal, mas sim explorar de forma sutil como sua empresa pode entregar a solução para a necessidade do consumidor.
Por exemplo, se uma marca vende produtos naturais a ideia é que os conteúdos consigam mostrar para o público a importância desses produtos e não ser uma propaganda direta.
4- Identifique os problemas
Uma estratégia eficiente para produzir conteúdo que gere valor mesmo, é identificar os problemas do seu público.
Desta maneira, sua marca consegue oferecer a solução, entender melhor a jornada de compra e até mesmo corrigir problemas internos que podem quebrar a confiança com o consumidor.
5- Conheça técnicas de SEO
Dominar técnicas de SEO é indispensável para a produção de conteúdo digital. Com elas, o conteúdo produzido pela sua marca pode alcançar melhores posições no rankeamento em sites de busca.
Hoje em dia existem muitos materiais, cursos e profissionais especializados nessa técnica. Se você quiser saber mais sobre SEO, veja esse post no Blog do Reclame AQUI.
Invista em conteúdo digital onde seu consumidor estiver presente
Em síntese, produzir conteúdo digital pode trazer diversos benefícios para sua empresa, principalmente quando falamos em conquistar a confiança do consumidor e mostrar que sua marca faz um bom trabalho.
No Reclame AQUI, por exemplo, milhares de consumidores buscam todos os dias informações sobre uma marca, tanto para saber se podem confiar e fechar negócio, ou saber como solucionar algum problema.
Por este motivo, o RA desenvolveu uma solução chama Brand Page, que personaliza a página da empresa dentro do Reclame AQUI e permite a divulgação de conteúdos personalizados e estratégicos.
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Veja mais: Marketing Digital: quais as principais tendências para 2021?