Você já parou para pensar em como a tecnologia pode tornar nossa vida mais fácil, segura e até mais justa? No Reclame AQUI, não só pensamos nisso todos os dias, como trabalhamos incansavelmente para trazer o que há de mais inovador para a sua experiência. E a grande estrela dessa revolução silenciosa – como todo mundo já está cansado de ouvir – é a Inteligência Artificial (IA).
Mas não é nada de robôs de filmes de ficção científica! A IA que usamos aqui é focada em uma coisa: melhorar a sua experiência, seja você consumidor buscando resolver um problema ou empresa querendo entender melhor seus clientes. Quer ver como? Vem com a gente que te contamos sobre algumas das nossas iniciativas que já estão fazendo a diferença!
Sua voz, nossa tecnologia
Sabe aquela história de que “sua voz tem poder”? A gente leva isso tão a sério que agora você pode, literalmente, usar sua voz para registrar uma reclamação! Com a funcionalidade de reclamação por voz, basta apertar o play (ou melhor, o microfone!) e contar o seu caso.
Como funciona?
Você fala, e a nossa IA transcreve tudo para texto. Ela até dá um jeitinho na pontuação para garantir que sua mensagem chegue clara para a empresa. Ah, e se você esquecer do título ou não tiver com muita criatividade, não se preocupe: a IA também sugere um baseado no seu relato – desde que ele tenha mais de 100 caracteres, então bora deixar essa reclamação bem completa, ein!
E é super simples de usar:
- Acesse a página de reclamação no Reclame AQUI (pelo site ou app Android).
- Pressione o botão do microfone.
- Fale sua história, descreva o problema que você quer resolver.
Por que isso é incrível?
- Acessibilidade: facilita a vida de quem tem dificuldade para digitar ou simplesmente prefere falar.
- Mais rápido e prático: contar sua história pode ser muito mais ágil do que escrever um textão.
- Democratização do acesso: queremos que TODOS os consumidores possam exercer seus direitos e serem ouvidos.
Tecnologia e inclusão precisam sempre andar de mãos dadas! Porque aqui, a sua voz melhora empresas, pra você!
Saiba mais sobre a iniciativa: Reclame AQUI lança novo recurso para reclamação: use sua voz para melhorar empresas!
Classificar seu problema? Deixa pra IA!
Quem já registrou uma reclamação sabe que escolher o título certo e as categorias corretas – o que a gente chama carinhosamente de Diderot: categoria, produto/serviço e problema – pode ser mais dificil do que parece.
“Qual a melhor forma de resumir meu problema?” “Em qual categoria isso se encaixa?”
Para simplificar esse processo e melhorar a qualidade dos dados, nossa Inteligência Artificial agora entra em campo para sugerir o título e todas as etapas do Diderot!
Como funciona?
Você escreve o relato do seu problema, e a nossa IA, baseada em milhões de outras reclamações, analisa o contexto e te oferece as sugestões mais adequadas. Simples assim!
Por que isso é incrível?

Para você, consumidor:
- Mais rápido e fácil: menos tempo pensando em como classificar, mais tempo focando na solução.
- Sua mensagem mais clara: a IA te ajuda a ser mais preciso, facilitando o entendimento da empresa.
Para as empresas (e pra você também, indiretamente!):
- Dados mais precisos: com reclamações bem categorizadas, as empresas entendem melhor os principais problemas e podem agir para resolvê-los na raiz. Isso significa menos problemas futuros para outros consumidores!
Seus dados seguros, uma preocupação a menos
Na hora da emoção ao relatar um problema, às vezes escapam dados sensíveis como CPF, telefone, e-mail, ou até informações bancárias. Além disso, infelizmente, sempre tem gente mal-intencionada tentando usar nossa plataforma para golpes – cada vez mais, né? 😓
Antes, contávamos com algumas regras e moderação manual, mas nem sempre era suficiente ou rápido o bastante. Agora, a IA é nossa aliada no mascaramento automático de dados sensíveis!
Como funciona?
Segundos após a publicação da sua reclamação, a IA escaneia o texto, identifica qualquer informação pessoal sua (ou de terceiros) e a substitui automaticamente por [*****]. Ela também é craque em farejar e bloquear tentativas de golpistas de divulgarem contatos fraudulentos.
Por que isso é incrível?
Para você, consumidor:
- Paz de espírito: seus dados ficam protegidos contra exposição acidental e uso indevido.
- Ambiente mais seguro: menos risco de cair em golpes ou ser contatado por fraudadores.
Para as empresas:
- Conformidade e responsabilidade: ajuda a proteger os dados dos clientes, respeitando a LGPD.
Com essa camada extra de proteção inteligente, você pode se concentrar no que realmente importa: resolver seu problema e exercer sua cidadania.
O Reclame AQUI não para de evoluir!
Essas são apenas algumas das formas como a Inteligência Artificial já está transformando o Reclame AQUI em uma plataforma ainda mais eficiente, segura e acessível para você.
Nosso compromisso é continuar usando a tecnologia para fortalecer a relação entre consumidores e empresas, construindo um mercado cada vez mais transparente e confiável.
E você, o que achou dessas novidades? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
7 comentários »
muito bom
Ótimo!!!
Excelente
Obrigada, bom saber que tem alguém por nós.
Incrível!!! Reclame Aqui sempre ajudando o consumidor
Muito bom! De forma sucinta e objetiva, parabéns toda equipe.
Reclame Aqui, obrigado por partilhar esse conhecimento. Ajuda demais nós consumidores. Parabéns.