As empresas costumam olhar bastante para os seus dados, indicadores de vendas, tecnologias, mas muitas vezes esquecem de olhar para os seus colaboradores. Porém, tão importante quanto esses aspectos citados é reconhecer o trabalho deles. Saiba que manter uma relação saudável com os colaboradores e reconhecer seus esforços reflete diretamente nos resultados da sua companhia.

Ultimamente, você, que é empreendedor, CEO, gestor, parou para saber quem são as pessoas que ajudam a sua marca a ser quem ela é – isso é ir além do nome -, como elas são fora da empresa, se fazem o que gostam dentro da companhia, se estão rendendo ou não nas suas atuais tarefas…? Pois isso faz toda a diferença. Para a marca e para eles.

Sugestão de leitura: Ferramentas de comunicação digital podem transformar relações sociais

Quanto mais reconhecimento, mais resultados alcançados

Sendo assim, a animação Detona Ralph, da Disney, traz uma mensagem nessa toada. Ela conta a história de um personagem de jogo de fliperama que resolve ir pra terapia dos Vilões Anônimos quando seu game completa 30 anos. Ralph é um bad boy grandalhão no jogo Conserta Félix Jr., e durante todos os anos ele passou fazendo a mesma coisa, foi sempre um personagem mau.

Assim, o que Ralph busca no filme é o reconhecimento dos colegas de game como um herói, porque o que fez esse tempo todo, fez bem feito (destruir). Entretanto, estava infeliz com a rotina e a falta de reconhecimento do seu valor dentro do trabalho em equipe (esse ponto é o que mais o afeta).

Nesse sentido, o que ele queria era uma medalha, e foi em busca dela fazendo uma peregrinação por outros jogos de fliperama, deixando seus colegas de jogo na mão. Resultados, Ralph apresentava, destruía tudo para Feliz reconstruir. O que ele queria era ser valorizado. Por aí segue a aventura.

Algumas dicas aos empreendedores

Quando se mantém o moral dos seus colaboradores nas alturas, os resultados das companhias voam também. Está pra nascer um profissional que não curta ser reconhecido. Mas as coisas não se resumem a gratificações e aumentos salariais, ok?

Já leu essa? Responsabilidades das empresas com o Setembro Amarelo

Isso é importante? É! Entretanto, o que se quer mostrar nesse artigo aqui vai além, não importa o tamanho do seu negócio, se uma lojinha de bairro ou uma grande empresa.

Em síntese, é a forma como a empresa olha seus colaboradores e todo o esforço que eles fazem para o seu negócio dar certo. Tenha em mente que seus colaboradores também são seus clientes, são seu público interno, e merecem sua atenção também. São eles que vão falar da sua marca da porta pra fora.

Deixe uma resposta