Registro de consumidores apresentou queda no primeiro trimestre deste ano se comparado aos anos anteriores. Veja o que fazer se tiver o celular furtado
Nos últimos anos, os consumidores têm enfrentado um aumento preocupante nas invasões de contas bancárias após furtos de celulares. Esse tipo de crime, que combina a perda do aparelho com a invasão digital, tem preocupado cada vez mais os consumidores e as autoridades.
Particularmente – se vocês me deixarem contar o meu breve depoimento por AQUI – aconteceu comigo, a autora desta matéria, um assalto no final de 2023 e após uma das minhas contas bancárias ser invadida pelos criminosos no roubo do celular, tive longos dias pesarosos até a solução do meu caso junto à agência bancária.
De acordo com dados divulgados pelo Reclame AQUI, as reclamações no site sobre esse tipo de problema têm sido constantes, demonstrando a necessidade de medidas preventivas e de conscientização de toda a população.

Invasão de contas bancárias após furto de celular: histórico de registros preocupa
Entre janeiro e dezembro de 2022, o Reclame AQUI registrou um total de 2.647 reclamações relacionadas a invasões de contas bancárias após furtos de celulares. Esse número se manteve elevado em 2023, com 2.171 reclamações no mesmo período.
É importante lembrar que o aumento dos casos passaram a acontecer em um período pós pandemia, onde foi registrado um volume alto. As pessoas estavam se sentindo mais dispostas a saírem de casa e os golpes começaram a acontecer.
A partir desses casos, os bancos e instituições financeiras, principalmente em 2023, investiram muito em conscientização no uso digital das contas e segurança de celulares, para que os consumidores pudessem estar mais precavidos e em alerta em relação aos sistemas de segurança dos próprios aparelhos. Aos poucos, os usuários também criaram um maior hábito de segurança de seus apps e dos telefones também.
Nos primeiros três meses de 2024, o Reclame AQUI contabilizou 445 reclamações registradas. Se considerarmos o mesmo período de 2022 e 2023, esses números estavam mais altos, sendo 578 reclamações de janeiro a março de 2022 e 544 reclamações de janeiro a março de 2023.
Embora tenha sido registrada uma redução em 2024, podendo ter sido causada pelo maior cuidado vindo por parte dos consumidores, a situação ainda é relevante.
Esses números refletem a tensão dos usuários com a segurança de suas informações financeiras e pessoais.
A perda de um celular pode resultar em consequências graves: além do acesso não autorizado a contas bancárias, muitas vezes também acontece o roubo de dados pessoais e sensíveis, expondo a vítima a possíveis golpes financeiros e até mesmo chantagens por parte dos delinquentes.
O que fazer no caso do furto de celular?
É fundamental adotar medidas preventivas para proteger-se contra esse tipo de crime. O ideal – está aí uma lição aprendida por mim – é evitar deixar as contas bancárias “pré-logadas”, com número de agência e conta salvas.
Caso o ladrão informe que esqueceu a senha de acesso, esse link provavelmente chegará por sms ou e-mail, que estão nas mãos dos bandidos através do celular furtado. Daí para entrar na sua conta e redefinir a sua senha, é um pulo.
Por isso, se estiver lendo este conteúdo agora e com o seu celular em mãos, verifique com o seu banco a forma de envio de reset de senha e procure deixar os contatos de envio deste tipo de link para um número ou e-mail que não estejam conectados no seu celular, como forma de evitar o fácil acesso caso sofra um furto.
Agora, se infelizmente você já tiver se tornado uma vítima de um furto de celular, é importante agir rapidamente para minimizar os danos. Aqui estão algumas dicas de como proceder:
Bloqueie o celular
Entre em contato com sua operadora de telefonia para bloquear o aparelho e o chip imediatamente. Isso impede que os criminosos utilizem seu número para realizar atividades ilegais.
Mude suas senhas
Altere imediatamente as senhas de suas contas bancárias: entre em contato com as agências para bloquear os aplicativos e cancelar qualquer acesso através do celular furtado (isso vale também para cartões digitais e físicos salvos em aplicativos de alimentação e transporte, por exemplo).
Mude também as senhas das redes sociais e outros serviços online. Procure usar senhas fortes e diferentes para cada conta.
Ative a autenticação em duas etapas
Caso ainda não tenha feito, ative a autenticação em duas etapas em suas contas. Isso adiciona uma camada extra de segurança, exigindo um código enviado para seu celular além da senha.
Informe as autoridades
Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Isso é importante para proteger seus direitos e ajudar as autoridades a investigar o crime.
O aplicativo lançado pelo governo para bloqueio do seu celular também pode ajudar a impedir tentativas de golpes ou mais prejuízos financeiros. Ele serve para comunicar de forma eficiente e ágil as ocorrências de roubos e furtos de celulares
Para saber mais, clique AQUI.
Monitore suas contas
Fique atento a qualquer atividade suspeita em suas contas bancárias e cartões de crédito. Informe imediatamente seu banco caso identifique algo incomum.
Utilize aplicativos de segurança
Considere instalar aplicativos de segurança em seu celular, como antivírus e antirroubo, para ajudar a proteger seus dados.
Ao adotar essas medidas, você estará mais preparado para lidar com a situação caso tenha seu celular furtado. A prevenção é a melhor forma de evitar transtornos e proteger suas informações pessoais.
Leia também: Não caia nessa! Golpe do quiz usa o nome de marcas famosas para enganar consumidores
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

2 comentários »
É importante estar esperto. Hoje é mais fácil pedir pix com nome dos outros que roubar celular.
Fui vítima de golpe recente por nome de VANESSA PEREIRA [editado pelo Blog RA] e até agora nada foi feito para diminuir esses golpes ! A meu vê só aumenta a cada dia !!! Sem mais