Blog Reclame AQUI

cropped-logo_blogra-1.png
Black Friday

Black Friday 2021 – Entrega express é principal motivo de reclamações

‘Atraso de entrega’ supera ‘propaganda enganosa’ como principal motivo de reclamações na Black Friday 2021. Entrega express é a culpada? Veja

“Atraso de entrega” supera “propaganda enganosa” como principal motivo de reclamações na Black Friday 2021. Será que a entrega Express é a culpada? Veja mais aqui no post!

Segundo o último monitoramento do Reclame AQUI na Black Friday, realizado das 12h de quarta-feira (24/11) até as 12h desta sexta-feira (26/11), os consumidores já fizeram 6.966 reclamações no site sobre o período de compras. O volume é 20% maior em relação ao mesmo período de 2020, e entre os motivos mais reclamados está o atraso de entrega de produtos.

De acordo com os últimos anos, este motivo de reclamação se tornaria o principal apenas após a Black Friday, e não durante, como acontece neste ano. Isto porque uma nova modalidade de entrega ganhou espaço no mercado, a entrega express, que promete enviar o produto até o destino dentro de um período muito mais curto que o eventual.

Principais problemas nas Black Fridays anteriores

Nessa modalidade de envio, um produto pode ser entregue até no mesmo dia da sua solicitação, após a confirmação do pagamento. Quando a compra é confirmada, o pedido tem prioridade e, então, é separado no estoque para embalagem e envio o mais rápido possível. Porém, talvez não seja a melhor promessa que as empresas podem realizar num dia com excesso de pedidos e entregas, não é mesmo?!

Atraso de entrega já é o principal problema enfrentado pelos consumidores

Veja mais: De chocolate a toalhas – Veja produtos mais procurados na Black Friday 2021

Problemas e produtos mais reclamados

Quando analisamos este motivo de reclamação com os produtos mais reclamados, identificamos itens de menor volume e peso em relação aos que tradicionalmente aparecem nas black fridays, como móveis e eletrodomésticos. Ou seja, produtos que podem ser entregues de moto no mesmo dia, por meio de uma entrega express.

Principais problemas na Black Friday 2021
Produtos mais reclamados na Black Friday

Leia também: Black Friday 2021 – Veja as primeiras impressões do evento

Nada de novo para as empresas

Apesar de problemas sobre atraso de entrega serem recorrentes todos os anos durante a Black Friday, as empresas continuam não investindo em solucionar este empecilho, e portanto, não entregam o que cumprem. Para exemplificar, segundo a última pesquisa realizada pelo Reclame AQUI com as instituições, a área de logística é a que menos recebe capital para criar melhorias, porém, empata com o Atendimento entre as áreas que mais geram problemas e desafios.

Setores da empresa que mais enfrentam problemas durante a Black Friday
Áreas que mais recebem investimentos para a Black Friday

Isto significa que, o consumidor precisa se atentar aos prazos de entrega, além de guardar todas as comunicações entre ele e a instituição, caso haja problemas com a compra no futuro. Já para as empresas, é urgente e necessária uma mudança focada na necessidade do cliente de receber seu produto conforme o prazo prometido, seja ele na modalidade de entrega express ou padrão.

Deixe uma resposta