Até a manhã desta sexta de Black Friday, poucos consumidores afirmam que foram às compras

Até a manhã desta sexta de Black Friday, poucos consumidores afirmam que foram às compras

Pesquisa compras de Black Friday 2023 - Topo

Black Friday 2023 já tem aumento de reclamações, mas pesquisa do Reclame AQUI revela adesão cautelosa à data de compras

O Reclame AQUI já identificou um crescimento no volume de reclamações na Black Friday 2023 em relação aos três últimos anos. No entanto, poucos consumidores foram às compras até a manhã desta sexta-feira (24). É o que revela pesquisa realizada com 2.002 visitantes do site do Reclame AQUI, entre as 10h e 11h. Até o momento, 23,5% das pessoas afirmaram que já compraram nesta Black Friday, enquanto 76,5% ainda não foram atrás dos descontos.

Diante do maior número de reclamações com uma menor quantidade de pessoas confirmando que fizeram compras de Black Friday, é possível que em 2023 o consumidor esteja de fato enfrentando mais dificuldades com as empresas. Por outro lado, entre aqueles que adquiriram produtos, o comportamento permanece parecido com o de anos anteriores. 

O valor gasto por estas pessoas se concentra numa faixa de R$ 100 a R$ 500 (37,7% das compras) e de R$ 1.000 a R$ 4.000 (31,5%). Já em relação aos tipos de produtos que foram adquiridos, temos, como de costume, uma concentração em eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com 43,1% das compras. Aqui estão inclusos TVs, smartphones, fones de ouvido, geladeiras, liquidificadores, fogões, notebooks, tablets, etc.

Outros campeões de venda são as roupas e calçados (16,1%) e produtos de beleza e perfumaria (14,2%). No entanto, aparentemente o consumidor desta última categoria está enfrentando mais problemas. Como mostrado nos boletins do Reclame AQUI nesta Black Friday, 3 empresas de perfumaria e itens de beleza aparecem no ranking de mais reclamadas. Além disso, “perfumes” são o 3º tipo de produto mais reclamado.

Por outro lado, a percepção geral dos descontos se mantém inalterada, em relação à pesquisa aplicada no fim da tarde de quinta-feira (23). 86,8% dos entrevistados disseram que ou esperavam maiores descontos, ou que não encontraram bons descontos, ou que tudo está mais caro que em 2022. Na pesquisa anterior, esse grupo era representado por 86,5% dos respondentes. Ou seja, o consumidor continua insatisfeito com o que tem visto nos varejos.

Resta ver agora se, ao longo da sexta-feira de Black Friday, teremos uma movimentação maior em direção às compras, e se isso vai se refletir em um aumento ainda maior do volume de reclamações no Reclame AQUI.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading