Planejamento: essa é a palavra-chave para ter sucesso em qualquer estratégia empresarial. A lógica vale para qualquer sazonalidade, inclusive para as campanhas de fim de ano. Aliás, quanto antes começar essa preparação, melhor.
Afinal de contas, são muitos os cuidados necessários para deixar o e-commerce pronto para receber os clientes. Tem que abastecer o estoque, investir em marketing, contratar ferramentas para melhorar a experiência do cliente e por aí vai.
Quer entender melhor o que fazer para arrasar nas campanhas de fim de ano? Então, você chegou ao lugar certo! Continue a leitura porque preparamos um artigo bem legal sobre o assunto!
Quais são as principais datas comerciais do segundo semestre?
O ano inteiro é repleto de datas comerciais interessantes para alavancar o comércio. No primeiro semestre, por exemplo, tem Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dias dos Namorados.
Apesar da relevância de todos esses eventos, no segundo semestre se concentram as comemorações mais significativas para o e-commerce como Black Friday e Natal. Vamos falar melhor sobre as principais datas a seguir.
Dia dos Pais
Em primeiro lugar, vamos combinar que o Dia dos Pais — comemorado em agosto — está mais para campanha do meio do ano do que de fim, não é mesmo?
Brincadeiras à parte, resolvemos colocar a data na nossa lista porque gera uma movimentação bem legal. As vendas de 2021, por exemplo, bateram recorde com faturamento de R$ 6,2 bilhões.
Leia também: Oportunidades para sua marca no Dia dos Pais.
Dia do Cliente
O Dia do Consumidor — comemorado no dia 15 de março — já virou uma espécie de Black Friday do primeiro semestre. Apesar de não ter o mesmo peso, o Dia do Cliente, no dia 15 de setembro, também traz inúmeras oportunidades para o comércio. Então, vale a pena aproveitar!
Dia das Crianças
Comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das melhores datas para o mercado de brinquedos, eletrônicos, vestuário e todo tipo de entretenimento infantil.
Para você ter uma ideia da relevância da comemoração, em 2021, o faturamento chegou a R$ 399 milhões — 63% mais que o mesmo período do ano anterior.
E apesar de o dia ser das crianças, os adultos também aproveitam a data para comprar outros artigos, viu? De acordo com o relatório da All IN, o top 5 de vendas de 2021 incluiu itens de telefonia, eletrodomésticos, entretenimento, móveis e moda.
Black Friday
Em 2021, o comércio eletrônico faturou R$ 5,4 bilhões na Black Friday. Está bom para você ou quer mais? O fato é que essa é uma das datas mais importantes para o comércio e para os consumidores.
Afinal de contas, enquanto os clientes conseguem comprar o item dos sonhos mais barato, as empresas lucram com aumento no volume de vendas. Então, anota aí: em 2022, a data cai no dia 25 de novembro.
Saiba mais: 5 erros comuns que sua marca não pode cometer na Black Friday.
Cyber Monday
A Cyber Monday acontece na segunda-feira depois da Black Friday e é uma espécie de ressaca da sexta-feira de ofertas. Essa também é uma oportunidade de vender, especialmente itens de tecnologia.
Natal
O Natal é uma data coringa para o comércio, pois, na ocasião, os consumidores presenteiam diversas pessoas: amigos, familiares, colegas de trabalho e por aí vai. Sendo assim, empresas de vários setores conseguem faturar no período.
Olha só que artigo interessante: Tem OKR em filme de Natal? Na animação “Klaus”, sim!
Ano Novo
Não existe uma tradição muito forte de presentear pessoas nesta data. No entanto, para arrasar na virada de ano, os consumidores vão às compras para garantir a roupa nova, bebidas, viagens etc. É por isso que o período é importante para o comércio.
Como você pôde perceber, citamos por aqui as datas mais significativas para o comércio no segundo semestre. De toda forma, vale lembrar que existem outros eventos relevantes.
Em dezembro, por exemplo, começam as férias escolares e o recesso de várias empresas. O ano vira e as férias continuam e, em seguida, tem a volta às aulas e por aí vai.
Moral da história: existem diversos momentos legais para impactar o consumidor e vender mais. Basta usar a criatividade para criar e divulgar as campanhas. Aliás, vamos falar como conseguir isso daqui a pouco, combinado?
Qual é a importância de planejar as vendas de fim de ano?
Pensa bem: o que você faz antes de viajar, por exemplo? À princípio, tem que escolher o destino, comprar as passagens, reservar o hotel, adquirir algumas roupas novas para a ocasião e organizar as contas para conseguir pagar por tudo, certo?
Trazendo essa ideia para o mundo dos negócios, o raciocínio é o mesmo. Afinal de contas, é essa preparação que garante uma alta performance em vendas, sabe?
Além disso, o planejamento é legal para ter uma certa previsibilidade de receita. Dessa forma, fica mais fácil pensar em investimento em longo prazo e estratégias de crescimento.
Outro elemento de ouro conquistado com essa antecipação é o tempo. Isto é, você consegue uma folga para um processo criativo mais refinado. Então, dá para pensar em ações de engajamento nas redes sociais para impulsionar as vendas.
Complemente a leitura: As lições da Black Friday e por que as empresas precisam se planejar.
Como planejar a campanha de fim de ano? 7 dicas de sucesso
Anota aí a dica mais preciosa de todas: estude o comportamento do consumidor porque entender os gostos e necessidades do seu público é fundamental para nortear o planejamento. Se seu cliente não curte muito o Facebook, por exemplo, não faz sentido investir em estratégias por lá, entende?
Com esses dados em mãos, você já pode partir para a próxima etapa. Veja, a seguir, 7 dicas valiosas para ter mais sucesso na campanha de fim de ano.
1. Faça uma análise histórica de vendas
O histórico de vendas é uma espécie de raio-X de tudo que foi vendido em determinado período. Se você pegar o relatório do Natal do ano anterior, por exemplo, terá uma boa noção sobre o seu perfil de cliente, produtos mais vendidos, valor do ticket médio e por aí vai.
Todas essas informações são importantes para definir objetivos e metas para as campanhas que estão por vir. Sendo assim, comece o planejamento pela análise histórica de vendas.
Veja também: Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce.
2. Invista em estratégias de fidelização
Fidelizar significa manter um consumidor e incentivá-lo a fazer compras recorrentes. Pense bem: se você fez um bom trabalho no Dia das Mães, por exemplo, o consumidor lembrará de você na hora de ir às compras na Black Friday, não é mesmo?
Então, mantenha o relacionamento próximo e mostre, constantemente, o quando o consumidor é importante para sua empresa. Vale criar clubes de fidelidade, fazer campanhas de e-mail marketing, enviar cupons de desconto no mês no aniversário, investir em pesquisa por satisfação, entre outros.
Vale a leitura: Tudo sobre a arte da fidelização de clientes.
3. Prepare o estoque
A gente sabe que nem todo e-commerce funciona com estoque próprio. Muitos adotam a estratégia de dropshipping e cross docking para otimizar as operações. De toda forma, é fundamental planejar as vendas. Assim, você garante mercadoria suficiente para suprir a demanda do período.
Logo, antecipe as negociações com os fornecedores para reforçar estoque. Nesse contexto, é interessante pegar aquele histórico de vendas para dimensionar de forma mais precisa a necessidade do período. Dessa forma, não sobra, nem falta.
4. Promova ações de engajamento
Criar buzz para a sua marca é uma ótima forma de atrair visitantes para o e-commerce. E como, nem sempre, o engajamento vem de cara, é importante pensar em ações de engajamento com uma certa antecedência.
Por exemplo: imagine um challenge no TikTok que tenha alguma relação direta com a sua. Pode ser um tutorial divertido de maquiagem, alguma dancinha, interação com pets, homenagens para pessoas importantes para sua vida e por aí vai.
Saiba mais: Marketing no TikTok? Entenda o sucesso da rede social do momento
5. Ofereça descontos especiais
Se tem uma coisa que o consumidor adora é o desconto. De acordo com uma pesquisa sobre a fidelidade no e-commerce, feita pelo Instituto Reclame AQUI, cerca de 55,10% dos consumidores trocam de loja por causa do preço. A disponibilidade de produtos aparece em segundo lugar com 31,88%, seguida pelo atendimento (31,76%) e entrega (28,45%).
Sobretudo, os números mostram o quanto o cliente é sensível a preços. Nesse contexto, é necessário investir em promoções para atrair os consumidores. Por exemplo: oferecer descontos progressivos para incentivar o consumidor a comprar mais coisas, frete grátis para compra acima de determinado valor, brindes etc.
Mas olha: apesar de benéfica, é legal ter cuidado com a estratégia, viu? Afinal de contas, aumentar a margem de desconto sem um planejamento pode gerar prejuízos ao seu negócio. Então, lembre-se disso!
6. Aposte em reviews verdadeiros com a RA Trustvox
Os reviews são relatos de consumidores reais sobre a experiência com um produto ou serviço. Quando o consumidor compra um sapato, por exemplo, ele pode deixar sua opinião sobre o conforto, qualidade, tamanho geral, entre outros.
Além de abrir espaço para que o comprador seja ouvido, essas informações ainda auxiliam outros consumidores em suas decisões de compra. Logo, o recurso é interessante para melhorar a experiência do cliente e aumentar a taxa de conversão.
E quanto antes contratar uma ferramenta para coleta e publicação de avaliações, melhor. Pensa bem: se você deixar para coletar reviews apenas no início das festividades, não terá avaliações suficientes para auxiliar os consumidores no processo de decisão, entende?
Na verdade, não tem nada de errado em esperar. Até porque os dados serão úteis para as próximas campanhas. No entanto, o ideal é se antecipar para conquistar uma vantagem competitiva perante a concorrência.
E tem mais um detalhe importante sobre os reviews: eles precisam ser verdadeiros, ou seja, feitos por consumidores que realmente compraram aquele item. É aí que entra a RA Trustvox.
A plataforma coleta, audita e publica reviews verdadeiros, verificados e validados. Quando o e-commerce tem o selo RA Trustvox, portanto, significa que as avaliações são feitas por clientes reais. Isso é legal para aumentar a confiança na loja, sabe?
Aprofunde-se no assunto: Veja como os reviews influenciam as vendas no e-commerce.
7. Cuide da reputação da empresa
A percepção dos consumidores é mais um fator fundamental para a credibilidade do e-commerce. Afinal de contas, antes de tomar uma decisão, os clientes dão aquela passadinha básica no Reclame AQUI para certificar-se de que a loja é de confiança.
Portanto, cuide da reputação da marca. O atendimento no Reclame AQUI merece atenção especial porque a plataforma recebe cerca de 30 milhões de acessos únicos mensais. Por dia, são cerca de 16 milhões de visitas para fazer pesquisas e 45 mil reclamações registradas.
Viu só quanta gente visita páginas de empresas diariamente para aumentar a segurança da compra? Pois bem, as informações que o consumidor vir por lá serão determinantes. Logo, é importante oferecer um atendimento de qualidade, dar respostas rápidas e sempre oferecer soluções aos problemas.
Aliás, vale lembrar que o volume de queixas não é a métrica mais relevante, viu? O que importa mesmo é a forma que você trata os consumidores e usa as informações para aperfeiçoar processos.
Tem mais: para potencializar ainda mais os resultados, nossa sugestão é investir na Ra Brand Page a fim de personalizar a página da empresa no Reclame AQUI. Com isso, dá para inserir a logo da sua marca, uma imagem de capa, postar conteúdos, vídeos, FAQs, links das redes sociais e CTAs.
Além disso, a funcionalidade garante acesso a relatórios analíticos. Logo, é possível saber a quantidade de acessos que a página da marca recebe, o tempo médio que o usuário permanece por lá, quais são as reclamações mais lidas etc. Aliás, dá até para fazer comparativos com os principais concorrentes.
Enfim, como você pôde perceber, planejar a campanha de fim de ano é essencial para aumentar as vendas. Nesse contexto, fazer tudo com antecedência é legal porque você ganha tempo para deixar tudo perfeito para receber os clientes. E lembre-se de dos reviews e da gestão da reputação da marca, combinado?
E aí, se interessou pelo assunto e quer uma prova de que investir na RA Brand Page é uma boa ideia? Então, conheça alguns cases de sucesso de empresas no Reclame AQUI.