blog reclame aqui

Trade Digital: se prepare para o Natal e Ano novo

Para quem trabalha com vendas físicas, o trade marketing já é parte da rotina do dia a dia com suas ações e campanhas no PDV. Entretanto, com o avanço da tecnologia e a expansão do e-commerce nos mais diversos setores, surgiu o trade marketing digital.

Enquanto no trade tradicional trabalha a busca de melhores execuções e exposições no ponto de venda, o trade digital cuida e administra os canais online, sempre de olho nas tendências e transformações. Assim buscando otimizar resultados e reduzir as desistências de compra. Quer saber mais sobre o assunto? Vem comigo nessa leitura.

O que é Trade Marketing Digital?

O trade marketing digital tem o mesmo objetivo do trade marketing tradicional, ou seja, conhecer o shopper e entregar valor a ele. Porém, no trade digital a busca é por conquistar o consumidor no ponto de venda digital, ou seja no e-commerce.

Embora a diferença seja um ter foco no ponto físico e o outro no digital, o grande desafio do trade marketing digital é fazer estratégias omnichannel.

A grande sacada do trade digital é acompanhar a jornada omnichannel do consumidor,  pois ele entra no ponto de venda, pesquisa no smartphone e decide se irá comprar naquela loja ou se irá comprar em outro PDV. Essa é mais uma evolução para acompanhar esse novo comportamento do consumidor, que não quer perder tempo e quer apenas uma compra prática e inteligente.

Sendo assim, o Trade Marketing Digital tem como objetivo encantar e oferecer a melhor experiência no e-commerce, fazendo com que os consumidores não tenham nenhum atrito na hora da compra.

Qual a influência do trade digital no varejo físico?

Com o comportamento dos consumidores a cada dia mais híbrido, ou seja, o consumidor passa pelos ambientes tanto físicos como digitais para escolher a melhor opção. Logo, investir no trade marketing digital pode também trazer clientes para os pontos físicos.  

Recentes estudos apontam que 70% dos consumidores descobrem o produto ou serviço que necessitam enquanto navegam na internet, contra 28% que realizam esta descoberta dentro de uma loja.

Pilares do Trade Marketing Digital

O trade digital se fundamenta em 5 pilares essenciais, são eles:

1- Foco no consumidor omnichannel 

2- Otimização de vitrines digitais 

3- Merchandising digital 

4- Ações promocionais

5- Integração do online com o offline

Principais canais do trade marketing digital

Os canais de venda no trade digital podem ser inúmeros, variando de acordo com a estratégia de cada empresa.

A grande maioria das marcas tem toda a sua operação concentrada no seu próprio site ou e-commerce, assim focando em um único canal. Contudo, é possível usar outros canais como. 

  • E-commerce
  • Marketplace
  • Via App
  • Mídias sociais

O mais importante da estratégia de trade digital, não é apenas ter um canal de vendas online e sim construir e fortalecer a imagem da marca no ambiente digital.

Como aplicar o trade marketing digital?

Bom, agora que você viu tudo sobre o que é Trade Marketing Digital deve estar pensando, por onde começar. Pensamos nisso também, e criamos uma lista com 4 dicas para utilizar o Trade Marketing Digital!

1. Forneça informações completas sobre o produto

Ao vender um produto na internet, lembre-se que tudo que o consumidor tem para tomar sua decisão muitas vezes são as informações fornecidas na sua descrição. Sendo assim, pense em garantir a melhor experiência possível ao seu consumidor, isso gera não apenas a satisfação do cliente, como também evita devoluções e arrependimentos.

De acordo com o Índice de Qualidade do E-commerce – o EQI, o e-commerce brasileiro obteve nota de 5,32 em 10, o que é muito ruim. Assim evidenciando a má experiência dos consumidores.

Faça uma descrição completa, importante colocar imagens e sempre de boa qualidade, o título deve ser atrativo e de cara já dar para entender sobre o que se trata o item.  Utilize as suas palavras chaves dentro da descrição do produto, isso vai otimizar as suas páginas nos mecanismos de busca

Quando o usuário encontra todas as informações que precisa, a chance da compra ser realizada é grande. Assim, as vendas são otimizadas e o cliente é fidelizado.

2. Foque na experiência do usuário

Garantir que o cliente tenha a melhor experiência do usuário possível em seu e-commerce, vai não só aumentar suas vendas como também ajudar a fidelizar seus clientes. Acima de tudo, o investimento em UX torna a experiência do cliente mais fluida e agradável.

Tente fazer uma análise se você fosse o seu próprio cliente, será que encontraria tudo de maneira fácil para realizar a compra?

Leia mais: Experiência do Usuário UX – Como melhorar no meu e-commerce!

3. Visual

Não importa se o seu e-commerce tem o melhor preço do mercado, um atendimento impecável e diversas funções úteis. Se o consumidor não tiver uma primeira impressão ao abrir a página, é bem provável que ele abandone o site sem realizar nenhuma ação. Sendo assim, de uma atenção especial ao design, às cores, imagens, disposição de elementos, organização das vitrines digitais, etc. Busque sempre superar as expectativas dos clientes!

4. Monitore a concorrência

Estar atento ao que a concorrência está fazendo é fundamental para todo tipo de negócio, assim você consegue tirar insights e aprimorar o que está fazendo de bom e corrigir o que precisa ser melhorado.

Busque entender as estratégias que eles estão adotando, para assim criar planos e ações de como contornar esses obstáculos.

O consumidor mudou seus hábitos e está cada vez mais exigente. Então, oferecer uma experiência de compra incrível a ele é o grande desafio para marcas e varejistas. Essa é a principal missão do Trade Marketing Digital.

Dica extra:

5. Personalize sua marca dentro do Reclame AQUI

Hoje, O Reclame AQUI tem cerca de 30 milhões de consumidores cadastrados, 360 mil empresas, 30 milhões de acessos únicos mês e 140 milhões de pageviews.

Dos 30 milhões de acessos mês, 55% são de consumidores pesquisando sobre uma marca antes de comprar. Desses, 20% pretendem comprar dentro do mês.

Ou seja, buscar informações antes de fechar negócio é um comportamento que ganha cada vez mais espaço, assim o site se tornou referência.

Por isso, personalizar sua marca no RA, enriquecer com conteúdos, dúvidas frequentes, selo de verificação e avaliações de outros consumidores ajuda a transmitir mais confiança e facilita essa tomada de decisão de compra. Com a RA Brand Page, você valoriza o seu conteúdo de marca e transforma a sua página em um importante ponto de contato com os consumidores. Publique conteúdos, vídeos e FAQ na sua página de reputação, e atinja quem está pesquisando para comprar ou buscando a solução de um problema. Saiba mais!

Deixe uma resposta

%d