A creator economy está impulsionando o mercado, facilitando a construção de relações mais significativas entre marcas e criadores. Vem acompanhar os insights do assunto no SXSW com o Reclame AQUI 👉
Com grandes holofotes voltados para as redes sociais, o crescimento das marcas é impulsionado pela criação de conteúdo e pela conexão autêntica com os consumidores.
Se antes, os criadores de conteúdo atuavam principalmente na publicidade das marcas, hoje, essas relações passam a ser ainda mais significativas.
Dessa forma, a creator economy, está mudando como as marcas se relacionam, usando o poder do criador de conteúdo para expandir presença, alcançar novos públicos e construir comunidades.
No SXSW 2024, o assunto rendeu muito e trouxe à tona o seguinte questionamento: como adaptar as estratégias de marketing e comunicação e utilizar os criadores de conteúdo em ascensão para dialogar com as marcas?
O recado foi dado: os microinfluenciadores têm o poder de engajar em nichos específicos e, com isso, trazer ainda mais autenticidade para as campanhas de marketing.

O painel “Alimentando a viralidade: revelando o potencial de criadores em ascensão”, com Amy Choi, Diretora de Parcerias de Marca; Kudzu Chikumbu, Criador e Líder de Marketing; April Lockhart, Criadora de conteúdo; e Ann Newland, Chefe de Relações Públicas Integradas, trouxe a discussão sobre o poder de expansão do diálogo entre as marcas e comunidades, através dos microinfluenciadores. Acompanhe:
Destaques do assunto
A confiança é fundamental para aproximar a marca do público. Por isso, as campanhas de marketing devem contar com a presença dos microinfluenciadores.
Isso porque, para o público, existe uma conexão com alguém que parece mais próximo da sua realidade. Dessa forma, é possível ganhar relevância com audiências específicas que muitas vezes se perdem em campanhas com os grandes influenciadores.
No entanto, é importante prestar atenção para escolher criadores de conteúdo que compartilham os mesmos valores da marca.
E não só isso, é preciso ir além: ter uma estratégia de conteúdo bem planejada, se manter por dentro das tendências e garantir a consistência na comunicação.
Quem quer sair na frente da concorrência e garantir vantagem competitiva, também deve ficar ligado nas plataformas e nas tendências que o seu público segue. Com tantas gerações online ao mesmo tempo, é preciso se manter onde o seu público está.
Inclusive, fica a dica: com uma estratégia bem definida, tanto a marca, o público e os criadores de conteúdo saem ganhando. Isso porque a entrega de valor do conteúdo está justamente em manter uma comunicação genuína com a audiência, oferecendo valor real e promovendo interações significativas.

A aposta da vez é a co-criação
Que os microinfluenciadores podem se comunicar com audiências específicas, você já sabe! Por isso, que tal explorar todo o potencial da parceria criativa?
Essa é uma oportunidade e tanto de alcançar uma audiência segmentada, aumentando a preferência pela marca.
Para fechar o assunto, os participantes discutiram como é inserir os criadores no processo de desenvolvimento de produtos. Utilize os insights sobre os nichos que os microinfluenciadores atuam para personalizar produtos e serviços, atendendo às necessidades específicas de segmentos de mercado ainda pouco explorados.
Na prática, é possível utilizar os microinfluenciadores como um canal real para fomentar diálogos com a sua comunidade, oferecendo suporte, coleta de feedbacks e educar o público sobre o impacto real do seu produto e serviço.
Quais são os aprendizados sobre o assunto?
As parcerias com microinfluenciadores fazem com que as marcas acessem públicos engajados e autênticos.
Dessa forma, as estratégias de co-criação e personalização, atendem às necessidades específicas de nichos do mercado ainda pouco explorados. Com isso, as marcas podem criar narrativas de forma muito mais personalizada e atraente.
Sendo assim, a mensagem é clara: ao investir em parcerias criativas, as marcas fortalecem a confiança e a lealdade do público.
O Reclame AQUI está por dentro das tendências
Não é de agora que o Reclame AQUI fala sobre o impacto da creator economy. No blog RA, já contamos como os criadores impulsionam as estratégias de vendas e ampliam o alcance das ações de marketing no final do ano. Leia mais AQUI
Inclusive, no RA Tust Experience 2023, foi discutido sobre o impacto dos criadores de conteúdos na reputação das marcas. Bora relembrar esse assunto? Leia mais AQUI
O South by Southwest (SXSW) é um dos maiores eventos de inovação, tecnologia, música, cinema e cultura do mundo e aconteceu em Austin, Estado do Texas (EUA). O mega evento trouxe uma variedade de palestras, painéis e apresentações de diversos temas, incluindo negócios, claro, e contou com a participação de grandes empresas, startups, artistas e líderes, proporcionando uma plataforma única para networking, aprendizado e inspiração.
Acompanhe toda a cobertura do SXSW 2024 realizada pelo Reclame AQUI
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