A busca de todo empreendedor é colocar seu negócio na primeira página de pesquisa do Google, esta é uma das melhores formas de gerar mais exposição para o negócio e consequentemente mais potenciais clientes interessados pelos produtos.
Contudo, essa não é uma tarefa fácil e nem algo que se consegue da noite para o dia, pelo contrário, demanda muito trabalho, estratégia e técnica. Logo, os resultados aparecem no médio e longo prazo.
A Hubspot realizou uma pesquisa, onde constatou que 75% das pessoas nem sequer passam da primeira página de resultados ao fazer uma busca no Google. Já o estudo feito pela Zero Limit, identificou que 67.6% dos cliques se concentram nos primeiros cinco resultados da busca orgânica.
De encontro a isso, entre o sexto e o décimo resultados, o percentual cai para apenas 3,73%, com o restante se distribuindo pelas outras posições em percentuais insignificantes.
Sendo assim, podemos concluir que caso o seu site não esteja pelo menos na primeira página, a chance do seu potencial cliente te encontrar é quase que nula.
E esse ranqueamento, ele se dá por meio dos algoritmos do Google, aqueles responsáveis por indicar a ordem em que os conteúdos são apresentados ao usuário, e passam por constante atualização e melhorias.
Sendo assim, toda e qualquer atualização destes, vem a impactar no volume de tráfego e ranqueamento dos sites no Google.
Novo update focado em avaliações de produtos vem para complementar o trabalho iniciado em 2021
Product Review Update Março de 2022
Em março deste ano, o Google lançou a terceira parte do Product Review Update: atualização de algoritmo voltada a dar mais destaque, na SERP, às avaliações de produtos dentro dos e-commerces.
Não sabe o que é SERP? Não tem problema, é o resultado apresentado pelos buscadores quando um usuário inclui o termo de busca na caixa de pesquisa e aperta o “Enter”.
A primeira parte da atualização havia ocorrido em Abril de 2021 e a segunda, em Dezembro do mesmo ano.
O update de março, tinha como objetivo posicionar melhor as avaliações que mais têm potencial de ajudar os possíveis compradores que estão pesquisando sobre produtos.
Trocando em miúdos, o Google quer reforçar e trazer ainda mais destaque aos reviews que trazem informações relevantes e experiências reais acerca dos produtos, isso inclui conteúdo em diferentes formatos, como fotos, áudios e etc, porém obedecendo aos critérios trazidos pelo próprio buscador.
O Google fornece também um doc com as práticas recomendadas para quem deseja escrever bons reviews ou para quem deseja estimular seus clientes a deixar ótimos reviews.
Essa nova atualização, não é um core update, logo não traz impactos para sites que não publicam avaliações de produtos. Sendo portanto, esse um update focado em e-commerces.
O que devo fazer para me preparar para o novo Product Review Update?
O Google forneceu alguns conteúdos e informações sobre como evitar possíveis quedas de alcance e ranqueamento com a nova atualização.
- Abasteça suas reviews com evidências visuais, de áudio e links sobre a sua experiência com o produto, para reforçar a autenticidade da avaliação
- Se possível, dê a opção de escolha ao comprador, incluindo links para vários vendedores..
O que é uma boa avaliação de produto e como escrever uma?
Uma boa avaliação, é aquela que vai a fundo nos detalhes sobre o produto, trazendo usabilidade, características e todos os insumos suficientes para que o cliente consiga de fato tomar uma boa decisão de compra, essa embasada por todas as experiências de outros que já compraram o produto. E para garantir a autenticidade desta avaliação, vale usar recursos como fotos dos produtos, vídeos e links.
O que o Google espera com tudo isso, é que os reviews transmitam aos potenciais clientes uma experiência real no seu processo de decisão.
Exemplo de bons reviews:
Benefícios de adotar um sistema de reviews no seu e-commerce
A importância dos reviews está ligada diretamente a confiança, decisão de compra do consumidor e aumento de autoridade da marca. Segundo dados da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em avaliações feitas por outros consumidores, se comparado a propagandas e anúncios.
Logo, os reviews tornam-se uma excelente estratégia para aumento de receita, pois através deles os novos consumidores se sentem influenciados e seguros visto a boa experiência de quem já consumiu aquele determinado produto ou serviço. Além disso, ajudam a aumentar o tempo de permanência na página e melhoram a experiência do usuário.
A Spiegel Research Center realizou um estudo, onde foi constatado que a probabilidade de compra de um produto com cinco comentários é 270% maior em comparação com outro sem nenhum.
Mas você lembra que explicamos que a nova atualização visa privilegiar experiências reais? Pois bem, ter o suporte de uma plataforma independente é fundamental para garantir a transparência em todo processo. É aí que entra a RA Trustvox.
RA Trustvox, a plataforma de quem mais entende de reputação
A RA Trustvox é um produto do Reclame AQUI, o maior portal de reputação, confiança e pesquisa de compras da América Latina. Sendo esta, a mais completa ferramenta de reputação, coleta e divulgação de reviewsI.
Mais que uma ferramenta, sua principal parceira em aumento de confiança do consumidor e fortalecimento de reputação digital, o que a longo prazo torna-se um diferencial competitivo gigante frente aos concorrentes.
A RA Trustvox funciona assim:
- O cliente faz a compra de algum produto online;
- Assim que ele recebe o produto, depois de alguns dias, é enviado um e-mail para que ele faça uma avaliação;
- Quando o cliente avalia, a publicação passa a ser exibida na página da sua empresa, na home de sua conta no Reclame AQUI e nas buscas do Google.
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