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Oportunidades para sua marca no Dia dos Pais

Em primeiro lugar, você já deve ter percebido que o calendário comercial está repleto de oportunidades para intensificar o relacionamento com o consumidor e faturar mais, não é mesmo? Pois bem, o Dia dos Pais é uma dessas datas comemorativas importantes para as vendas.

No entanto, para conseguir sucesso no período, é fundamental planejar. Nesse contexto, entram a preparação do estoque, as promoções, o marketing digital e a preparação da equipe de atendimento para o pré e pós-vendas. Aliás, todo esse cuidado é necessário para garantir boas experiências ao cliente.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Então, continue a leitura porque preparamos um artigo bem completo com dicas de vendas para o Dia dos Pais. Confira!

Qual é a história por trás do Dia dos Pais?

A ideia de comemorar a data foi de Sonora Louise, filha de um ex-combatente dos Estados Unidos. O soldado criou os filhos sozinho, por isso, era visto como herói por uma de suas herdeiras.

Então, no dia 19 de junho de 1910 — dia do aniversário do pai de Sonora — foi comemorado o primeiro Dia dos Pais na terra do Tio San. Apesar disso, a data só foi oficializada em 1966 e o terceiro domingo de junho foi fixado como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Por aqui, a história é um pouco diferente. Em 1953, um publicitário promoveu um concurso para homenagear três pais e ação fez sucesso na época. Como o evento aconteceu no dia 14 de agosto — segundo domingo do mês — essa foi a data fixada para a comemoração. E por coincidência, o Dia dos Pais em 2022 também será comemorado no dia 14 de agosto.

Como você pôde perceber, cada país celebra o Dia dos Pais em uma data diferente. A título de curiosidade, na Itália e em Portugal os pais recebem os cumprimentos no dia 19 de março — dia de São José, pai de Jesus.

Conheça também a história do Dia das Mães: 8 dicas para preparar sua marca para o Dia das Mães.

Qual é a relevância da data para o comércio?

Primeiramente, o Dia dos Pais ocupa a 5ª posição entre as datas mais importantes para o comércio brasileira. Em 2020, por exemplo, a comemoração perdeu apenas para o Dia dos Namorados, Black Friday, Natal e Dia das Mães.

De toda forma, o faturamento é alto. De acordo com um relatório elaborado pela Neotrust, o Dia dos Pais de 2021 foi o melhor de toda a história do e-commerce. Veja só alguns dados interessantes sobre as vendas do período:

  • faturamento: R$ 6,2 bilhões — aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior;
  • número de pedidos: 13,9 milhões — crescimento de 4,2%;
  • ticket médio: R$ 449 — alta de 11,2%;
  • preço médio do presente: R$ 163,60 — aumento de 24%;
  • número de consumidores: 6,6 milhões — queda de 5,1%. Esse pode ser um reflexo da reabertura das lojas físicas;
  • participação feminina: mulheres foram responsáveis por 51,4% do faturamento e 59% dos pedidos.

E olha: as expectativas de vendas para 2022 são bem animadoras, viu? Vamos falar mais sobre o assunto a seguir. Olha só!

Dia dos Pais

Quais são as principais tendências de presentes para o Dia dos Pais?

De acordo com uma pesquisa feita pela IM-Negócios Globo, 88% dos consumidores pretendem comprar algo para o Dia dos Pais. O percentual é 30% maior se comparado ao mesmo período de 2021. Entre os presenteados estão:

  • pai (64%);
  • marido ou namorado (25%);
  • sogro (12%);
  • avô (9%);
  • filho ou enteado (7%);
  • tio (7%);
  • amigo (6%);
  • padrinho (5%).

Sobre as opções de presente, a pesquisa ainda revela o que o consumidor considera na hora de escolher o item.

Nesse contexto, o cliente tem o hábito de prestar atenção nas dicas do próprio presenteado, sugestões de amigos e familiares, comerciais de TV, publicidades na internet e recomendações de influenciadores digitais antes de tomar uma decisão de compra.

Veja só quais são as opções preferidas para presentear figuras paternas:

  • roupas (38%);
  • perfumes (23%);
  • calçados (19%);
  • almoço/jantar (15%);
  • acessórios (14%);
  • produtos de cuidados pessoais (13%);
  • eletrônicos (9%), como smartphone, televisão, computador, notebook, smartwatch, fone de ouvido, carregador portátil, jogos eletrônicos, tablet, home theater, soundbar, assistente de voz e e-readers;
  • bebidas (9%);
  • chocolates/doces (7%);
  • vale-presente (6%);
  • livros (6%);
  • algo simbólico no estilo “faça você mesmo” (6%);
  • cestas com quitutes (6%);
  • eletrodomésticos (4%);
  • viagem (4%);
  • utensílios domésticos (3%);
  • flores (2%);
  • outros (2%).

Deu para perceber que empresas de diversos setores podem faturar com a data, não é mesmo? Agora, que tal matar a curiosidade sobre valores? Pois bem, cerca de 61% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 200 com os presentes. Confira o que a pesquisa revela sobre as intenções de gastos:

  • 33% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100;
  • 28%: de R$ 101 a R$ 200;
  • 16%: até R$ 50;
  • 12%: de R$ 201 a R$ 400;
  • 4%: de R$ 601 a R$ 1.000;
  • 3%: de R$ 1.000 a R$ 2.000;
  • 3%: de R$ 401 a R$ 600;
  • 2%: mais de R$ 2.000.

Como você pôde perceber, o Dia dos Pais apresenta diversas oportunidades para faturar mais. Apesar disso, é bom lembrar que, para ter sucesso com as vendas, é necessário se planejar. A seguir, vamos dar algumas dicas nesse sentido.

Como preparar a sua empresa para vender mais no Dia dos Pais?

Assim como qualquer outra data comemorativa, o Dia dos Pais também exige um planejamento minucioso. Afinal de contas, essa organização prévia é fundamental para garantir estoque suficiente para suprir a demanda. Veja, a seguir, algumas dicas de como aproveitar a data para vender mais. Olha só!

Analise o histórico de vendas dos anos anteriores

Veja bem: as vendas sempre seguem uma espécie de padrão, sabe? Por exemplo: você sabia que cerca de 71% dos consumidores costumam comprar o presente em cima da hora?

Pois bem, aquele estudo que falamos ali em cima sobre a intenção de compra no Dia dos Pais revela que cerca de 36% dos clientes fazem compras na semana da comemoração. Outros 34% compram 15 dias antes e 6% adquirem o presente no próprio Dia dos Pais. Apenas 19% dos clientes saem às compras com um mês de antecedência ou mais.

Trouxemos esse dado apenas para mostrar que o histórico de movimentações do seu e-commerce fornece dados desse tipo. Basta fazer uma análise e estabelecer padrões para estimar as vendas do próximo ano.

Nesse contexto, é legal pensar na demanda de atendimento, estoque, capacidade de acessos simultâneos ao site, volume de entregas, entre outros.

Saiba mais: Como alcançar alta performance em vendas no e-commerce.

Defina objetivos, metas, estratégias e métricas

A definição desses aspectos é um passo básico para o planejamento de vendas. Aliás, é esse delineado que vai contribuir para que sua empresa atinja os resultados esperados. Sendo assim, faça um planejamento bem detalhado.

A título de esclarecimento, o objetivo é o propósito maior do e-commerce. Já as metas são espécies de marcos mais específicos e quantificáveis. Por exemplo: aumentar as vendas em 5%. Por outro lado, as estratégias são ações para atingir as metas e alcançar os objetivos. Enquanto isso, as métricas permitem a mensuração dos resultados.

Leia também: Quais métricas ajudam a ter resultados certeiros para a sua marca.

Prepare o estoque para o dia dos pais

Já imaginou se o seu estoque de produtos acaba um mês antes do Dia dos Pais? Você vai perder inúmeras oportunidades de vendas por causa do desabastecimento, não é mesmo?

Assim sendo, é necessário prever o aumento da demanda para reforçar a quantidade de mercadorias. A propósito, se você fizer as compras com antecedência, é possível ter um maior poder de negociação com os fornecedores e conseguir preços mais camaradas. Daí, a economia pode ser repassada ao consumidor para tornar o seu e-commerce ainda mais atrativo.

Vale a leitura: Impactos da logística e frete no e-commerce.

Monte kits e faça promoções

Em vez de vender apenas um perfume, que tal montar um kit com colônia, desodorante, sabonete, loção pós-barba, entre outros? Fazer combos é uma boa estratégia para aumentar o ticket médio.

As promoções também são legais porque atraem o público mais sensível aos preços. Nesse contexto, você reduz a margem de lucro, mas fatura com o volume de vendas. No entanto, lembre-se de que essas promoções devem ser muito bem planejadas para evitar prejuízos.

Dia dos Pais

Invista em ações de marketing criativas para o dia dos pais

Não basta fazer promoções e um bom planejamento de vendas. Se o consumidor não conseguir chegar até o seu e-commerce, todos os esforços anteriores seriam inúteis, concorda?

Em vista disso, use estratégias de marketing para gerar reconhecimento de marca, atrair consumidores e converter vendas. Aliás, é importante ficar de olho nas tendências do setor para garantir boas experiências ao cliente, viu?

O marketing de permissão, por exemplo, está em alta e vale a pena estudar sobre o assunto. Na prática, a estratégia consiste em pedir a autorização do cliente para enviar comunicados da marca, entende? Além de atrair um público mais qualificado, esse cuidado garante melhores taxas de conversão.

Outra tendência interessante é o live commerce. Essa é uma modalidade de vendas que usa as transmissões ao vivo para interagir com o público em tempo real, despertar desejos de consumo e, claro, vender. Vale até convidar influenciadores digitais para participar do show de vendas para gerar mais engajamento e aumentar o potencial de vendas.

Usar as redes sociais também é uma boa ideia. Plataformas como Instagram e TikTok são bem legais para gerar marketing boca a boca e aumentar o alcance das suas ações. Então, pense nisso!

Saiba também: Como divulgar conteúdos da sua marca com o Google Discover.

Inspire-se em campanhas de sucesso

Existem diversas propagandas e ações de marcas por aí que passam mensagens bem interessantes. Logo, vale a pena ficar de olho. Mas olha: não estamos falando em cópia, viu? Os cases de sucesso servem como inspiração para criar campanhas inovadoras e autorais.

Quer um exemplo prático? Em 2020, a Natura lançou a campanha #MeuPaiPresente que causou polêmica. Tudo por causa da participação de um homem trans: Thammy Miranda, o filho da Gretchen.

Que tal se aprofundar no assunto? Leia também: Empresas abraçam cada vez mais a diversidade humana.

Na verdade, o Thammy nem participou da peça em vídeo, mas sim das ações coordenadas nas redes sociais. Mesmo assim, a campanha deu o que falar. Apesar de toda a confusão causada pela intolerância de muitos, a peça publicitária transmitiu uma mensagem bem legal.

O vídeo trouxe pais de diversas raças e idades cantando a música “Velha infância”, dos Tribalistas. Além disso, as imagens mostravam pais e filhos fazendo atividades juntos como brincar, cantar, ninar e por aí vai. Moral da história: o que importa mesmo é participar da vida do filho.

Outro caso de sucesso legal é do Bradesco, também de 2020. A campanha #SejaExemplo mostra que um pai bom é aquele que educa com afeto, presença e exemplos.

A peça publicitária traz pai e filha andando pelas ruas. As cenas exibem a figura paterna distribuindo gentilezas, como auxiliar um senhor com o carrinho de flores e doar um agasalho em uso para uma campanha. Ou seja, o pai estava dando bons exemplos para a filha. Ao final do vídeo, a criança demonstra com atitudes tudo que aprendeu com o pai. Legal, né?

Lembre-se do pós-vendas

Anota aí essa dica de ouro: nunca abandone o cliente após a compra. Isso dá ao consumidor uma sensação de descaso, sabe?

A verdade é que o pós-vendas é fundamental para fidelizar, identificar oportunidades de cross sell e up sell, conquistar promotores da marca e até melhorar a reputação da empresa.

Sendo assim, dê atenção ao consumidor em todas as etapas da jornada. Após a compra, é legal aplicar pesquisas de satisfação, nutrir o relacionamento com e-mail marketing e oferecer atendimento no Reclame AQUI.

E olha: é legal ter uma atenção especial com as queixas postadas na plataforma, viu? Afinal de contas, quando o consumidor não consegue resolver seus problemas pelos canais de atendimento da marca, ele corre para o portal de reclamações para registrar a sua insatisfação.

Aliás, a forma como a sua empresa lida com essas adversidades pode influenciar outros consumidores em suas decisões de compra. Pensando nisso, vale até personalizar a página da empresa com a RA Brand Page.

Dessa forma, é possível aproveitar o tráfego do Reclame AQUI para vender. Com a customização, é possível incluir imagem de capa, logo, vitrine de produtos, vídeos, FAQ, link para as redes sociais e até CTA.

O Dia dos Pais está aí e com ele chegam diversas oportunidades para o seu e-commerce. Afinal de contas, para não deixar a data passar em branco, os consumidores saem às compras em busca de itens para presentear as figuras paternas de suas vidas. Nesse contexto, uma das estratégias que merece destaque é o atendimento pós-vendas no Reclame AQUI para atrair clientes e fidelizar clientes.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre a RA Brand Page? Então, entenda como personalizar a página da empresa no Reclame AQUI para o Dia dos Pais!

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