blog reclame aqui

Fraudadores usam reclamações sobre cancelamento de voos e emissão de passagens para praticar novos golpes

Fique em alerta, consumidor, os fraudadores estão por aí mais atualizados do que nunca! E agora, o novo golpe está acontecendo com os clientes que estão esperando uma solução para suas viagens.

Recentemente, trouxemos aqui no Blog RA o posicionamento da empresa 123milhas, que tem tido casos recentes sobre cancelamentos de voos e falta de emissão de passagens nos últimos dias.

Mas o que os fraudadores têm a ver com isso? 

Os criminosos têm entrado em contato com esses consumidores – seja por WhatsApp ou e-mail – que registraram reclamações no site do Reclame AQUI e afirmando se tratar de um funcionário da agência de viagens. 

Durante o contato, estão enviando QR Codes e solicitando que as vítimas transfiram valores, façam novos pagamentos, para terem suas passagens liberadas e até mesmo enviando links fraudulentos para cometerem algum tipo de falsificação com os dados da vítima.

Fique atento e não tome nenhuma atitude antes de verificar se as informações passadas são verídicas e não se tratam de um golpe.

Se você está aguardando algum retorno da equipe de atendimento de determinada empresa, e até da 123milhas mesmo, é fundamental levar esses itens em consideração:

  • Nunca inclua na sua reclamação um dado para contato (como telefone, e-mail, etc), pois é neste momento que o fraudador usa o seu contato para tentar aplicar o golpe. Lembre- se que quando você realiza o seu cadastro no Reclame AQUI, nós já possuímos esses dados – que estão completamente protegidos e seguros -, e eles serão disponibilizados APENAS, de forma sigilosa, para que a empresa responsável possa falar com você para resolver o seu problema;
  • Sempre verifique o provedor do e-mail e se ele é o mesmo com o nome da empresa. Geralmente empresas de grande porte possuem um domínio próprio e não enviará e-mails através de provedores gratuitos e populares entre usuários da internet;
  • O mesmo vale para o número de telefone ou whatsapp. Verifique se o número do atendente que entrou em contato com você pertence à central de atendimento oficial da empresa. Você consegue analisar os números autênticos na própria página da empresa no Reclame AQUI;
  • Não realize transações e nem clique em links enviados por números suspeitos. Esse, inclusive, é o artifício principal dos golpistas para tentar a clonagem dos seus dados;
  • Todo o contato da empresa, por mais que possam ser feitos via telefone ou mensagem privada por e-mail (através da nossa própria ferramenta Hugme), serão também realizados na plataforma do Reclame AQUI. Por isso, não tome nenhuma ação antes de verificar se a empresa também te respondeu pelo Reclame AQUI.

Falsa Central de Atendimento: Fique em alerta e saiba como se prevenir do golpe

Por meio destas orientações e recomendações, o Reclame AQUI ajuda o consumidor a evitar transtornos, buscando também inibir as atividades de fraudadores e criminosos.

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d