Além de ser uma das festas mais populares para o brasileiro, o Carnaval é uma oportunidade importante para os empresários e comerciantes do nosso país. Por isso, o Reclame AQUI já trouxe dicas para potencializar a sua campanha de marketing digital de Carnaval, mesmo que o seu negócio não tenha relação com a folia.
Informações sobre o Carnaval de 2023
- O Carnaval em 2023 será comemorado nos dias 21 e 22 de fevereiro;
- A estimativa é que a festa movimente mais de 8 bilhões de reais, segundo a Confederação Nacional do Comércio. O número é 27% maior que o mesmo período de 2022, mas ainda fica abaixo da época pré-pandemia;
- O Instituto Reclame AQUI lançou uma pesquisa exclusiva sobre o comportamento do consumidor para este carnaval, que contou com mais de 2000 respostas.
Marketing digital de Carnaval
As campanhas de marketing devem aproveitar as datas sazonais para fortalecer sua marca, fidelizar clientes e atrair novos consumidores. Sendo assim, o Carnaval é uma grande oportunidade para se relacionar com o público.
Mesmo que o seu negócio não tenha relação com o Carnaval, é possível criar uma campanha de marketing característica para impactar uma base de pessoas. A criação de conteúdo com foco nas redes sociais, por exemplo, é uma forte aliada na hora de humanizar a marca e gerar um sentimento de pertencimento nos leads.
Ou seja, o texto de hoje é para mostrar que não será necessário colocar um bloco na rua para ter sucesso nos seus objetivos. A campanha deve passar, antes de mais nada, pelo espírito alegre e festeiro dessa data – e com as estratégias certas de divulgação, os resultados podem ser surpreendentes.

Como criar uma campanha de marketing digital?
- Definir objetivos: determine o objetivo da sua campanha de marketing digital. É para aumentar as vendas? Gerar mais tráfego para o site? Gerar leads?
- Segmentar público-alvo: identifique quem é o seu público-alvo e em quais canais eles estão presentes na web, bem como suas características demográficas, interesses e comportamentos de compra.
- Escolher as plataformas: decida em quais plataformas de mídia social e digitais você irá investir. Cada plataforma tem sua própria audiência e recursos, por isso, é importante escolhê-las apropriadamente.
- Criar conteúdo: Crie conteúdo relevante e atraente para seu público. Isso inclui anúncios, postagens nas mídias sociais, e-mails marketing, entre outros.
- Medir resultados: Acompanhe os resultados da sua campanha usando ferramentas de análise, como Google Analytics. Isso permitirá que você avalie o sucesso da sua campanha e faça ajustes onde necessário.
Divulgue sua campanha de Carnaval nas redes sociais
O consumidor está cada vez mais conectado nas redes sociais. Nesse sentido, a sua presença digital é de extrema importância. Veja como divulgar sua campanha de marketing digital de Carnaval nas principais redes sociais 👇
Bloquinho do Instagram e Facebook
- Crie uma hashtag única para sua campanha de carnaval e incentive seus seguidores a usá-la em suas postagens relacionadas à festa. Com essa prática, mais pessoas têm a oportunidade de conhecer a sua marca;
- Faça artes ou compartilhe fotos e vídeos alegres, coloridos e animados que capturem o espírito do Carnaval;
- Feche parcerias com influenciadores populares no Instagram e Facebook para que eles compartilhem a sua campanha de carnaval com seus seguidores;
- Ofereça promoções exclusivas para seus seguidores no Instagram e Facebook durante o carnaval, por exemplo, descontos em produtos ou serviços;
Bloquinho do LinkedIn
- Crie uma ação que faça sentido às empresas e ao seu nicho de mercado, visto que o forte deste canal é o marketing B2B;
- Crie uma Landing Page especial para sua promoção, caso esteja sendo um produto ou serviço com condições especiais para a festividade;
- Faça uma postagem atraente e com informações relevantes sobre sua ação, destacando os principais benefícios e vantagens;
- Caso o Carnaval seja uma época de baixa para os seus clientes, publique materiais e artigos com dicas sobre como o Carnaval pode impactar o menos possível nas empresas deste segmento;
- Utilize hashtags relacionadas ao Carnaval e ao seu público-alvo, além de usar imagens coloridas e animadas para chamar a atenção.
Bloquinho do Reclame AQUI
- Personalize sua página usando as ferramentas da RA Brand Page. Dessa maneira, você pode inserir uma imagem de capa e atualizar o seu logo de acordo com a sua campanha de carnaval;
- Informe a mudança no seu horário de atendimento durante a festividade por meio de um “Alerta de Crise”, mesmo que isso não tenha gerado estresse. É sempre bom manter a comunicação transparente com os consumidores.
- Faça uma FAQ com as principais dúvidas do consumidor e tenha o hábito de mantê-la atualizada. Este conteúdo pode ajudar os consumidores nos dias em que o seu atendimento estiver impactado com o Carnaval.
- Tenha acesso a dados do RA Analytics para conhecer melhor quem visita seu perfil no Reclame AQUI e direcione sua campanha para este público-alvo;
- Divulgue uma Vitrine de Produtos dentro da sua página para aumentar as chances de conversão e não deixar a peteca cair durante o Carnaval, ainda mais se o seu produto ou serviço não tiver grande procura nessa época do ano;
O Reclame AQUI dentro da nossa própria plataforma
Estamos prestes a atualizar o nosso perfil de acordo com o que acreditamos: a personalização transmite mais confiança para os consumidores e fortalece o nome da sua marca.
Por fim, você também pode ter acesso a essas funcionalidades e se beneficiar destas vantagens exclusivas de quem tem RA Brand Page. Então, é só clicar no botão abaixo e falar com o time de especialistas. 💚