Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Produtos RA

Marketing de engajamento na era pós pandemia

Você com toda certeza já ouviu ou leu em conteúdos de marketing a palavra engajamento, tal termo refere-se a quando determinada audiência de uma marca interage diretamente com a mesma. […]

Você com toda certeza já ouviu ou leu em conteúdos de marketing a palavra engajamento, tal termo refere-se a quando determinada audiência de uma marca interage diretamente com a mesma. Essa interação, pode ocorrer através de cliques, curtidas, comentários e/ou compartilhamentos.

Na atual era, e principalmente com o período de pandemia e agora no pós, a disputa pela atenção dos consumidores passou a ser cada vez mais acirrada. Sendo assim, o marketing de engajamento passou a ser primordial para que as marcas não só se comuniquem com seu público, como se aproximem do mesmo.

A esse respeito, o relacionamento entre marca e audiência torna-se cada vez mais humanizado, participativo, duradouro e consequentemente mais lucrativo.

Marketing de engajamento, o que é?

Engana-se você, se pensa que o relacionamento entre consumidor e empresa baseia-se estritamente no foco das vendas, isso é coisa do passado. O marketing de engajamento tem por intuito, atrair as pessoas contando histórias, gerando conversas e abordando as necessidades e interesses dos clientes.

Assim, o conceito de marketing de engajamento diz respeito a um conjunto de estratégias voltadas ao estreitamento do relacionamento entre a marca com seus clientes, leads e usuários.

O marketing de engajamento não é apenas sobre o canal usado, mas principalmente sobre o tipo de conteúdo gerado. Em suma, o papel é incentivar o diálogo entre empresa e usuário.

Quais benefícios o marketing de engajamento proporciona?

Uma boa estratégia de marketing de engajamento, a longo prazo, tem por intuito resultar no aumento das vendas. Pense que você tem um problema, e uma marca está lhe oferecendo constantemente ajuda para sanar suas dúvidas e necessidades em relação a esse problema, a probabilidade de você se tornar cliente desta marca, é incomparavelmente maior do que a do concorrente que nunca interagiu com você, por exemplo.

Contudo, no curto prazo, os benefícios do marketing de engajamento são o aumento de autoridade da marca, gerar conhecimento sobre a persona do negócio, possibilita a otimização das estratégias e aumento do alcance de modo orgânico da marca.

5 dicas para usar o marketing de engajamento para atrair clientes

Conheça quem é a persona que deseja engajar

Praticamente toda estratégia de marketing começa com a definição da persona. 

Você precisa descobrir quais são os interesses, comportamentos, desejos e necessidades do público que deseja atingir. Sendo assim, diante a essas informações, fica muito mais fácil saber por onde começar, além de aumentar em muito suas chances de ser assertivo já nas primeiras ações.

Personalize a experiência

Falar de forma personalizada com seu cliente é fundamental para se aproximar dele e estabelecer certa credibilidade para a marca. Quanto mais especial ele se sentir, mais o engajamento será uma consequência. 

São muitas as ferramentas disponíveis no mercado para tal, sendo assim, essa é uma tarefa cada vez mais acessível. 

Preste atenção nos feedbacks e mensure resultados

Tão importante quanto a estratégia, é ser capaz de satisfazer os consumidores. Desse modo, preste atenção no que eles têm a dizer. Também é fundamental se guiar por análises e gerar insights relevantes.

Estimular o feedback da audiência, é uma ótima forma de gerar engajamento. Você pode aproveitar pesquisas de opinião, caixinha de perguntas das redes sociais,entre outros recursos.

Colete e avalie as informações, assim você poderá se basear em dados, não só para sentir as reações do público, como também para direcionar o que está dando certo e o que deve ser mudado.

Crie chamadas para ação

Sempre ao criar materiais, direcione o público através de um “call to action”, chamando o usuário para determinada ação.

No digital, por exemplo, alguns convites simples podem funcionar:

  • convidar seus leitores a deixarem comentários em suas postagens;
  • incluir botões de redes sociais em materiais como ebooks e landing pages;
  • baixar algum material para saber mais sobre a sua marca esse material para saber mais.

Capture leads

Investir em ações que auxiliem na geração e captação de leads, vai garantir que o usuário permaneça em contato com sua marca por mais tempo.

De encontro a isso, desenvolva materiais ricos como ebook e webinars, que não só geram interesse do usuário para se cadastrar, como o alimentam com informações relevantes sobre seus interesses. Crie uma newsletter e ofereça vantagens para que o usuário assine.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como criar uma estratégia de marketing de engajamento, baseada em atender os interesses de seus clientes por meio da produção de conteúdo relevante? Então deixe sua opinião em nossos comentários.

1 comentário »

Deixe uma resposta