Lições sobre segurança de dados do filme “Cegonhas” para as empresas!
Pare para pensar como tratar e usar melhor as informações que você coleta do seu público
O melhor conteúdo feito por quem mais entende de relacionamento entre empresa e cliente!
Pare para pensar como tratar e usar melhor as informações que você coleta do seu público
Pense rápido: os dados da sua empresa são tratados com cuidado? Para ilustrar essa questão, vamos usar o filme “Cegonhas, a história que não te contaram”, que traz lições sobre segurança de dados. Sob o mesmo ponto de vista, responder à pergunta que abre esse artigo varia de empresa para empresa. Mas muita coisa vai mudar quando a lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passar a vigorar em 2020.
Deste modo, o filme infantil é um bom exemplo de como ter cuidado com as informações armazenadas faz a diferença e evita muita confusão. Além, é claro, de trazer questionamentos como: De que maneira a companhia trata os dados? Quem tem acesso a eles? O acesso a eles é fácil? Estão armazenados de forma segura e organizada?
Leia também: Pesquisa: 41,6% das empresas não sabem o que é LGPD
Tudo, acredite! Nesse sentido, a animação conta a história das cegonhas que entregavam bebês e passaram a trabalhar numa gigante global da internet, a Lojadaesquina.com. Porém, as cartas que tempos atrás eram recebidas pelas aves com pedidos de bebês ficaram guardadas, para não dizer abandonadas, em um setor da empresa sem atividade, o Departamento de Cartas.
E Tulipa, a única humana em toda a companhia, em vez de ser demitida pela cegonha mensageira Junior (que estava para ser promovida a chefe), foi isolada nesse ambiente.
Como previsto, lá, Tulipa ficou entediada lá sozinha. Até que um dia chega o pedido para entregar um bebê e, por consequência, ela acidentalmente aprova esse pedido. É onde começa a aventura. Por fim, Tulipa e Junior fazem o impossível para entregar o pacote antes que o chefe deles perceba o erro. Chega de spoiler!
Embora seja uma animação e guardadas as devidas proporções e comparações, todas as vezes que coletar dados de consumidores pense no descuido das cegonhas do filme. Em síntese, é justamente para evitar que isso aconteça na vida real, do enorme volume de dados, que a LGPD vai existir.
Por isso, para orientar melhor as ações das companhias, separamos algumas atitudes básicas que a lei vai sugerir. Assim, elas podem se organizar e se preparar melhor em relação ao tratamento dos dados dos consumidores.
Já viu isso? Quais as principais vantagens do Google Analytics
Por isso, uma maneira de fazer melhor do que as cegonhas do filme é ter uma ferramenta segura para trabalhar com dados. Com a qualidade do Reclame AQUI, a solução RA Hugme foi desenhada para que sua marca colete e gerencie os dados e possa limitar os acessos de consulta e gestão. Ah, e não esqueça de deixar sua empresa em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para conhecer melhor o RA Hugme, preencha o formulário.