Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Para o consumidor

Laboratório Sanofi Medley recolhe remédios à base de losartana 

Nas medicações com losartana, impurezas que podem causar aumento do risco de câncer, além de mutações no DNA, diz empresa

Atenção usuários de medicação que tem como base losartana. Nesta semana, o laboratório Sanofi Medley fez um alerta tipo um recall para recolher o remédio das farmácias. O chamado vale para todos os lotes dos produto da Medley: losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg e losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimidos. 

Medicação com losartana é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca

A empresa explica que foram encontradas nas medicações impurezas que podem causar aumento do risco de câncer, além de mutações a longo prazo. E que neste momento ela é recolhida de comercialização para, posteriormente, retornar com ajuste na composição. A medicação com princípio ativo losartana é bastante usada no Brasil para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca.

A Sanofi Medley também alertou para o risco da interrupção repentina do tratamento com losartana e orienta que os pacientes devem procurar seus médicos para que haja acompanhamento adequado.

Consumidores podem entrar em contato com a Sanofi Medley

A medida, segundo a empresa, é preventiva e não aconteceu apenas no Brasil. E, conforme informações da EBC, o remédio vem sendo recolhido pela farmacêutica desde o fim de 2021. A ação de recall acontece em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A devolução do medicamento não tem custo para os usuários.

A Medley informa que quem possuir qualquer lote desses produtos pode entrar em contato com o SAC da empresa pelo 0800-703-0014.

Veja também: Guia Covid-19: reunimos dados, direitos do consumidor e comportamento na pandemia

Fonte: G1/Jota/Anvisa/EBC/Extra

Deixe uma resposta