O Blog Reclame AQUI já mostrou como tem mais consumidores reclamando sobre invasão de conta bancária após roubo de celular. E a resolução desses casos muitas vezes vira uma disputa entre o correntista e o banco, na tentativa de reaver os valores desviados. Então, por enquanto, para evitar maiores problemas, o mais indicado é se proteger e prevenir que o criminoso consiga acessar seus dados no celular.
Para isso, o Blog Reclame AQUI reuniu dicas importantes para deixar o celular protegido, do básico até orientações específicas para usuários de iOS e Android. Confira abaixo!
Nível básico: dicas simples pra evitar invasão de conta
Para começar, o CTO do Reclame AQUI, Diego Campos, dá algumas orientações básicas que dificultam a ação dos bandidos, caso o celular seja furtado. Veja uma lista de pequenas atitudes que podem te proteger de uma invasão de conta:
- Nunca armazene senhas em aplicativos de notas, textos, planilhas.
- Nunca utilize mecanismos para salvar automaticamente senhas de acesso. Se deseja comodidade, utilize aplicativos como “cofre de senhas”, que possuem segurança adequada para manter as senhas a salvo.
- Não repita a mesma senha entre aplicativos e serviços, sempre utilize uma senha nova e exclusiva para cada um. Aqui o mesmo aplicativo de cofre de senhas te ajuda a não ter que lembrar de nenhuma, e a ter centenas de senhas diferentes e complexas.
- Sempre configure o bloqueio automático do smartphone para o tempo mínimo de 15 segundos, e também evite utilizar os mecanismos de desbloqueio menos seguros. Sempre faça a opção por biometria e senhas de pelo menos 8 caracteres.
- Utilize um e-mail de recuperação de senha que não seja o mesmo que está conectado e autenticado no smartphone.
- Configure o smartphone para ser desligado apenas se ele for desbloqueado por biometria ou senha. Assim, você evita que ele seja desligado, e consegue apagar os dados do dispositivo de forma remota, através de um computador ou outro smartphone.
Existem ainda outras soluções possíveis para evitar problemas. Uma delas é apagar aqueles apps de banco cujas contas você faz poucas movimentações. Isso impede que esses aplicativos sejam usados para pedir empréstimo das instituições financeiras.
Se costuma usar aplicativos de lojas online para fazer compras (como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, etc.), evite deixar seu cartão de crédito salvo. Ter seus dados já guardados nesses apps facilita para o criminoso comprar usando seu cadastro.
Por fim, uma orientação bastante básica que muita gente ignora ou esquece. É importante ativar o PIN do chip da sua operadora. Mas isso merece um destaque!

Ative no celular o PIN do seu chip
Ao adquirir um número com uma operadora, você ganha automaticamente um chip para colocar no celular e poder fazer ligações e usar os dados de 3G e 4G. Junto com ele, você também recebe um código, gravado na cartela onde vem o chip. Este é o PIN.
Pelo seu celular, pode usar esse código para bloquear as funções do chip. Isso impossibilita que outras pessoas, caso tenham acesso ao seu smartphone, possam realizar chamadas, usar a internet ou seu plano de dados.
Quando você ativar o PIN, toda vez que seu celular reiniciar (se ele for desligado ou você retirar o chip), será solicitado que você digite o código para usar as funções. Caso você não lembre ou não tenha mais o seu código PIN, entre em contato com sua operadora.
Você como fazer a ativação no Andoid e iOS:
Aparelhos iOS
– Vá em “Ajustes”, depois toque em “Celular” e, em seguida, em “PIN do SIM”.
– Na próxima tela, habilite o PIN do SIM tocando no botão do lado direito da tela. Depois, é só digitar o código PIN.



Aparelhos Android
– Vá em “Configurações” e toque em “Senhas e segurança”.
– Na nova tela, toque em “Privacidade” e, em seguida, escolha o cartão SIM (chip) para o qual quer ativar o código PIN.
– Toque no botão ao lado de “Bloquear chip” e digite o código PIN.
No Android, a diferença entre os aparelhos pode fazer com que existam pequenas diferenças no passo a passo.



1 comentário »
Gostei muito da dica! Obrigado são coisas simples q d muito valor q usuário não sabe + d vc valor no dia há dia….