Você sabia que o blog pode ser uma porta de entrada dentro da sua estratégia de Marketing Digital?
Se a resposta for “não” e se você ainda não usa blog para se comunicar com o público da sua marca, está mais do que na hora de pensar nisso, viu?
Para te ajudar, nesse post vamos falar um pouco sobre a importância de usar o blog na sua estratégia e dar algumas dicas para você criar um agora mesmo. Acompanhe:
Leia: Do podcast ao blog post: mídias para engajar os consumidores
O centro da estratégia de Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes do Marketing Digital, e se baseia em produzir conteúdo relevante e gratuito para o público alvo.
Ao mesmo tempo, a ideia é elaborar textos com informações sobre o que está em torno do produto, para despertar o interesse do leitor, aumentar as visitas no site da marca e conquistar novos clientes.
Saiba mais: Qual a importância do Marketing de conteúdo para a sua empresa?
Por este motivo, o blog é fundamental dentro dessa estratégia, pois é a ferramenta perfeita para produção e divulgação do conteúdo, e se mostra muito eficiente, tanto que hoje em dia grandes marcas utilizam.
O que fazer para ter um blog de sucesso?
Antes de mais nada, o ideal é agregar valor ao leitor com informação de qualidade e conteúdo relevante, não apenas explicar como funciona um serviço ou produto.
Essa estratégia se encaixa em todas as fases do funil de vendas, porém é preciso que cada conteúdo abordado seja voltado a etapa correta do processo de compra do consumidor.
Muitas vezes o cliente tem seu primeiro contato com a marca através do blog e, quando tem suas expectativas atingidas, pode se engajar e consumir outros conteúdos produzidos pela empresa, passando para as próximas etapas do funil.
Além disso, conteúdos inéditos e produzidos pensando no seu público alvo geram credibilidade para a marca, afinal, quando a empresa fala sobre determinado tema com propriedade, ela se mostra especialista naquele assunto.
Então, uma dica boa é identificar o público alvo, produzir conteúdos bem elaborados e ter periodicidade nas postagens.
Também é fundamental que este conteúdo seja divulgado nas redes sociais da empresa e até mesmo através de E-mail Marketing.
Uma dica essencial para ter um blog de sucesso é dominar as técnicas de SEO, afinal estar presente nos primeiros resultados de pesquisas do Google é o um dos principais objetivos do Marketing Digital.
Em síntese, usar blog como ferramenta de Marketing Digital é muito importante pois favorece, principalmente, a construção de um relacionamento de confiança entre a marca e consumidor, e isso pode ser decisivo quando este cliente estiver no momento de compra.
Veja também: Desenvolva a sua reputação com as soluções do Reclame AQUI
1 comentário »
Muito bom Amanda!!
Conteúdo sucinto e extremamente relevante, principalmente para pessoas que, como eu, decidiram trabalhar com marketing digital durante essa pandemia.